Órgãos divulgam esquema de segurança

Pedro Augusto

O esquema de segurança para o São João 2015 de Caruaru foi apresentado na tarde de ontem (28), no Museu do Barro, no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. Na oportunidade, o 4º Batalhão da Polícia Militar, através de seu comandante, o tenente-coronel Cleonildo Nunes, anunciou que neste ano os festejos juninos da Capital do Forró contarão com um incremento no efetivo de policiais de 10% em relação ao que foi empregado em 2014. Mais equipamentos também serão utilizados no intuito de garantir um trabalho mais eficiente da corporação.

“Vínhamos nos preparando para o São João de Caruaru desde abril e chegou à hora de colocarmos em prática tudo aquilo que foi planejado. Como vários municípios da região reduziram as suas programações devido à crise econômica decidimos expandir à logística que foi aplicada na cidade no ano passado, já que a o número de visitantes deverá aumentar. Na prática, nossa estrutura encontra-se 20% maior em relação ao último São João”, destacou o tenente-coronel Nunes.

Ao todo, de acordo com ele, serão empregados 600 policiais nos dias de maior movimentação do evento. “Somente do efetivo do Recife receberemos o reforço de 320 policiais. Os outros convocados fazem parte do 4º BPM e da Dinter 1. Quanto aos equipamentos, utilizaremos câmeras de vídeo-monitoramento, detectores de metal manuais, containers e sete segways. Este ano, o investimento com a nossa operação está girando na casa dos R$ 900 mil”, acrescentou o comandante.

Também presente no encontro, o chefe do Núcleo de Homicídios de Caruaru, delegado Bruno Vital, informou de que forma a Polícia Civil irá atuar nos festejos. “Atuaremos com uma delegacia móvel no Parque de Eventos bem como contaremos com 20 civis nos dias de maior movimentação. Durante todo o evento, serão empregados 200 policias”. Já o Corpo de Bombeiros aumentou o seu efetivo no comparativo com o ano passado. “Operaremos no Parque com 74 bombeiros bem como com quatro”, informou o major Eduardo Azevedo.

Representada pelo seu diretor-presidente, coronel Jailson Pacheco, a Destra também apresentou novidades. “Conseguimos mais uma vez o apoio do Detran e vamos tentar ao máximo evitar que condutores dirijam sob efeito alcoólico. A parceria do ano passado deu certo e nós conseguimos reduzir o número de acidentes em 50%. A meta é aumentar esse número”, pontuou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *