Imposto de Renda Solidário auxilia contribuintes

O período para a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) já começou, por conseguinte as dúvidas do contribuinte sobre como declarar os rendimentos e as propriedades também. A Faculdade Joaquim Nabuco em Recife, nesta temporada, promove o mutirão Imposto de Renda Solidário 2016, objetivando esclarecer as principais questões e auxiliar no processo de declaração. Além do evento, teremos orientação jurídica, aferição da arterial, entre outras atividades.

O IRPF Solidário será realizado nos dias 2, 9, 16, 23 e 29 de abril no pátio desta unidade, situada na Avenida Guararapes, 233, Centro, sempre de 8h às 12h. Haverá dois momentos: no primeiro, a triagem dos documentos no pavimento inferior da unidade; em seguida, será feito o preenchimento e a entrega da declaração no laboratório de informática da unidade.

As ações serão acompanhadas pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Romero Araújo, junto a professores da instituição especialistas na área e alunos do sétimo e oitavo períodos sob a supervisão dos docentes. Para o coordenador, “a ação, além de auxiliar os contribuintes individualmente, estará complementando a formação dos estudantes”.

Requisitos para participação

Para participar do mutirão, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível, apresentar RG, CPF, Título de Eleitor e informe de rendimentos da fonte pagadora, além de cópia e recibo de entrega da declaração do ano anterior (2015, ano base 2014, se declarado). O contribuinte ainda deverá ter em mãos os recibos comprobatórios de pagamentos dedutíveis (como escolas, médicos, dentistas, previdência privada, etc.), informes bancários e um pendrive para gravar o novo recibo do imposto de renda, em caso de possuir dependentes a partir de 14 (quatorze) anos, o número do CPF. No dia do atendimento, o contribuinte irá assinar um termo de autorização e responsabilidade pelas informações prestadas, que isentará alunos, professores e IES de toda e quaisquer responsabilidades.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *