“Falar de Natal é falar de esperança”, ressalta bispo

Natal (40)

Pedro Augusto

Um dos períodos mais aguardados de 2016 será vivenciado neste fim de semana. Em todas as regiões, estados, municípios, distritos, bairros, ruas, avenidas e lares do país, as comunidades cristãs estarão celebrando, tanto no sábado (24) como no domingo (25), o nascimento de Jesus Cristo. Sejam sozinhos ou rodeados de suas famílias, sejam gozando de boa saúde ou não, os caruaruenses certamente deverão encontrar nas datas citadas as inspirações necessárias para continuarem escrevendo as suas histórias trilhando pelas estradas do bem. Sendo assim, e como não poderia ser diferente, o Jornal VANGUARDA decidiu reservar nesta edição a sua capa da editoria de Cidades para as mensagens de fé e de esperança proferidas pelo bispo diocesano de Caruaru, dom Bernardino Marchió.

Entrevistado na manhã da última quarta-feira (21), no Palácio Episcopal, no centro da cidade, primeiro o religioso fez questão de ressaltar o que representa o período natalino para a comunidade católica. “Falar de Natal é falar de esperança, porque a humanidade aguardava milênios pelo o seu Salvador e ele acabou vindo ao mundo: Jesus Cristo. Nesta época, os anjos costumavam repetir para as pessoas que não tivessem medo, haja vista que Ele habitava entre nós preenchendo os nossos corações de muita fé, amor, alegria e renovação. Passados mais de dois mil anos após a Sua vinda, ainda hoje precisamos ter muita força e também esperança para continuarmos trabalhando por um mundo melhor, um mundo mais justo, de mais compaixão, solidariedade e confraternização. O Natal simboliza tudo isso.”

De acordo com o bispo de Caruaru, em paralelo às tradicionais reuniões em família e as habituais presenças nas atividades católicas, é importante que o período natalino seja experimentado tomando como parâmetro o amor ao próximo. “Vivemos num mundo e num país de elevadíssimos desníveis sociais, onde muitos têm tudo e outros não têm nada. A chegada do Natal serve justamente para praticarmos ainda mais a partilha para com os outros, além da caridade, a solidariedade, a fraternidade, o altruísmo e o amor. É claro que é bom e necessário nos reunirmos com a família e participarmos das missas nas igrejas, porém é imprescindível que exercitemos a principal lição que o Aniversariante da época nos ensinou: a serventia ao próximo”, acrescentou dom Bernardino Marchió.

Diante de todas as dificuldades enfrentadas, em grande parte oriundas de Brasília, o vivenciar do Natal 2016 certamente servirá para que a população caruaruense retome o seu fôlego na busca por dias melhores. Foi o que também destacou o bispo de Caruaru. “O Natal sempre vem a despertar sinais de que algo de bom está para acontecer. Não podemos mais conviver com esta onda de corrupção e violência que estamos tendo de encarar, as pessoas precisam ter mais acesso aos serviços básicos, o desemprego tem de diminuir, ou seja, precisamos nos conscientizar que devemos evoluir aplicando as mudanças necessárias. Este período nos inspira e serve justamente para iniciarmos uma nova caminhada em busca ainda mais pela prática do bem.”

Assim como em todos os anos, as igrejas de Caruaru deverão desencadear uma série de atividades durante este fim de semana. Também na entrevista, dom Bernardino Marchió recomendou aos católicos entrarem em contato telefônico com as paróquias de suas frequências para confirmarem os horários das celebrações. Por fim, ele deixou uma mensagem de esperança para aqueles cristãos que se encontram por ventura passando por alguma dificuldade. “Não tenha medo! Essa expressão, tão citada em trechos da Bíblia, nos remete às providências divinas nas vidas de todos nós. Ou seja, apesar de todas as dificuldades, nossas vidas estão nas mãos de Deus e Ele possui projetos para todos os seus filhos. Quem está com Ele consegue vencer. Aproveitemos o Natal para nos aproximarmos ainda mais dele!”, finalizou.

Oração de Natal da Igreja Católica

Deus, fiel, tu enviaste ao mundo o Salvador como tinhas prometido ao teu povo e encarregaste-o de reunir na unidade todos os teus filhos dispersos. Ele é a tua Palavra viva e o que Ele diz é a paz. A paz que Tu nos dás através dele e que nos cabe também a nós construir.
Como no tempo de Isaías, como na época de João Baptista, a voz dos teus profetas insiste conosco para traçar para Ele, nas terras áridas da humanidade de hoje, um caminho plano: endireitar com a verdade as vias tortuosas da mentira, encher com amor os fossos de ódio que separam a família humana, aplanar as montanhas de injustiça que opõem os homens, dar de novo a liberdade aos nossos irmãos que defrontam obstáculos que lhes parecem intransponíveis.

Então, a Tua glória revelar-se-á e todos verão que a boca do Senhor falou. A justiça caminha à sua frente e a paz na senda dos seus passos. Não deixes a nossa preguiça e o nosso egoísmo atrapalhar o nosso caminho ao encontro de Cristo, nossa paz. Prepara os nossos corações para o acolhermos. Que Ele nos encontre límpidos e irrepreensíveis na paz. Isto Te pedimos em nome do próprio Jesus, teu Filho, nosso Senhor.
Amém!

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *