Hemope lança campanha de doação de sangue para o Carnaval 2016

Desde a última terça-feira (19), a Fundação Hemope deu início a campanha de doação de sangue para o Carnaval 2016. Com o mote “Solidariedade combina com qualquer fantasia – Doe sangue no Hemope”, a campanha vem com o intuito de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue, principalmente no período do reinado de Momo, já que a demanda por sangue aumenta consideravelmente. Com isso, a meta é ampliar o número de doadores.

De acordo com a assistente social do Hemope Caruaru, Verônica Arruda, o estoque da unidade precisa de reforço. Isso porque, a demanda por sangue aumenta devido aos acidentes de transito e pelos possíveis acidentes que acontecem a caminho dos focos da folia. “O Hemocentro de Caruaru é responsável por atender a demanda de 32 municípios. A nossa média ideal de doadores por dia seria de 100 pessoas. Mas, hoje, a média que contamos não ultrapassa a casa dos 60 doadores”, afirma.

Cada bolsa de 450 ml de sangue pode salvar até três pessoas de uma só vez, visto que os componentes são separados para atender determinada necessidade. São eles: plasma, plaquetas e hemácias. Doar sangue é bem mais fácil do que se pensa. Basta estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 68 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos necessitam ser acompanhados do responsável legal para autorização formal.

O Hemope Caruaru fica localizado na avenida Oswaldo Cruz, s/nº, no bairro Maurício de Nassau. O funcionamento da unidade segue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados não há coleta de sangue.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *