Operação desmancha quadrilha de traficantes

Pedro Augusto

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a Operação João de Barro, na manhã da última terça-feira (26), em Caruaru. Nela, um extenso grupo envolvido nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico acabou sendo desarticulado. Ao todo, 15 mandados de prisão, bem como 12 de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. A ação contou com a participação de 140 policiais civis, entre agentes, delegados e escrivães, também com o auxílio do canil da PM. As investigações em relação à quadrilha, segundo o delegado do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Diogo Melo, duraram nove meses.

Em coletiva realizada no mesmo dia, na sede Delegacia Seccional de Caruaru, às margens BR-104, o policial fez o balanço da operação. “Dos 15 integrantes da quadrilha, seis já se encontravam presos, enquanto que os demais foram recolhidos ao presídio na data de hoje (última terça). Além desses criminosos, também durante a João de Barros, fizemos a apreensão de 16 quilos de maconha, 1,3 kg de crack e 115 gramas de pasta base de cocaína. Uma espingarda calibre 32, um revólver calibre 38 e duas balanças de precisão ainda foram recolhidas. O grupo era bastante organizado, tanto é que possuía atuação em três bairros populosos de Caruaru: Salgado, Vassoural e Agamenon”, afirmou.

De acordo com as investigações da Civil, a quadrilha era chefiada pelo suspeito João Barbosa de Lima, de idade não informada. Além dele, também foram presos durante a operação, Janete Brito Bezerra (a gerente do bando), José Maria Azevedo (entregador de droga), Elenilda Maria da Silva (vendedora de droga), Carlos Henrique da Silva Araújo (comprador de materiais ilícitos), Erenilson Correia de Melo (vendedor de droga), Adriana Vicente da Silva Sales (vendedora de droga), Erioneide Vicente da Silva (vendedora de droga), Claudivânia Maria da Silva (vendedora de droga), Alcione Benvindo dos Santos (vendedora de droga), Clodoaldo de França Monteiro (vendedor de droga), Otevaldo José Gomes dos Santos (vendedor de droga), Luciano Severino da Silva (vendedor), Jheimisson Santos (vendedor) e Maria Rubiella Gomes da Silva (também vendedora de droga).

“O João Barbosa de Lima, que inclusive já havia sido preso por três oportunidades por causa do tráfico, liderava esse grupo composto por três subdivisões com atuações nos bairros citados. Os homens foram encaminhados à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, já as mulheres acabaram sendo recolhidas à Colônia Feminina Bom Pastor, no Recife. Eles responderão pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, formação de quadrilha e porte ilegal de armas. Em paralelo, o extenso volume de entorpecente apreendido foi levado ao Instituto de Criminalística, onde passou por perícia e, em seguida, foi incinerado”, acrescentou Diogo Melo.

De acordo ainda com o delegado, o bando era especializado na comercialização de drogas em pequenas quantidades. “Operava no sistema varejo, possuía certa participação no mercado local da droga e ainda contava com vários integrantes, tanto do sexo masculino como do feminino. Outras pessoas ainda podem ser presas e mais materiais ainda podem ser apreendidos, até porque as investigações continuam”, finalizou Diogo.

Esta foi a segunda operação realizada pelo Denarc, em Caruaru, no período de apenas nove meses. A Civil tinha promovido no último mês de maio, a Pressão Alta, quando oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão acabaram sendo cumpridos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *