Lançamento de livro reúne todos os líderes políticos de Caruaru

Foto Rafael Lima

Uma noite histórica para Caruaru. Assim foi o lançamento do livro-biografia “Anastácio: o eterno prefeito”, escrito pelo jornalista Fernandino Neto e editado pela Cepe, em dois volumes. O lançamento aconteceu na última sexta (16) e conseguiu um feito importante: reunir, num só espaço, as tradicionais lideranças políticas do município.

Estiveram lá a prefeita Raquel Lyra, acompanhada por seus familiares, inclusive seu pai, o ex-governador João Lyra Neto (ambos do PSDB); o ex-prefeito José Queiroz (PDT); o deputado estadual Tony Gel e sua esposa, a ex-deputada Miriam Lacerda (PMDB); o ex-vice-prefeito Jorge Gomes e a deputada estadual Laura Gomes (PSB). Todos usaram a palavra para destacar a importância do ex-prefeito Anastácio Rodrigues para a política caruaruense e o trabalho do jornalista Fernandino Neto, que dedicou cinco anos de pesquisa para concluir o livro.

O evento aconteceu no Teatro do Shopping Difusora e foi muito prestigiado pela sociedade caruaruense, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades, do Judiciário, do clero, além da classe artística, que sempre teve em Anastácio Rodrigues um apoiador de primeira hora. O jornalista Drayton Nejaim Filho também compareceu e representou seu pai, o ex-prefeito Drayton Nejaim, que também marcou época na cidade.

Após a cerimônia, o autor do livro, Fernandino Neto, e o ex-prefeito Anastácio fizeram uma concorrida sessão de autógrafos que deveria ter durado até as 22h30, mas se estendeu até a meia-noite, pela grande quantidade de pessoas que queriam uma dedicatória no livro. Publicado em dois volumes, “Anastácio: o eterno prefeito” é um mergulho na História política de Caruaru, desde as primeiras décadas do século XX até os dias atuais. A prefeita Raquel Lyra já informou que vai adotar a publicação nas bibliotecas das escolas municipais.

Líder estudantil, bancário, secretário municipal de Educação e Cultura no governo João Lyra Filho, vereador e, depois, eleito prefeito, Anastácio Rodrigues introduziu na Prefeitura de Caruaru práticas de honestidade e buscou se legitimar a partir da ética e do zelo com a coisa pública. Foi um prefeito muito responsável e muito austero, que fez da educação e da cultura suas bandeiras de governo. Uma de suas principais obras é a Casa da Cultura José Condé, segunda erguida no Brasil, inaugurada no ano de 1973.

Anastácio administrou Caruaru de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973 e contou com apoio dos governadores Nilo Coelho e Eraldo Gueiros Leite para acabar com o problema secular da falta de água na cidade; transformou Caruaru em uma das cidades mais iluminadas do Nordeste, à época; conquistou o serviço de saneamento público e implantou o Distrito Industrial do município, que são os pilares da infraestrutura de uma cidade. Fundador do Instituto Histórico de Caruaru, Anastácio Rodrigues é figura até hoje atuante na preservação do passado e das tradições caruaruenses.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *