Líder do PSB defende debate amplo sobre Reforma da Previdência

O líder em exercício do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar (PE), defendeu a maior participação da sociedade nas discussões em torno da Proposta de Reforma da Previdência. O texto, que altera a Constituição, foi encaminhado à Câmara dos Deputados pelo Poder Executivo na última segunda-feira (5).

Surpreendentemente, o relatório de admissibilidade que será apresentado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) já circulava pela Casa na quarta-feira (7) e está disponível no site da Câmara nesta quinta-feira (8), menos de 24 horas após chegar ao colegiado. O prazo é extremamente célere se comparado a outras proposições semelhantes que tramitam na Câmara dos Deputados, sobretudo se for considerado o grande volume de leis que são alteradas pela proposta. “A apresentação de um relatório em menos de 24 horas é a negação eloquente da disposição ao diálogo com a sociedade. Os ouvidos do Governo para a voz das ruas existem, mas não funcionam”, asseverou o parlamentar.

Segundo o socialista, é clara a necessidade de se promover mudanças no sistema vigente como forma de dar sustentabilidade à Previdência e garantir o direito de todos os cidadãos. Porém, o processo deve ser acompanhado do amplo e profundo diálogo, com a participação de toda a sociedade civil. “Essa é uma questão vital para os brasileiros. Discussão necessária, mas sensível, devendo ser feita de modo cuidadoso. Não é o que vem demonstrando o ritmo alucinante de tramitação”, defendeu o parlamentar.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *