Força-tarefa é montada para revezamento da Tocha

Pedro Augusto

A passagem da Tocha Olímpica pelas ruas de Caruaru exigirá o emprego de uma verdadeira força-tarefa desencadeada por algumas secretarias ligadas à Prefeitura. Com o objetivo de divulgar as ações que serão postas em prática pelas pastas bem como o próprio roteiro do evento internacional, a PMC realizou coletiva de imprensa na manhã da última quarta-feira (25), em seu Centro Administrativo localizado na avenida Rio Branco, no centro da cidade. Na ocasião, o diretor municipal da Secretaria de Educação, Rubenísio Medeiros, destrinchou o percurso – num total de 6,2 quilômetros – que será percorrido pela tocha através das mãos de 31 condutores. Deste último montante, 29 foram selecionados pelos patrocinadores e dois foram indicados pelo poder Executivo.

“A Tocha Olímpica está prevista para chegar exatamente às 17h48 desta segunda-feira (30), na rua Dalton Santos, mais conhecida como avenida Paralela, no bairro São Francisco. De lá, ela seguirá para praça Coronel Porto e posteriormente para o Marco Zero, ambos no Centro. Na sequência será conduzida até a rua dos Expedicionários bem como até as avenidas Rio Branco e Agamenon Magalhães – esta última já no bairro Maurício de Nassau. Também percorrerá pelas ruas Francisca Lira, Aracati, ainda no Maurício de Nassau, e pela avenida Portugal, no bairro Universitário. Em seguida, passará pelas ruas Cônego Júlio Cabral, Belmiro Pereira bem como pela praça Giácomo Mastroianni. Seu trajeto está previsto para encerrar por volta das 19h10 no Pátio de Eventos, no Centro”, informou Rubenísio.

Por exigência do Comitê Olímpico Brasileiro, no principal polo do São João da Capital do Forró será promovida uma vasta programação artística. Desenvolvida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, a série de atividades contará com os shows dos homenageados dos festejos juninos 2016, Gilvan Neves e Walmir Silva, bem como com as apresentações de quadrilhas, bandas de pífano, marciais e de bacamarteiros. Ainda ao longo do trajeto, a presença de jovens, grupos culturais e representações da cultura popular local darão o colorido a e energia que, segundo o prefeito José Queiroz: “não só é inédito, mas certamente não se repetirá num futuro próximo, sendo um momento especial para projetar a imagem de Caruaru para o Brasil e para o Mundo”.

Responsável por garantir o bom andamento das conduções, a Destra interditará ruas e avenidas excepcionalmente nesta segunda-feira. Presente na coletiva, o presidente da autarquia, Alex Monteiro, explicou como o trabalho estratégico será desencadeado. “Faremos orientações logo cedo nessas vias e avenidas para que os condutores não deixem os seus veículos estacionados haja vista que o Comitê Olímpico exige, por questão de segurança, que as mesmas estejam desobstruídas no momento do percurso. Quanto aos transportes coletivos, que trafegam diariamente em suas linhas, serão recomendados a circular por ruas paralelas”.

Além de contar com a atuação da Destra, o evento terá seu sistema de segurança garantido pelo contingente da Força Nacional e pelas polícias Militar e Rodoviária Federal. Em paralelo, as secretarias de Serviços Urbanos e de Infraestrutura estarão a postos para resolver a qualquer demanda extra que venha a surgir no tocante à limpeza e as demais condições das ruas. Esta será a primeira vez que a Capital do Agreste receberá o revezamento da Tocha Olímpica. Além de Caruaru, mais 14 cidades pernambucanas irão comportar o evento dentre elas estão: Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Ipojuca, Olinda, Igarassu, Goiana e Fernando de Noronha. Do arquipélago, a tocha seguirá para o Rio Grande do Norte.

Condutores

O ex-jogador de futebol, Jadson Romero, o campeão de jiu-jítsu, Edcharlles Teixeira, e o professor de Educação Física, Tiago Lira, são apenas três dos 29 caruaruenses escolhidos pelos patrocinadores para conduzirem a Tocha Olímpica. Entrevistado recentemente, Jadson resumiu a realização do evento como um fato histórico. “É uma honra ter sido selecionado haja vista que Caruaru jamais comportou tal evento. Será mais que carregar uma tocha. Será algo grandioso que ficará marcado na história não só da cidade, mas também dos Jogos Olímpicos”. Já pelo lado da Prefeitura foram indicados o cantor e compositor Onildo Almeida e a artesã Marliete Rodrigues. A abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 ocorrerá no próximo dia 5 de agosto.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *