Economista analisa cenário econômico em palestra da Fiepe

Para uma plateia composta principalmente por empresários do setor industrial de Caruaru e região, o economista Luiz Flávio Maia foi enfático: “2015 é para quem tem couro duro”. A afirmação ocorreu durante palestra sobre a situação da indústria brasileira promovida pela Unidade Regional Agreste da Fiepe, pela passagem do Dia do Empresário da Indústria.

Durante pouco mais de uma hora, o economista lembrou que o Brasil já passou por crises maiores, como a inflação na década de 80, a lei da informática no governo Sarney e o confisco de Collor e que a leitura correta do atual cenário econômico é fundamental para a tomada de decisão das empresas. “A nossa bronca é interna.  O cenário mundial vai bem e o mercado internacional não deixou de acreditar no Brasil, mas é preciso fazer o dever de casa”, alertou o palestrante.

Maia apresentou dois possíveis cenários para a economia brasileira e para o estado de Pernambuco. A melhor projeção nacional aponta para correção de rumo, reversão de tendências, melhor articulação e resgate da confiança, mas a longo prazo. “Minha orientação é que qualquer operação financeira  seja muito estudada antes da realização. Também sugiro que as empresas que estejam com caixa gerado não faça a  distribuição entre os sócios porque, certamente, irá precisar do capital ao longo deste ano”, aconselhou.

O industrial João Bezerra acompanhou atentamente a palestra.” Espero que o cenário mais otimista se confirme para que possamos virar a página. A palestra nos trouxe novas informações e sugestões de como atravessar este ano difícil”, disse.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *