Manoel Santos toma posse como presidente do Sindloja

Pedro Augusto

Uma das entidades mais importantes do setor econômico da Capital do Agreste tem novo presidente. Empresário bem-sucedido do setor de materiais de construção, Manoel Santos tomou posse na manhã da última terça-feira (26), na cidade, como o novo gestor do Sindicato dos Lojistas de Caruaru. Esta foi a segunda vez em que Manoel assumiu o cargo mais alto do Sindloja. Ele venceu nas urnas, com 204 votos a favor e 135 contra, o também empresário Marcílio Sales. Em entrevista ao Jornal VANGUARDA, na manhã da segunda-feira (25), o diretor-executivo da Cazanova Construção pontuou os objetivos a serem atingidos nos quatro anos que terá pela frente como mandatário do sindicato.

“Primeiro de tudo montamos uma diretoria composta por jovens empreendedores de destaque no mercado local, no intuito de promovermos aquela renovação que se faz necessária em qualquer instituição que visa expandir a sua atuação. Feito isso, agora, nos encontramos voltados para transformar o Sindloja numa entidade-empresa, haja vista que ele necessita trabalhar com foco nos resultados como, por exemplo, qualquer órgão governamental. Cumpriremos as exigências estatutárias sendo transparentes no tocante à nossa administração, bem como ainda implantaremos algumas novidades com o objetivo de contribuir para com o desenvolvimento das atividades de nossos associados”, disse.

Consciente da situação preocupante em que se encontra o comércio local, em decorrência da crise financeira do país, o novo presidente do Sindloja destacou de que forma a entidade poderá contribuir para com a reoxigenação do varejo nestes tempos ainda de vacas magras. “O associativismo é uma ferramenta ponderosa para que sejam criadas ações que possibilitem avanços para qualquer segmento, inclusive o do comércio. Sendo assim, procuraremos não só o poder público, mas as demais entidades ligadas ao setor para que possamos dialogar e encontrar, em conjunto, as melhores medidas a serem aplicadas no tocante ao nosso varejo local. Não temos dúvidas de que do Sindloja sairão boas propostas a serem postas em prática, haja vista que contamos com uma diretoria bastante antenada às demandas a serem atendidas”, acrescentou Manoel.

Explorar como tema principal numa entrevista o comércio de Caruaru sem falar na Feira da Sulanca é praticamente impossível, tamanha influência conforme ela desempenha no setor mais representativo da economia local. Desta forma, VANGUARDA não poderia deixar de perguntar ao novo mandatário do Sindloja quais mudanças poderão ser percebidas no Comando Presente – programa este que foi criado já há alguns anos pela mesma instituição e que vem contribuindo de forma maciça para com o avanço deste segmento – tão logo a nova diretoria intensifique as suas operações.

“Em conversas anteriores com os membros atuais, definimos uma nova linha de trabalho a ser adotada no Comando. Primeiro, realizaremos uma reestruturação para que mais líderes de entidades possam participar do mesmo. Ou seja, mais representantes da Sulanca dos setores, por exemplo, da Brasilit, da Fundac, dentre outros. A ideia é contarmos com a participação de 20 líderes. Em seguida, criaremos um regime interno que definirá e determinará as normas a serem cumpridas por todos. Por fim, será realizada uma eleição, que oficializará o novo presidente. Nosso objetivo é possibilitar a ampliação da discussão não só a respeito da questão da segurança, mas também em relação aos demais aspectos da feira”, destacou Manoel Santos.

No fechamento da entrevista, Manoel falou a respeito da eleição que confirmou o seu nome como o mais novo líder do Sindloja. “O embate eleitoral foi bastante duro, haja vista que as duas chapas foram formadas por membros da diretoria anterior, mas nada que inviabilizasse posteriormente as boas relações entre os concorrentes. O palanque já foi desmontado e esperamos contar com o apoio de todos para que possamos fazer o Sindloja ainda mais forte”, finalizou. Manoel Santos ficará à frente da presidência do sindicato no intervalo de 2018 até 2021.

Ele é advogado por formação, tem MBA em administração financeira e é executivo da Cazanova Construção. O empresário é caruaruense, casado com a arquiteta Simone Santos e pai de Adolfo, Arthur e Manoela. Atualmente é presidente do Movimento Polo Caruaru (MPC), da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Caruaru (Apac) e diretor da Fecomércio-PE, além disso, ocupa a função de conselheiro da Câmara Brasileira de Material de Construção da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *