FIG 2017 traz Geraldo Azevedo, MPB 4 e Fernanda Abreu

Wagner Gil

Mais uma vez, o Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste, continua sendo uma das principais atrações culturais do Estado, durante tradicionalmente o mês de julho. Este ano, o evento começa no próximo dia 20, uma quinta-feira, com shows de Isadora Melo, no Teatro Souto Dourado. No Palco Dominguinhos, no dia 21, irão se apresentar Amanda Back, Mundo Livre e Geraldo Azevedo. Neste dia, acontecerá ainda um tributo a Belchior com Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB) e Gabi da Pele Preta (PE).

O cantor e compositor Belchior, que faleceu em abril deste ano, será homenageado com direito a duas noites especiais dedicadas a ele, no Palco Dominguinhos. Também será celebrado o centenário do escritor, dramaturgo, jornalista e advogado Hermilo Borba Filho, com uma programação especial na Praça da Palavra, no centro do município, voltada para a literatura.

Apesar de muito criticada pelo público jovem, a programação do FIG 2017 traz uma série de artistas da MPB, que foram destaques nas décadas de 70 e 80, numa espécie de ‘festival da nostalgia’. No dia 22, subirão no palco principal as cantoras Alice Caymmi (filha de Dorival) e Baby do Brasil, que nos anos 80, era conhecida como Baby Consuelo. No domingo (23), os shows serão de Cafuringa, Donas, Igá e Tom Zé.

Considerada uma das principais bandas de MPB em todos os tempos, o grupo MPB 4 se apresenta na segunda-feira (24), tendo ainda no Palco Mestre Dominguinhos, os shows do caruaruense Herbert Lucena, do grupo Cantoria do Agreste e Still Living. Os pernambucanos da banda Banda Eddie, com participação da Orquestra Henrique Dias, serão as principais atrações do dia 25.

O festival vai trazer ainda nomes como Fafá de Belém (26), Lucy Alves (27), Chico César (27), Devotos (27), Martnália (28), Zé Ricardo (RJ), com participação especial de Toni Garrido e Fernanda Abreu (RJ), encerrando a festa no dia 29. Marina Lima se apresentará no Palco Pop, no último dia do FIG.

O festival abriu ainda espaço para a música regional com algumas atrações do forró tradicional tendo presença garantida na festa. Entre eles estarão Assisão, que se apresenta no dia 25, e Azulinho, no dia 29.

O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna vai trazer as riquezas da cultura pernambucana e nordestina com apresentações de reisados, bois, maracatus, além da Orquestra Filarmônica Euterpina de Timbaúba – Patrimônio Vivo de Pernambuco. Nos palcos Mamulengos e Ponto Cultura haverá encenação do “O Auto da Compadecida”, espetáculo que será apresentado pelo Teatro Experimental de Arte de Caruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *