Em Caruaru, João Lyra busca aproximação com José Queiroz para eleições municipais

João-Lyra-Neto-01

De olho nas eleições municipais do próximo ano, o ex-governador João Lyra Neto (PSB) tem feito gestos para se aproximar do grupo político do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). O objetivo seria fortalecer a pré-candidatura da deputada estadual Raquel Lyra (PSB) à prefeitura em 2016. A aliança enfrenta resistências no grupo de Queiroz.

Nesta quinta-feira (04), o ex-governador defendeu a superação das divergências com Queiroz em defesa de um projeto para Caruaru. Ele classificou o prefeito como um companheiro de muitos anos que segue a mesma linha ideológica. “Da mesma forma que nós nos encontramos tanto durante as campanhas, durante nossas vidas, eu acho que nós vamos nos encontrar novamente”, disse.

“Vou trabalhar pela unidade em torno do candidato do PSB. Um dos nomes cogitados é o da deputada Raquel Lyra. Tenho uma expectativa muito grande de que nós possamos conquistar essa unidade”, afirmou ainda.

As divergências entre o ex-governador e Queiroz vêm de longa data. Em 2012, João Lyra não apoiou a reeleição do prefeito e chegou a fazer críticas à gestão, mesmo ainda pertencendo ao PDT.

Por telefone, o deputado federal Wolney Qyeiroz (PDT), filho de José Queiroz, deu uma declaração que mostra a distância entre os dois grupos. “Nós queremos um candidato que defenda o legado do nosso governo. José Queiroz é prefeito pela quarta vez com uma série de políticas implementadas por ele e nós precisamos de um governo de continuidade. Pelo que temos visto nos últimos anos, João Lyra e Raquel não farão um governo de continuidade”, afirmou.

No final do mês passado, João Lyra compareceu à inauguração do Parque Ambiental Prefeito Draylton Nejaim, construído pela Prefeitura de Caruaru. Depois do evento, ele e Raquel jantaram com José Queiroz.

Nessa semana, João e Raquel se reuniram em Brasília com o senador Douglas Cintra (PTB), nome próximo de Queiroz que também já foi apontado como pré-candidato a prefeito. O petebista teria dito ao ex-governador que pode ou não entrar na disputa, dependendo de qual seja o cenário. Ao JC, o senador afirmou que a população é que escolherá quem serão os candidatos em Caruaru.

A disputa do próximo ano em Caruaru tem como diferencial o fato de que a cidade pode ter, pela primeira vez, eleitorado para realização de um segundo turno. A brecha pode estimular vários grupos a lançarem candidaturas de olho em uma possível união na segunda etapa da disputa.Na frente popular, o nome do deputado estadual Tony Gel (PMDB) também vem sendo apontado como potencial candidato.

Do Jornal do Commercio

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *