Eleições 2014: Civil com reforço nas delegacias

Assim como a PF, a Polícia Civil também montou um esquema especial para atuar nas Eleições 2014. De acordo com o titular da Delegacia Regional de Caruaru, Nehemias Falcão, além das demandas habituais, a corporação irá registrar os prováveis crimes eleitorais cometidos. “Todas as circunscrições que compreendem a nossa área de operação, num total de 15, contarão com reforço policial no expediente. Naquelas unidades onde não há a presença de delegado titular, disponibilizaremos um autoridade policial, bem como escrivão e equipe justamente para registrar as ocorrências que por ventura sejam apresentadas pela Polícia Militar.”

Quanto à liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas durante o período de votação, o titular da Derepol se mostrou favorável à decisão da Secretaria de Defesa Social. “Já que, sinceramente, até hoje não podemos precisar a real eficácia dessa Lei Seca. Se na hora da votação for verificado que o eleitor apresenta sinais de embriaguez, ele será recomendado a retornar a sua sessão, ou seja, não realizará o procedimento naquele instante. Contamos com o bom senso da população.” Com base nas ocorrências deste primeiro turno, a SDS irá avaliar se estende a medida para um eventual segundo turno, no próximo dia 26.

Promovidas nos pleitos anteriores, as proibições de venda e consumo de bebidas tinham como base a preservação do patrimônio público e controle das ações da polícia judiciária. Com a determinação ficavam vetadas as práticas das 6h às 18h da votação em todas as circunscrições policiais de Pernambuco. Em paralelo ao trabalho da Civil, a Polícia Militar irá operar nestas eleições com 20 mil policiais distribuídos em todo o Estado. “Enviaremos mais PMs para o Interior”, disse o comandante da PM, coronel Carlos Pereira.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *