Setor moteleiro faz balanço do 1º semestre

Há alguns anos o setor moteleiro vem demonstrando com vigor a sua capacidade de reinvenção, buscando novidades e tendências, principalmente em termos de qualidade, modernização das instalações e equipamentos, além da utilização de tecnologias de última geração nas suítes de motéis de todo país.

Graças a essa movimentação, que vem mantendo o setor aquecido e conquistando novamente a preferência dos casais, a ABMOTÉIS – Associação Brasileira de Motéis – se mostrou otimista ao divulgar o balanço do setor no 1º semestre de 2017.

O desempenho do mercado moteleiro, acompanhado de perto pela entidade, vai manter a taxa de 5% de crescimento prevista para este ano. O número de estabelecimentos no país continuará em 5 mil, o que, segundo os especialistas, demonstra fôlego e vigor do empresariado.

Se comparado ao ano anterior, o Dia dos Namorados, data mais importante para o setor, em 2017, foi 10% melhor para os moteleiros. Mesmo porque, como estratégia, a ABMOTÉIS realizou a 3ª edição da Jontex Love Week, iniciativa que visa incentivar a comemoração a dois não somente no dia 12, mas sim na semana dos namorados. Para isso, são ofertados pacotes especiais, sistemas de reservas de suítes e a possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros, o que ofereceram ainda mais conveniência e uma experiência agradável aos hóspedes.

Impulsionada por resultados positivos, a previsão para 2017 é que o setor movimente R$ 3,8 bilhões. Em 2016, o número foi de R$ 3,5 bilhões. “O mercado moteleiro vem se reinventando e investindo em melhorias. Com isso, atraímos um público que antes não atingíamos e estamos nos mantendo ativos neste atual cenário econômico”, declara Eusébio Ribeirinha, presidente da Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS).

O setor emprega, em média, 50 funcionários por motel ou quase 230 mil funcionários diretos, sendo 80% mulheres. Indiretamente, emprega mais de 300 mil pessoas, que prestam serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras. Os novos motéis, que investem em ambientes com qualidade e serviços de hotelaria vão crescer, na avaliação do órgão, a uma taxa média anual de 10%.

Para seguir no 2º semestre, os moteleiros estão apostando no conceito “SPA Urbano”, que oferece opções de lazer e entretenimento para casais em um único ambiente e dentro da cidade, ou seja, uma noite completa com menos gastos.

Com a escalada dos preços de restaurantes, bares, cinema, entre outros, fazer um programa completo a dois no motel chega a representar uma economia de cerca de 50%. Isso porque nesses estabelecimentos, os clientes podem jantar um prato refinado elaborado por um chef, contando com o serviço da cozinha 24 horas, ter à disposição uma carta de bebidas de alta qualidade, desfrutar de tranquilidade privativa, assistir a um filme em HD (High Definition) e relaxar em uma piscina aquecida, hidro, ofurô e sauna, tudo dentro da suíte, sem entrar em seu automóvel e pagar um valet a cada etapa.

Sobre a ABMOTÉIS
A ABMOTÉIS (Associação Brasileira de Motéis) foi fundada em setembro de 2012 é a única representante dos motéis do Brasil. Atualmente, a sua diretoria é composta por representantes de 16 estados, mais Distrito Federal, cujo intuito é coordenar, orientar e defender os interesses dos seus associados, representados pelas empresas do ramo moteleiro em todas as regiões do Brasil. Tem no seu quadro de associados cadastrados mais de 1.000 estabelecimentos em todo Brasil. A ABMOTÉIS tem a missão de profissionalizar e desenvolver o segmento moteleiro, estimulando o empresário do ramo a investir e expandir suas empresas e gerar mais empregos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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