Delícia gelada gera lucro alto para microempreendedores

Dudu (9)

Pedro Augusto

Quem vivenciou a sua infância em Caruaru nas décadas de 80 e 90 certamente ainda recorda dos sabores dos dudus oferecidos nas casas das vovós ou das titias. Quando não os tinham disponibilizados nos congeladores de seus parentes, a elevada demanda de consumidores do produto – em grande parte composta por crianças – acabava adquirindo-o nos imóveis vizinhos ou nas vendinhas das esquinas. Passado todo este tempo, as guloseimas provenientes da junção de água com refresco em pó disponíveis em saquinhos gelados hoje não fazem o mesmo sucesso de épocas anteriores, mas nem por isso os dudus deixaram de ser apreciados pelos caruaruenses. Pelo contrário.

Atendendo cada vez mais ao exigente paladar dos clientes, os dudus ganharam um toque especial de sofisticação e atualmente estão sendo disponibilizados remetendo aos deliciosos sabores de sobremesas. Após acompanhar a entrevista de uma empreendedora do Ceará, a jovem Luana Carla decidiu seguir o mesmo trilho na região e não se arrependeu. “Juntamente com as minhas sócias Camila Monteiro e Tamires Andrade, decidi implantar um novo conceito de dudu em Caruaru: o gourmet. Este último vem oferecendo, já com bastante sucesso, sabores diferenciados que até então jamais haviam sido disponibilizados neste formato, como chocomenta, ovo maltine, delícia de abacaxi, manga tropical, dentre outros”, destacou Luana.

A aceitação dos produtos da Du Delícia – marca do trio de empreendedoras – tem sido tão grande por parte da demanda, que, em pouco mais de oito meses de operação no mercado, a microempresa já vem funcionando com a colaboração de cinco profissionais. Dentre elas está a auxiliar de produção, Nara Lima. Depois de ter trabalhado bastante sem carteira assinada num fabrico da cidade, ela decidiu enveredar para o mais novo nicho do mercado local e também não tem do que reclamar. “Agora recebo tudo certinho e em dia por causa justamente desta ideia implantada pelas meninas. Quem não dava tanta bola para o poder do dudu, agora está vendo que ele é capaz de gerar lucratividade e sustento para centenas de famílias”, analisou.

Que o diga a também microempreendedora Sandra Valéria. Com a produção dos dudus de sua linha Dudu Gourmet da Cecília, ela vem garantindo o sustento de seus três filhos. “Como eles estavam desempregados, procurei uma forma de ajudá-los investindo neste novo tipo de estilo de produto. Hoje, graças a Deus e à venda dos dudus gourmet, os meus filhos vêm pagando as suas contas e expandindo ainda mais o negócio. Para se ter ideia do sucesso da nossa micro, já estamos comercializando a nossa linha de produtos para outros estados, bem como operando no sistema delivery. Como nos preocupamos com a qualidade dos nossos dudus e sempre fazemos questão de inovar em termos de sabores, a tendência é de expandirmos ainda mais as nossas atividades.”

Se a Dudu Gourmet da Cecília dispõe do sistema delivery, bem como já tem atendido a demanda de outros estados do Nordeste, a Du Delícia possui uma extensa linha de revendedores proprietários de mercadinhos, postos de combustíveis e até esmalterias.

Em paralelo às duas, outra microempresa que vem fazendo os paladares dos consumidores ficarem mais doces e refrescantes na Capital do Agreste tem sido a Glacée Dudu Gourmet. De acordo com a microempreendedora Aparecida Mahon, que é responsável pela marca, a Glacée já vem registrando encomendas para a estação mais quente do ano.

“Todos os dias os números de pedidos vêm aumentando, tanto é que pretendemos atingir o próximo objetivo: fornecer para estabelecimentos. Neste presente momento, já estamos recebendo encomendas para o Natal. Isso mesmo! Muitas pessoas estão nos procurando para presentear com os nossos produtos e já demos início também ao processo de encomendas para o verão, pois muitas famílias costumam viajar para praias nos meses de janeiro e fevereiro e também aproveitam para levar na bagagem muita delícia gelada”, destacou Aparecida Mahon.

Ela ainda comentou a respeito do principal diferencial de sua micro. “Acredito que o nosso diferencial, além do carinho que é a essência do nosso Glacée Dudu Gourmet, deve-se à referência à qualidade dos nossos produtos, pois utilizamos doces caseiros com frutas frescas de abacaxi, morango, maracujá e limão, além das melhores marcas do mercado, como Lacta para os dudus de diamante negro, Garoto para o nosso queridinho chocolate ao leite, Nutella Ferrero, Leite Ninho e Leite Condensado da Nestlé para o nosso sucesso de vendas: ninho com nutella. Quanto ao retorno financeiro, ele encontra-se além do esperado”, finalizou Aparecida.

Assim como as demais concorrentes, a Glacée Dudu Gourmet vem gerando oportunidades de emprego para diversas pessoas que até então estavam ausentes do mercado de trabalho.

Sebrae auxilia na capacitação

Embora estejam num ritmo acelerado em termos de expansão de atividades é importante que essas e demais micros voltadas para este nicho de mercado fiquem atentas para não acabarem ficando no meio do caminho por falta da aplicação de novas medidas. Com serviços que são direcionados exatamente a esta gama de profissionais, o Sebrae de Caruaru pode auxiliá-los no atingimento de patamares financeiros ainda maiores. Foi o que ressaltou a gerente regional, Débora Florêncio.

Através das nossas capacitações e orientações oferecidas, esses microempreendedores têm a possibilidade de aumentar as suas competitividades alargando também as chances de ampliarem os seus negócios, faturando, consequentemente, ainda mais. Haja vista que o caminho do empreendedorismo é bastante longo e difícil, sendo assim é imprescindível que todos esses investidores busquem novas alternativas para conseguirem se manter no mercado com sucesso. Aqui, eles encontram todo suporte necessário para permanecerem fortalecidos superando todos os obstáculos possíveis.”

Na Capital do Agreste, o Sebrae funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, em sua sede que fica localizada na Avenida Adjar Casé, no Bairro Indianópolis. Mais informações pelo telefone: 2103-8400.

SERVIÇO

Telefones das microempresas:
Du Delícia: 99883-4000
Dudu Gourmet da Cecília: 99285-8023
Glacée Dudu Gourmet: 98231-7282

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *