Operações da Civil desarticulam quadrilhas

Pedro Augusto

No intervalo de apenas 24 horas, a Polícia Civil de Pernambuco realizou duas operações importantes com o objetivo de desarticular quadrilhas envolvidas em vários tipos de delitos no Agreste, como homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, dentre outros. As ações de combate à criminalidade ocorreram, na última terça-feira (20), em Garanhuns, bem como na quarta-feira (21), em Palmares. Vários suspeitos acabaram sendo presos, como também extensos volumes de materiais foram apreendidos.

Na primeira operação, ocorrida em Garanhuns, a Civil desmanchou um grupo composto por três integrantes, que vinha tocando o terror na região, com roubos de cargas e tráfico de entorpecentes. Com a quadrilha, a polícia apreendeu um fuzil calibre 556, 720 munições intactas, duas pistolas calibre 380, um revólver calibre 38, um equipamento bloqueador de sinal GPS, uma balança de precisão, além de um quilo de cocaína e dois quilos de maconha.

Os suspeitos presos na operação de Garanhuns foram identificados como Herílio de Lima Cunha, Adja Clécia Baia de Araújo e José Jhones Teixeira de Azevedo, que não tiveram as suas idades informadas pela polícia. “Após a abordagem, sabíamos que o Herílio estava na companhia do casal que já tinha mandados de prisão expedidos pela Operação Garanhuns Verde. Ele indicou o local e nós fomos. Lá, José correu para o mato, mas a equipe foi atrás e conseguiu capturá-lo. Efetuamos a busca e encontramos todo o material apreendido”, disse o delegado do Departamento de Homicídios de Garanhuns, Eric Costa.

Segundo ainda o delegado, as investigações irão prosseguir, haja vista que a quadrilha possui mais integrantes. “Agora, as investigações vão continuar para ver se conseguimos identificar os outros membros da quadrilha e tentar a prisão deles”, concluiu Eric. Os três suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documentos falsos e corrupção ativa.

Palmares

No município de Palmares, a Polícia Civil desbaratou, durante a manhã da quarta-feira, uma quadrilha especializada na prática de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas de fogo. Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de prisão, além de sete de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Palmares. Participaram da ação, 108 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

De acordo com a avaliação do chefe da Delegacia Integrada do Interior 1 (Dinter 1), José Rivelino, a operação foi considerada um sucesso. “As investigações foram iniciadas em maio deste ano, com o objetivo de desarticular uma extensa quadrilha que vinha atuando no município com a prática de tráfico e de homicídio. De forma conjunta, conseguimos cumprir 100% dos mandados expedidos desmanchando um dos principais grupos criminosos da região”, disse.

Os presos das duas operações já se encontram à disposição da Justiça em unidades prisionais do Estado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *