FUTEBOL: Brasil encara Uruguai na Arena Pernambuco

Pedro Augusto

No esporte, a Sexta-feira Santa (25) terá como atrativo principal no país o confronto entre a seleção brasileira e a seleção uruguaia, a partir das 21h45, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. No último compromisso válido pela competição, o Brasil acabou goleando o Peru por 3 a 0, no dia 11 de novembro do ano passado, na Arena Fonte Nova, na Bahia. Atualmente na terceira colocação do grupo de classificação com sete pontos, a seleção canarinho ainda terá pela frente nesta pequena sequência de jogos o Paraguai, na terça-feira (29), a partir também das 21h45, nos Defensores Del Chaco, em Assunção.

De volta ao solo pernambucano, onde já conquistou vários resultados importantes e sempre foi muito bem acolhido pela torcida local, a seleção brasileira deverá enfrentar o seu primeiro adversário na temporada 2016 com poucas mudanças em relação ao time que goleou os peruanos no final de 2015. Isso porque, dos 23 jogadores chamados pelo técnico Dunga, pelo menos 19 estiveram presentes na última convocação. As novidades ficaram por conta das ausências dos goleiros Cássio e Jeferson, do volante Elias e do meia Kaká. Eles foram substituídos, respectivamente, por Marcelo Grohe, Diego Alves, Philippe Coutinho e Jonas.

Sempre previsível e querendo dar entrosamento à equipe que vem atuando, Dunga deverá começar a partida diante da Celeste no esquema 4-3-3 com Álisson, Daniel Alves, Miranda, Gil e Felipe Luis; Luis Gustavo, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Douglas Costa. Este último, inclusive, afirmou, em entrevista coletiva, concordar com a manutenção do técnico brasileiro. “O último jogo deu certo com os três homens de frente soltos. Quem não recorda jogamos eu, o Willian e o Neymar no ataque sem um centroavante fixo. E os gols acabaram saindo. Não teria porque agora acrescentar algo diferente. Não teria razão para mudar algo que vem dando certo.”

Será a primeira vez que a seleção brasileira fará uma partida na Arena Pernambuco. A novidade parece ter despertado a atenção da torcida local, que juntamente com outras da região Nordeste, simplesmente esgotou a carga de mais de 44 mil ingressos colocados à venda para o confronto. O secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, ressaltou o carinho dos pernambucanos para com a seleção brasileira. “O calor do povo pernambucano é algo impressionante e tenho certeza que vamos apoiar a seleção. Vamos passar dos uruguaios na pontuação e chegaremos na ponta da tabela. A alta procura pelos ingressos em poucos dias já demonstra que a Arena estará lotada.”

Enquanto os comandados do técnico Dunga farão a sua estreia na Arena, o adversário da vez já conhece muito bem os percursos do gramado de São Lourenço da Mata. Somente na Copa das Confederações de 2013, a Celeste fez duas partidas no estádio local obtendo uma vitória e uma derrota. Goleou o Haiti por 8 a 0 em tarde inspirada do atacante Luisito Suárez e perdeu para a Espanha por 2 a 1. Principal estrela do elenco atual, Suárez está de volta à seleção uruguaia após ter cumprido suspensão de nove jogos pela mordida no italiano Chiellini, ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

Outros jogos

Além do confronto entre Brasil e Uruguai, a quinta rodada das Eliminatórias da América do Sul ainda contará com os seguintes jogos: Bolívia e Colômbia, às 17h (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles; Equador e Paraguai, às 18h, no Olímpico Atahualpa, Chile e Argentina, às 20h30, no estádio Nacional, e Peru e Venezuela, às 23h15, no estádio Nacional do Peru. Os quatro duelos últimos serão disputados nesta Quinta-feira Santa (24).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *