Orçamento Participativo concorre à premiação

Chegando ao ciclo 2015/2016, o Orçamento Participativo de Caruaru está concorrendo ao prêmio de boas práticas da Rede Brasileira de OP. Esse prêmio é uma distinção anual promovida pela Rede Brasileira de Orçamento Participativo com o objetivo de reconhecer experiências inovadoras e criativas de democracia participativa nos governos locais e na sociedade civil que proporcionem mais igualdade entre os atores na sociedade, promovendo a cidadania, a inclusão social e a participação cidadã.

Caruaru está concorrendo na modalidade de propostas para valorização do turismo rural, devido ao reconhecimento da proposta eleita no ciclo passado para solidificação das atividades turísticas na Pedra do Cruzeiro, que tem mais de 700 metros até chegar ao topo e oferece a oportunidade para trilhas ecológicas e turismo contemplativo. O local é situado na zona rural de Caruaru, na Vila Peladas.

“O primeiro grande ponto na realidade dessa premiação é o reconhecimento das pessoas da área urbana sobre a importância de ampliar a prática de turismo rural, além de notar que essa demanda estimula também o conhecimento de pontos da cidade que muitas vezes são desconhecidos por muitos. Também notamos que o envolvimento das pessoas em pautas que não são apenas de suas regiões é fruto de um despertamento para as necessidades de outras regiões que são compreendidas em outros aspectos, mas não deixam de ser extremamente importantes para os moradores daquela localidade”, comentou o secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões.

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Avaliação, formada por representantes da Coordenação Nacional e do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e convidados de universidades ou institutos de pesquisa dedicados ao tema da democracia participativa no Brasil ou no exterior. A avaliação acontece nos meses de Agosto e Setembro de 2015 e a premiação acontece durante o 9º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, no mês de outubro, na cidade de Brusque – SC.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *