Economizar é prioridade para a PMC

Foi destaque na última reunião do secretariado a necessidade de economia na Prefeitura para enfrentar a queda de repasses federais e estaduais que impactam as finanças do Município. O Secretário de Administração, Antonio Ademildo, relatou as providências de corte de custos e de despesas de pessoal tomadas por recomendação da força-tarefa designada pelo prefeito José Queiroz para cuidar do contingenciamento de recursos.

Até aqui foram registrados avanços na economia de material como, por exemplo, o consumo de papel de impressão, que representou uma economia de 50% com o uso do verso das folhas para fotocopiar documentos da rotina administrativa. Na folha de pagamento foi detectada uma redução de 10%, sobretudo a partir do travamento de recontratações ou preenchimento de vagas derivadas de aposentadorias ou pedidos de demissão.

Os avanços da contenção de gastos, todavia, tendem a ser permanentes porque é constante o aumento das despesas de custeio e de pessoal. A força-tarefa deverá recomendar novos cortes e a escolha de prioridades em todas as unidades do Governo Municipal, atendendo a orientação do Prefeito.

Os investimentos na cidade, em programas e obras, não serão reduzidos, tendo em conta que são derivados de emendas parlamentares federais ou de programas específicos. Assim, o Revitalino, a construção de creches, quadras e unidades de saúde seguirão normalmente seu curso de implantação.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *