E-commerce na contramão da crise

Mesmo com o cenário econômico apresentando quedas no crescimento, alguns setores estão seguindo o caminho contrário e ampliando seu faturamento, como é o caso do e-commerce. O segmento está em expansão no Brasil e a expectativa é que o e-commerce cresça 20% apenas em 2015 e o Nordeste é a região com a segunda maior demanda de compras online.

Diante do número de internautas que cresce no Brasil, o mercado do e-commerce encara um futuro promissor. O ano de 2014 se encerrou com um total de R$ 35,8 bilhões faturados apenas com o comércio na internet efetuado no Brasil. Essa realidade tem refletido no sucesso do e-commerce em todo o território nacional.

Os sites de compra e venda de produtos também estão cada vez mais acessados. Um deles é o ramo de flores. No mercado, algumas empresas estão investindo em floriculturas online que oferecem comodidade, opções diversificadas e praticidade aos clientes, principalmente àqueles que querem homenagear um amigo ou familiar, mas não têm como comprar na loja o produto e entregar pessoalmente. O e-commerce tem se mostrado uma saída inovadora e promissora para muitos comerciantes e consumidores.

O faturamento é animador. De acordo com o Ibaflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), em 2013, o Brasil faturou uma média de R$ 5,2 bilhões no ramo das flores. O instituto aponta que, se a atuação das vendas da internet tiver sido mantida em equivalência ao ano de 2012, mais de 20% desse faturamento corresponde somente ao e-commerce das flores.

Há mais de um ano, o Grupo Vila, empresa especializada em serviços funerários, disponibiliza para seus clientes a floricultura online com os mais variados produtos, oferecendo, também, a entrega no próprio velório. Segundo Antônio Efigênio Praxedes, coordenador da floricultura do grupo, o crescimento na procura por esse tipo de produto é perceptível. “Cada vez mais podemos ver as pessoas comprando flores online, inclusive clientes de outros Estados e até de outros países”, relata Antônio. A empresa já alcançou o retorno de todo o capital investido e registra crescimento de 115% nas vendas.

As vantagens do serviço são várias para ambos os envolvidos no mercado. Por oferecer ao cliente uma compra via internet, o principal ponto forte é a comodidade, já que a pessoa não precisa sair de casa ou do trabalho para comprar o produto em uma floricultura. Também não tem que enfrentar fila – em poucos cliques o processo de compra já é efetuado – e também é apresentado a uma cartela de produtos diversificada. Segundo Efigênio, um dos diferenciais da floricultura online do Grupo Vila é a fidelidade ao produto que é mostrado online. “Fazemos os arranjos exatamente como o cliente vê no site, podendo escolher os tipos de flores que deseja”, explica o coordenador.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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