O que buscar em um escritório compartilhado?

Com o crescimento de opções relativas a escritório compartilhado, ou coworking, nos grandes centros, fica a dúvida de como acertar na hora dessa escolha? Hoje é preciso evitar que esse local não se adeque as possibilidades do empreendedor em relação a custos e local de trabalho. O primeiro passo para iniciar essa a procura é saber o que se deseja e pesquisar os espaços existentes.

Lembrando que os escritórios compartilhados faz referência a um formato que possibilita o compartilhamento de espaços e recursos de escritórios entre as pessoas, reduzindo muito os gastos operacionais. Essa opção se estabeleceu no mercado pela sua acessibilidade e praticidade. É ideal para empreendedor ou empresa que precisa de um espaço diferenciado para trabalho.

“Com o crescimento de opções de escritório compartilhado e a falta de conhecimento dos empreendedores sobre o tema, são comuns erros na hora da contratação desses espaços, e os mais comuns são valores muito altos de alugueis, falta da infraestrutura adequada de trabalho ou localização que não condiz com o negócio”, explica Fernando Bottura, diretor executivo da Gowork, especializada em escritórios compartilhados.

Para facilitar a contratação desse espaço, Bottura preparou algumas orientações antes de contratar um escritório compartilhado:

O que você realmente quer? – se deve procurar o local de trabalho após definir o que realmente quer de seu negócio, quais suas projeções e qual seu público alvo, só assim poderá melhor definir seu espaço;

Defina a estrutura que necessita – quanto de espaço realmente necessita, apenas uma estação de trabalho ou várias? Como se dará seu atendimento? Se a expectativa é de crescimento, se deverá analisar se o local possibilita;

Quais diferenciais existentes no local – hoje existem diversas opções de coworking, nas quais existem os que oferecem atendimento telefônico e presencial personalizado, salas de reuniões gratuitas, suporte técnico e até cafezinho.

Quanto está disposto a pagar – como existem estruturas distintas, os valores também são, assim, pesquise valores e veja o que cada um oferece dentro dos pacotes, cuidado, pois, muitos apresentam um valor baixo, mas para tudo existem extras.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *