Mais de 70 mil trabalhadores receberão o 13º em Caruaru

Pedro Augusto

Nesta sexta-feira (30) encerra-se o prazo, em todo o país, para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. De acordo com a legislação, esta fatia inicial do benefício deve ser correspondente a 50% do salário recebido pelo empregado sem qualquer desconto referente ao INSS e ao IR. Já na segunda parcela, que deve ser quitada no máximo até o próximo dia 20 de dezembro, são obrigatórios os descontos dos dois impostos citados.

Em Caruaru, serão beneficiados com o pagamento do 13º salário aproximadamente 73 mil trabalhadores, somente do mercado formal, o que deve injetar na economia pouco mais de R$ 132 milhões.

“O empregador que não efetuar o pagamento nestes prazos estará sujeito a uma multa no valor de R$ 170, 25, por cada empregado prejudicado. Ressaltando que o empregador não poderá optar por efetuar o pagamento, de uma só vez, por ocasião, do pagamento da segunda parcela. Os empregados que não trabalharam o ano inteiro, que foram admitidos durante o ano, receberão o valor proporcional aos meses trabalhados”, ressaltou o auditor fiscal da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Reginaldo.

Atualmente o setor econômico que mais vêm empregando em Caruaru é o de serviços, e, portanto, será o responsável pela maior parte deste pagamento, com 34% de participação. Em segundo lugar, vem o comércio, com 29%. Já em terceiro lugar está a indústria, com 16%, e, em quarto, a administração pública, com 13%.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *