Nova operação é deflagrada em postos

Polícia 1

Pedro Augusto

O Ipem-PE (Instituto de Pesos e Medidas), em parceria com o Procon e a Polícia Civil, realizou operação, na manhã da última quarta-feira (4), em Caruaru. O objetivo foi detectar possíveis fraudes que estariam sendo cometidas por postos de combustíveis. Na ocasião, cinco estabelecimentos acabaram sendo vistoriados com funcionamento nos bairros Petrópolis, Universitário, Divinópolis e Vassoural. Os órgãos realizaram o trabalho conjunto nos postos após o repasse de informações no Disque-Denúncia Agreste.

De acordo com o delegado Thiago Henrique, durante a série de inspeções nenhuma bomba adulterada acabou sendo encontrada. Vale ressaltar que o policial já havia coordenado uma operação do tipo na Capital do Agreste e em Toritama, quando três postos foram fechados devido à prática. “Depois desta primeira operação, há cerca de um mês, recebemos novas denúncias e decidimos no dia de hoje (última quarta) realizar mais uma ação. Felizmente, desta vez, nenhuma fraude foi constatada.”

Os estabelecimentos fiscalizados estão instalados na Rua Capitão Zezé e Rua José Rodrigues de Jesus, no Bairro Petrópolis; na Avenida Amazonas, no Bairro Universitário; na Rua do Vassoural, no Bairro Vassoural, e na Rua Joaquim Nabuco, no Bairro Divinópolis. “Neles, apenas encontramos uma irregularidade administrativa a respeito de uma rede elétrica. O Ipem deu o prazo de 10 dias para que esse problema seja solucionado”, acrescentou Thiago Nunes.

De acordo ainda com o delegado, novas ações do tipo deverão ser desencadeadas em Caruaru. “Solicitamos à população que ela continue realizando as denúncias caso observe alguma fraude cometida por esses estabelecimentos. O anonimato é garantido. Vale salientar ainda que nessas ações verificamos se os volumes de combustíveis estão correspondendo aos que estão sendo contabilizados nas bombas. Novas operações poderão ser colocadas em prática”, confirmou Thiago. O telefone do DD Agreste é o 3719-4545.

1ª operação

No dia 8 de março deste ano, dois postos de Caruaru e um de Toritama acabaram sendo fechados devido à utilização de bombas adulteradas. Na oportunidade, de acordo com a coordenadora de metrologia do Inmetro/PE, Edna Menezes, a operação foi exitosa, uma vez que a equipe já havia estado no último mês de fevereiro no posto da Avenida Cícero José Dutra, próximo à Fafica, no Bairro Petrópolis, e, na ocasião, nada foi constatado. Porém, diante de uma denúncia postada por um cliente nas redes sociais e que viralizou, se fez necessário solicitar o auxílio do Ipem.

Esse tipo de fraude se caracteriza por crime contra a ordem econômica, crime contra as relações de consumo, estelionato e, possivelmente, organização criminosa. A pena pode ultrapassar 15 anos de prisão.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *