Em casa, Central duela com Maranhão

Pedro Augusto

No mundo da bola existe um velho ditado que nunca sai de moda: “Quem não faz, leva!”. Outro mais novo, mas que também tem sido citado com muita frequência nos comentários da torcida e da imprensa brasileira é: “Bola pune!”. Essas duas frases já bastante conhecidas no meio do futebol poderiam resumir bem o desempenho de estreia do Central no Brasileiro da Série D. Embora tenha dominado a partida chegando a perder gols claros, a Patativa acabou perdendo para o Atlético-CE por 1 a 0, no sábado passado (4), no Presidente Vargas, pela primeira rodada do Grupo A5. Sem poder mais vacilar, haja vista que a etapa inicial é composta por apenas seis jogos, o Central tenta a primeira vitória na 4ª Divisão diante do Maranhão, neste domingo (12), às 16h, no Luiz Lacerda.

Com o tropeço na estreia, o Central encontra-se dividindo a lanterna da chave justamente com o Maranhão, que acabou perdendo na primeira rodada para o Altos do Piauí por 2 a 1, no domingo passado (5), no Estádio Castelão. Dividindo a liderança do grupo com três pontos, Altos e Atlético se enfrentam também no domingo, mas um pouco mais cedo, às 15h30, no Felipão. De acordo com o regulamento, os times que obtiverem as melhores campanhas em seus respectivos grupos, bem como os 15 melhores segundos colocados garantirão vaga na segunda fase.

Sabedor da importância de se pontuar o mais rápido possível, haja vista que a primeira fase é de tiro curto, o técnico Celso Teixeira repetiu bastante as jogadas ensaiadas, treinou incessantemente fundamentos como finalização, bem como corrigiu os posicionamentos em campo dos jogadores durante os treinamentos da semana, a fim de que os erros apresentados no Presidente Vargas não sejam repetidos no duelo contra o Maranhão. Para se ter ideia da frustração alvinegra no solo cearense, além de ditar o ritmo de jogo nos dois tempos sem conseguir abrir o placar, a Patativa acabou sofrendo o gol da derrota já nos últimos minutos da etapa final.

Como no futebol não se pode ficar lamentando por muito tempo pelo “leite derramado”, o técnico da Patativa já tratou de colocar a derrota da estreia no passado. “É claro que tiramos alguns proveitos também nos revezes, mas esse tropeço diante do Atlético já faz parte do passado. Contra o Maranhão, estaremos atuando diante de nosso torcedor e em casa e precisamos alcançar o resultado positivo. Não será fácil, haja vista que, apesar do mau resultado na estreia, o adversário da vez possui qualidade, ou seja, não é nada bobo, e, com certeza, dificultará bastante a partida. Porém, estamos preparados para buscar essa primeira vitória, que será muito importante para nossa caminhada rumo ao acesso”, disse.

Até o fechamento desta matéria, a expectativa era de que Celso Teixeira ganhasse alguns reforços para segunda rodada. De fora da partida contra o Atlético por não estarem regularizados, os nomes do lateral esquerdo Alex Barros, do volante Cristiano e do meia Diego Palhinha seriam publicados no Boletim Informativo Diário da CBF, a qualquer momento, ficando à disposição para jogar. Em contrapartida, devido ao baixo rendimento durante os treinamentos, o lateral direito Allef acabou sendo liberado pela diretoria. Já a situação do meia Fábio Neves é diferente. Ele aguarda resolução de imbróglio com o Nacional de Patos, seu último clube, para poder atuar oficialmente pela Patativa. Por outro lado, o alvinegro caruaruense anunciou esta semana a contratação do zagueiro Rafael Caldeira.

Mais jogos

Também pela segunda rodada da Série D, o América-PE visita o América-RN, neste sábado (11), a partir das 17h, na Arena das Dunas, o Vitória duela com o ASA, no mesmo dia e às 16h, no Estádio Municipal de Arapiraca, bem como o Salgueiro mede forças com o Coruripe, no sábado, às 20h, no Cornélio de Barros.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *