Oposição bate duro contra governo Eduardo Campos

Do PE247

A intenção de reduzir o número de secretarias estaduais, conforme anunciado no início desta semana pelo governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, acirrou os ânimos da bancada de oposição da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB-PE), o governador inchou a máquina administrativa – hoje são 29 secretarias – ao longo de seus dois mandatos à frente do Executivo estadual. Faltando menos de um ano para as eleições, o anúncio do enxugamento da máquina, segundo o parlamentar, pode ser qualificado como uma “atitude eleitoreira” por parte do socialista.

Segundo o parlamentar, a diminuição de cargos dentro do governo pernambucano teria demorado demais para acontecer. “Anunciaram agora a diminuição no número de secretarias criadas pelo próprio governo, que em sete anos só fez aumentar”, declarou o tucano. “No momento em que ele está prestes a deixar o governo, está diminuindo esse número para o sucessor. Essa é uma atitude de quem governa de acordo com velhas práticas, uma agressão à inteligência pernambucana”, disparou.

“Observando as declarações do PSB em relação à política nacional, ficamos confusos, pois muita coisa do que vem sendo defendida em nível nacional não condiz com o governo estadual”, afirmou o peessedebista. “Em agosto, sugerimos um corte no número de pastas no governo, o que foi negado. Disseram que não havia excessos para cortar”, criticou. Se a diminuição dos cargos acontecer, será realizada pouco antes de Campos se desincompatibilizar do Governo de Pernambuco e entregar a administração para seu vice, João Lyra (PSB-PE).

O tucano aproveitou para comparar a intenção de diminuição de cargos manifestada por Campos com a promovida pelo senador mineiro e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), quando governador de Minas Gerais. “Uma coisa é um choque de gestão feito no primeiro dia de governo, como o que Aécio Neves fez em Minas Gerais; outra é diminuir apenas quando se está prestes a entregar o cargo para o vice”, comentou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *