Olinda: os sons de todos os carnavais

Que Pernambuco é a terra do frevo, todo mundo sabe. O ritmo típico é o destaque cultural do Carnaval de Olinda, mas em suas ruas históricas também se dança o maracatu, coco, samba e afoxé. Todos os anos, a cidade é decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição da Folia de Momo e fica mais colorida com enfeites, bandeirolas e sobrinhas de frevo, que se misturam com as fantasias dos milhares de foliões.

Aliás, o som do frevo é ouvido na cidade há mais de um mês e ninguém parece reclamar. Até porque o melhor da festa ainda está por vir. Este ano, o Carnaval tem como tema ‘Terra de Gigantes’ e serão oferecidas aos foliões mais de 230 atrações artísticas, 80 cortejos itinerantes, 300 orquestras de frevo, 60 agremiações e 1.500 desfiles de blocos, bem como troças, maracatus, afoxés, caboclinhos e clubes.

Segundo o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, em toda cidade serão 13 polos para animar a festa, que começou na última quinta-feira (8) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (14), com o desfile do Bloco Bacalhau do Batata. Entre as principais atrações está o Homem da Meia-Noite, que sai à meia-noite do Sábado de Zé Pereira arrastando uma verdadeira multidão.

Recife

Marco Zero

Quem estiver no Recife nesta sexta-feira (9) vai poder cair na folia, a partir das 20h, com a programação oferecida no Polo Marco Zero. Sobem ao Palco Frevo para o Mundo os artistas Nena Queiroga, Jota Michiles, Maestro Spok e André Rio. No mesmo espaço, no Sábado de Zé Pereira, será a vez de Marrom Brasileiro, Fafá de Belém, Lenine, Paralamas do Sucesso e Gabi Amarantos. A segurança será reforçada para garantir a tranquilidade do grande público.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *