Como evitar a ressaca após as festas de fim de ano

Festas de fim de ano, você sabe como é… muita gente acaba bebendo alguns goles a mais. Essa é uma das épocas em que se consome mais álcool no Brasil, só perdendo para o Carnaval. E quem bebe demais, geralmente passa pelo pesadelo da ressaca no dia seguinte, com os sintomas clássicos de náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, dor de cabeça, tremores e tonturas. Depois de se divertir, a pessoa acaba tendo um dia desagradável. Tem como evitar isso? Sim! E o jornal VANGUARDA vai ajudar os leitores.

Em primeiro lugar, é preciso seguir aquele conselho que você já deve ter ouvido: o melhor é não beber, ou se controlar, tomando cerca de 2 cocktails, no máximo. Porém, se você é dos que se empolgam nestas comemorações, veja as sugestões que podem ajudá-lo a evitar a ressaca. Siga as dicas abaixo antes de beber álcool:

Pré-Detox – É importante se preparar melhorando a sua proteção e desintoxicação alcoólica. O objetivo dessa dica é acelerar a habilidade do seu fígado em se desintoxicar: use este protocolo natural antes dos eventos, como pré-detox para o seu corpo. As substâncias abaixo vão te ajudar a se recuperar muito mais rápido!

N-Acetyl L-Cysteina: Aumenta a produção de glutationa, poderoso antioxidante, além de reduzir a toxicidade do acetaldeído, substância formada pela degradação do álcool – e que é 30 vezes mais tóxica que o álcool.

Silimarina: Antioxidante que protege o fígado contra toxinas, incluindo o álcool. Também promove o aumento de glutationa, que ajuda na proteção e recuperação das células hepáticas.

Magnésio: Esse mineral é extremamente depletado com o consumo de álcool, ou seja, você o perde quando bebe. Por isso, e pelo fato do magnésio ter ação anti-inflamatória, ele ajuda na redução dos sintomas de ressaca.

Vitamina C: É mais eficiente que a silimarina em proteger o seu fígado. Essa vitamina é a mais depletada com o consumo de álcool, e é importantíssima, pois protege o seu fígado contra o estresse oxidativo induzido pela bebida alcoólica. Portanto, consuma muita vitamina C neste período, especialmente antes das festas.

Ácido Alfa Lipoico: Poderoso antioxidante e regenerador de célula hepática, devendo ser, com certeza, utilizado preventivamente neste período.
Fornecer todos esses suplementos antioxidantes ao seu organismo manterá seu fígado protegido e ajudará para que o álcool seja eliminado rapidamente. Use esse pré-detox para aproveitar melhor o fim de ano.

Hidrate-se bem – Para cada bebida alcoólica que tomar, consuma 1 copo de água. Antes de deitar, beba mais um copo de água. Dos grandes! Alimente-se antes e durante o uso de bebidas, pois quando você bebe de estômago vazio, o álcool é absorvido muito rapidamente, causando a ressaca. Consuma ao menos um lanche, como queijo. Tome uma colher de óleo de oliva antes de beber, pois isso reduz a absorção do álcool. Beba água de coco antes de deitar e ao levantar, o que ajuda muito a repor eletrólitos perdidos.

Hora de parar – Quando você começa a ficar com zumbido ou tontura é sinal que você não está conseguindo metabolizar o álcool efetivamente.
Agora, se a ressaca já o pegou, o melhor a fazer é: tomar um caldo de carne e água de coco. Não vá na conversa de que se cura ressaca bebendo mais… isso só vai prorrogar a sua ressaca! Beber esporadicamente certamente não vai lhe causar muitos danos, mas lembre-se que pode lhe causar agressões cerebrais.

Todo cuidado é pouco para evitar os incômodos efeitos da tão temida ressaca. É como se fosse preparar o seu organismo para uma festa que dura dois dias, o dia 31, com o réveillon, e o 1º de janeiro, que é sempre feriado no nosso país e significa uma data para confraternizações entre famílias. Portanto, antes de ir para a festa, coma alimentos ricos em carboidratos, como uma massa, ou frutas com vitamina B6, a exemplo de banana. Uma pesquisa publicada no norte-americano “Quarterly Journal of Studies on Alcohol” mostrou que doses altas de vitamina B6 são capazes de reduzir os futuros sintomas da ressaca.

Outro cuidado é na hora de escolher qual bebida você irá consumir durante toda a comemoração. Misturar vários tipos de bebidas é a receita do desastre para sua saúde. Também não adianta ingerir algo com teor alcoólico mais leve, porém, em grande quantidade. Antes de decidir o que beber, lembre-se das reações do seu corpo nos anos anteriores. Uma dica importante é que fique longe de conhaque, wisky e licores escuros
Eles tendem a entrar mais rapidamente na corrente sanguínea. O consumo de água é indispensável porque ele dilui o álcool e reduz as chances de intoxicação. Tenha uma festa de virada de ano bem seguindo outras orientações:

*Tome um pouco de ar fresco – Dê um tempo na festa, vá até alguma área aberta e dê umas voltinhas, mesmo que o espaço seja pequeno. Vai ajudar seu metabolismo a acelerar.

*Evite alimentos condimentados – Esqueça comida muita temperada ou apimentada que pode prejudicar o estômago e deixa-lo mais sensível à bebida.

*Evite beber demais – Recomenda-se de 3 a 4 drinques por noite para mulheres que querem evitar a ressaca, mas se você exagerar, esqueça bebidas alcoólica pelas próximas 48 horas. Dizem que o organismo do homem é mais resistente ao álcool, mas vai depender de cada organismo.
*Beba muita água antes de ir para a cama – Isso ajuda a atenuar a desidratação provocada pelo álcool.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *