Bell Marques comanda segunda edição da festa ‘Meu Carnaval’ em Caruaru

Mostrando que realmente se tornou point obrigatório durante as prévias carnavalescas, Caruaru ganha a segunda edição da festa ‘Meu Carnaval’, no dia 15 de fevereiro. Se este ano, a primeira edição surpreendeu os foliões pela qualidade e padrão inédito na Capital do Forró, inclusive com ingressos esgotados, em 2020 não será diferente. O cantor baiano BELL MARQUES foi escalado para comandar toda a animação, marcando história e trazendo um verdadeiro gostinho de Carnaval para a Capital do Forró.

Com realização do produtor cultural e jornalista Thiago Lagos em parceria com a Zabumba Entretenimentos e o Fullano de Tal, a festa contará com uma grande estrutura montada no antigo estacionamento do Balcão Caruaru, no Centro, que terá estrutura de bares, praça de alimentação, abadás exclusivos e muitas mordomias.

Além de Bell Marques, que fará um verdadeiro Carnaval de Salvador fora de época em Caruaru, com sucessos como ‘Não Vou Chorar’, ‘Diga Que Valeu’ e ‘Selva Branca’, a folia pernambucana também estará presente com uma Orquestra de Frevo, trazendo os consagrados frevos de Pernambuco.

Os ingressos já estão sendo vendidos pelo valor de R$ 80 (área VIP) e R$ 120 (área Lounge), em três vezes sem juros, tanto na venda presencial nas lojas Colcci do Shopping Difusora e Caruaru Shopping, quanto no online, no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com.br).

MEU CARNAVAL

Em sua primeira edição, realizada no dia 23 de fevereiro de 2019, a festa contou com shows de Cavaleiros do Forró, Michelle Melo e a banda Sambar & Love. O projeto colocou o selo privado como festa oficial do período pré-carnavalesco de Caruaru e região. “É um momento de alegria, um evento que atende os perfis mais exigentes de gente que entende de festa e que gosta de unir a alegria com qualidade. Se esse ano fomos um sucesso, imagina em 2020? Esperamos superar todas expectativas do público que contará com grandes atrações e surpresas que estamos guardando a sete chaves. É Caruaru mostrando que tem SIM Carnaval bem organizado, com estrutura grandiosa e com muita gente bonita”, disse Thiago Lagos, um dos realizadores da prévia.

SOBRE BELL MARQUES

40 ANOS DE TRIO ELÉTRICO – Tão impensável quanto “TV sem novela ou arco-íris sem cor”, não se imagina o Carnaval de Salvador sem Bell Marques. Praticamente um patrimônio da festa, exportando a Bahia e sua cultura para o Brasil e para o mundo, o cantor vem celebrando, em 2019, 40 anos de trio elétrico! São 40 anos levando alegria e imprimindo uma marca na maior festa de rua do planeta, à frente de blocos como o Camaleão, Vumbora e Siriguella. O cantor continua sendo o único a se apresentar em todos os dias de festa, tanto no Carnaval de Salvador, quanto nas principais micaretas, como Fortal e Carnatal. A marca foi celebrada no programa Só Toca Top, da Rede Globo, que convidou Bell como primeiro artista homenageado desde o começo da atração.

DVD SÓ AS ANTIGAS – Com ingressos esgotados em todas as cidades onde aconteceu, a turnê Bell Marques – Só As Antigas foi lançada em outubro de 2016 e passou por diversas cidades como Natal (RN), Brasília (DF), Aracaju (SE), Maceió (AL), Campina Grande (PB), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória (ES) e João Pessoa (PB), gerando grande ansiedade entre os fãs de cada cidade. O show foi registrado em DVD, no palco icônico da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, onde grandes nomes da música brasileira e internacional já passaram. Sucessos de 1979 até os mais recentes são entoados do início ao fim num espetáculo mágico.
SERVIÇO:

MEU CARNAVAL
Data: 15 de Fevereiro de 2020
Local: Antigo Estacionamento do Balcão Caruaru
Onde comprar: Lojas Colcci (Difusora e Caruaru Shopping) ou www.bilheteriadigital.com.br
Valores: R$ 80 (VIP) | R$ 120 (Lounge)
Instagram: www.instagram.com/meucarnavaloficial

Prefeitura de Caruaru lança programação da Semana do Servidor Público Municipal

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, vai realizar, entre os dias 20 e 27 de outubro, a Semana do Servidor Público Municipal.

Com o objetivo de proporcionar uma semana inteira com ações voltadas para a valorização e cuidados com o servidor, a Secretaria de Administração conta com o apoio dos demais órgãos da administração direta e indireta para oferecer exames, avaliações nutricionais, tratamentos de pele, palestras, workshops, ginástica laboral, sorteios e, para finalizar, um torneio esportivo nas modalidades natação, futsal e voleibol, com as categorias masculina e feminina.

O início será no próximo domingo (20), a partir das 8h30, na Av. Prof. José Leão (ao lado do restaurante Asa Branca). Estarão disponíveis diversos atendimentos gratuitos, além de aulões de ritmos e um café da manhã saudável.

Maioria dos brasileiros ainda tem dificuldade em adotar práticas de consumo consciente

Embora o brasileiro reconheça que o consumo inadequado de recursos naturais cause impactos ao meio ambiente, poucos são aqueles que realmente têm atitudes sustentáveis no dia a dia. Uma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, mostra que a maioria dos brasileiros (97%) possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.

Os principais entraves mencionados pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.

De acordo com o levantamento, o brasileiro ainda é considerado ‘consumidor em transição’, ou seja, mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas em frequência aquém da desejada. Já três em cada dez (29%) se encaixam como ‘consumidor consciente’, enquanto 13% somam os pouco ou nada conscientes.

Os dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que em 2019 atingiu 73%, mantendo-se estável em relação ao ano passado, ao registrar o mesmo percentual. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.
Sem título
41% associam o consumo consciente a atitudes que evitam o desperdício e as compras desnecessárias

O estudo também indica que no Brasil há uma visão de consumo consciente mais voltada ao aspecto financeiro: para 41%, ser sustentável significa adotar hábitos que evitem o desperdício e as compras desnecessárias. Ao mesmo tempo, 32% entendem a necessidade de se refletir sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la, sabendo que o consumo produz impactos sociais, ambientais e econômicos para todos. Outros 14%, por sua vez, pensam em atitudes que tem como foco economizar dinheiro, enquanto 11% correlacionam a ação de economizar com a preservação do meio ambiente.

Em uma escala de 1 a 10 de auto avaliação sobre a prática de consumo consciente no dia a dia — em que 1 corresponde a “nada consciente” e 10 significa “muito consciente” —, os entrevistados atribuíram a si mesmos a nota média de 7,7. “Embora muitos não consigam definir corretamente o que vem a ser o consumo consciente, a percepção em relação às próprias ações no dia a dia é positiva. Apesar disso, a pesquisa sugere que, sob alguns aspectos, essa autoimagem não corresponde totalmente à realidade”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Para 75% dos consumidores, produtos fabricados por empresas `socialmente responsáveis´ pesam na hora da compra

Há um consenso entre os consumidores brasileiros de que as consequências das mudanças climáticas e do consumo desenfreado são um problema que diz respeito a toda a sociedade. Para 98%, o consumo inadequado ou excessivo dos recursos naturais do planeta gera impactos no meio ambiente, entre os quais 50% mencionaram mudanças climáticas, 45% a falta de água e 42% a poluição e a baixa qualidade do ar.

Seis em cada dez entrevistados (60%) acreditam que o consumo não consciente deverá atingir a todos. Além disso, 92% acham que a preservação do planeta a partir de atitudes concretas de consumo consciente depende de toda a população. Já 46% consideram que a principal vantagem em adotar práticas sustentáveis é ter a satisfação em fazer algo positivo para o futuro das próximas gerações, enquanto 43% citaram a sensação de dever cumprido e de estar fazendo o que é correto.

Outro dado revela que para três em cada quatro consumidores ouvidos (75%) pesam na decisão de compra produtos fabricados por empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. E para 89%, um aspecto bastante valorizado é conhecer a origem dos produtos que são consumidos, em especial os industrializados (45%), os animais (39%) e os orgânicos (37%). Considerando a importância da origem dos itens que vão à mesa do consumidor, mais da metade (53%) mencionou querer assegurar que os alimentos farão bem à saúde. Já 47% disseram buscar mais segurança sobre a qualidade dos produtos.

Oito em cada dez entrevistados sentem-se prejudicados com falta de atitudes sustentáveis adotadas por outras pessoas

Para a grande maioria, comportamentos pouco sustentáveis adotados por terceiros fazem com que o consumidor se sinta pessoalmente afetado. Oito em cada dez entrevistados (79%) destacaram que ao ver outras pessoas desperdiçando água, energia ou mesmo comprando produtos sem se preocupar com o meio ambiente se sentem prejudicados. Em contrapartida, 15% não ligam para esse tipo de comportamento porque o mais importante é fazer a sua parte.

Ainda segundo a pesquisa, as boas práticas servem de estímulo para a maioria dos entrevistados. O exemplo de um colega, vizinho ou parente economizando água e energia, que pode evitar o consumo exagerado, deixa 70% felizes por perceberem que os outros estão fazendo a parte deles tanto quanto os entrevistados. Além disso, 21% se sentem estimulados a fazer a mesma coisa por serem inspirados a seguir boas atitudes. Por outro lado, 6% admiram quem faz a sua parte, mas reconhece não conseguir fazer o mesmo.

Praticamente a totalidade da amostra (98%) concorda que é importante adotar atitudes como forma de mudar o próprio estilo de vida e alcançar um mundo mais equilibrado e sustentável. E a principal ação que deve ser tomada é criar o hábito de se planejar financeiramente, fazendo listas para evitar as compras por impulso (45%). Na opinião dos entrevistados, também é preciso reutilizar e reciclar, dando novas utilidades a materiais que seriam descartados (45%), refletir antes de comprar, pensando bem nas necessidades (43%) e evitar adquirir produtos piratas ou contrabandeados (41%).

Apagar as luzes antes de sair de um ambiente e preferir produtos com embalagens recicladas estão entre hábitos mais recorrentes

O Indicador de Consumo Consciente (ICC) acompanha as mudanças nos hábitos de compra e outras ações cotidianas dos brasileiros ao longo do tempo, considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais. Quando se observa os principais comportamentos ligados à preservação do meio ambiente, com relação ao uso racional de energia elétrica, os hábitos mais presentes no cotidiano dos consumidores são apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados (96%) e controlar o valor das contas do mês (93%). Já considerando o meio ambiente de forma mais ampla, se destacam os hábitos de doar ou trocar algum item antes de jogá-lo fora (89%) e dar preferência a produtos cujas embalagens são recicláveis (83%).

Entre as práticas de uso consciente do dinheiro, o levantamento destaca a pesquisa de preços (90%) e uso de produtos antigos ou consertá-los em vez de comprar algum item novo (89%). Quanto ao pilar responsabilidade social, 92% dos entrevistados disseram incentivar as pessoas da casa a economizar água e luz, enquanto 88% mencionaram preferir passar o tempo livre com a família ou amigos do que passear em shoppings ou fazer compras.

“É possível notar que boas práticas já estão no radar do consumidor brasileiro, embora de forma ainda tímida. Um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que as pessoas entendam que suas atitudes individuais produzem efeitos coletivos e, principalmente, cumulativos na sociedade. No dia a dia, o primeiro ponto a considerar deve ser a própria necessidade da compra, já que é comum o acúmulo de bens, muitos dos quais nem mesmo chegarão a ser utilizados”, orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Metodologia

Foram entrevistados 837 consumidores, nos meses de maio e junho, nas 27 capitais brasileiras, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para uma confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas
SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

O Donatário é happy na hora mais esperado do dia

O tempo está propício para sair e curtir com os amigos? Nada melhor que o Happy do Donatário. São deliciosas especialidades gastronômicas que unem requinte e sabor aos petiscos, que vão tocar o paladar no momento mais animado do dia. O Happy do Donatário acontece todos os dias, de 02 de setembro a 30 de novembro de 2019.

Difícil imaginar uma ‘hora feliz’ sem um petisco especial. Por isso, o Happy do Donatário preparou um Bolinho de Bacalhau (300g) recheado com queijo e bacon, acompanhado de molho de mostarda e patê de azeitona. Pronto, bateu a vontade de pedir uma bebida gelada!

E se o momento pede frutos do mar, então, o Happy entra com a sempre adorável Casquinha de Caranguejo (300g). A deleitável carne do crustáceo é servida na cestinha de parmesão sobre cama de farofa de dendê e cheiro verde. A iguaria torna-se inesquecível.

Muito saborosa e convidativa, a Brusqueta de Camarão (300g) também faz parte do Happy do Donatário. A larga torrada de pão, montada ao alho, tomate concassê, manjericão e queijo, recebe um recheio de camarão que deixa o toque marcante do encantador petisco.

A utilização de ingredientes nobres, o rigor e a padronização no preparo dos pratos firmam o Donatário como opção gastronômica de alto nível. Na cozinha do Donatário, os alimentos são sempre frescos e preparados in loco, com guarnições e molhos produzidos diariamente. E todos os insumos são fornecidos com alto padrão de garantia e qualidade. “Especialista em camarão, o Donatário apresenta uma culinária elaborada, que utiliza ingredientes nada convencionais, mas extremamente saborosas. Oferecemos novas experiências com refeições gostosas e preço justo. Impossível resistir a tanta qualidade, sabor e contemporaneidade nos nossos pratos”, garante o CEO do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine.

Grupo – Com mais de 20 anos de credibilidade no mercado, o Grupo Bonaparte concentra um rede de franquias como as marcas dos restaurantes Donatário e Bonaparte, conceituadas companhias gastronômicas que ditam tendências no setor. No portfólio do Grupo constam empreendimentos distribuídos entre 08 Estados do Brasil, reunindo alta gastronomia e um centro integrado de gestão. Com menu diversificado, os restaurantes oferecem um serviço sempre ágil, com ingredientes nobres, rigor no preparo de pratos, cozinha planejada com visibilidade, design moderno e funcionários comprometidos com a satisfação do cliente. Tudo para oferecer sempre o melhor serviço e as melhores refeições.

Quer saber mais sobre o Donatário e as lojas participantes do festival Happy do Donatário? Siga as redes sociais em facebook.com/ DonatarioRestaurante/ e @rest_donatario, no Instagram. Acesse também www.donatario.com.br e conheça nosso cardápio, preparos e as unidades da rede.

Combine a pasta, um molho, a bebida e desfrute do Festival de Massas do Donatário

Que tal combinar uma massa, um molho, escolher uma bebida e desfrutar de uma excelente refeição? No Festival de Massas do Donatário Capitania dos Camarões, o cliente monta o prato e aproveita verdadeiras experiências gastronômicas, por apenas R$15,90. A promoção acontece de 02 de setembro a 15 de novembro de 2019, em todas as unidades da rede.

Para aproveitar o Festival de Massas do Donatário basta iniciar pela massa, com as opções de nhoque de batata-doce, fettuccine, ravióli com recheio de queijos ou espaguete. Em seguida, adicione um dos molhos (150ml) ragú de costela, quatro queijos, putanesca ou carbonara. Depois é só escolher a bebida de preferência (suco de laranja natural, sucos em lata, refrigerantes ou água mineral). E pronto! Uma refeição rápida, sofisticada e por um preço justo.

A utilização de ingredientes nobres, o rigor e a padronização no preparo dos pratos firmam o Donatário como opção gastronômica de alto nível. Na cozinha do Donatário, os alimentos são sempre frescos e preparados in loco, com guarnições e molhos produzidos diariamente. E todos os insumos são fornecidos com alto padrão de garantia e qualidade. “Especialista em camarão, o Donatário apresenta uma culinária elaborada, que utiliza ingredientes nada convencionais, mas extremamente saborosas. Oferecemos novas experiências com refeições gostosas e preço justo. Impossível resistir a tanta qualidade, sabor e contemporaneidade nos nossos pratos”, garante o CEO do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine.

Grupo – Com mais de 20 anos de credibilidade no mercado, o Grupo Bonaparte concentra um rede de franquias como as marcas dos restaurantes Donatário e Bonaparte, conceituadas companhias gastronômicas que ditam tendências no setor. No portfólio do Grupo constam empreendimentos distribuídos em 08 Estados do Brasil, reunindo alta gastronomia e um centro integrado de gestão. Com menu diversificado, os restaurantes oferecem um serviço sempre ágil, com ingredientes nobres, rigor no preparo de pratos, cozinha planejada com visibilidade, design moderno e funcionários comprometidos com a satisfação do cliente. Tudo para oferecer sempre o melhor serviço e as melhores refeições.

Quer saber mais sobre o Donatário? Siga as redes sociais em facebook.com/ DonatarioRestaurante/ e @rest_donatario, no Instagram. Acesse também www.donatario.com.br e conheça nosso cardápio, preparos e as unidades da rede.

Produtores rurais poderão refinanciar dívidas com juros de 8% ao ano

Produtores rurais e cooperativas de produção que tiveram problemas climáticos ou de comercialização poderão ter acesso a uma nova linha de crédito para refinanciar a dívida. Em reunião extraordinária nessa terça-feira (15), o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu as condições para o novo financiamento.

Nessa modalidade, chamada de composição de dívidas, os bancos concedem novo crédito para a liquidação integral de débitos. Ao todo, o governo vai oferecer até R$ 1 bilhão para a composição de dívidas de empréstimos de custeio e investimento rural contratadas até 28 de dezembro de 2017.

Cada produtor só poderá contrair até R$ 3 milhões para a composição de dívidas, com juros efetivos de 8% ao ano e prazo de pagamento de até 12 anos. O beneficiário terá 36 meses de carência, só começando a pagar a nova linha de crédito três anos depois da contratação.

Em nota, o Ministério da Economia informou que a composição de dívidas pretende permitir que os produtores e as cooperativas alonguem os prazos financiamentos contratados anteriormente, cujo cronograma original de pagamento foi dificultado por imprevistos climáticos ou problemas na venda da produção.

Agência Brasil

Porta-voz: Bolsonaro não vê em operação da PF ‘justa causa’ para deixar PSL

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros, disse na terça-feira (15), que o presidente Jair Bolsonaro não considera a operação da Polícia Federal contra o presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PE), “justa causa” para deixar a sigla.

“O presidente não entende como ‘justa causa’ (a operação da PF). Até porque seria como antever o futuro. E nenhum de nós é vidente em situações políticas”, disse Rêgo Barros.

Ainda segundo o general, Bolsonaro não sabia que a operação seria realizada hoje. Na terça-feira passada, Bolsonaro externou a crise ao pedir a um militante que “esquecesse o PSL” e dizer que Bivar estava “queimado para caramba”. No dia seguinte, Bolsonaro recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o diretor-geral da PF, Maurício Leite Valeixo.

Para o porta-voz, não há contradição em Bolsonaro atacar Bivar e fazer movimentos para a saída do PSL, mas manter no cargo de ministro do Turismo o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), denunciado por suposto caso de candidaturas laranjas na legenda.

“O presidente tem dado apoio ao ministro do Turismo e aguarda solução. No caso específico e pontual de hoje, Bolsonaro não há de comentar”, disse Rêgo Barros.

Segundo o porta-voz, Bolsonaro não decidiu se deixará o PSL. “Neste momento, o presidente avalia todas as possibilidades”, disse.

Rêgo Barros afirmou ainda que não há anormalidade em movimento do líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), de se unir à oposição para tentar obstruir votação da medida provisória que trata sobre a reformulação da estrutura do Poder Executivo.

“Entendemos que o que sai daqui do Poder Executivo é o melhor a ser apresentado aquela Casa, que caminha com as suas próprias pernas. Inclusive a parcela do partido que eventualmente possa não estar, num ponto específico, alinhado com as preferências de governo do presidente”, declarou o porta-voz.

Agência Estado

Mulher é puxada pelo mar e se afoga na Praia de Boa Viagem

Uma mulher de 20 anos se afogou na Praia de Boa Viagem. O susto aconteceu na tarde desta terça-feira (15), no Posto 6, perto do Edifício Acaiaca. De acordo com relatos de testemunhas, a moça estava tomando banho normalmente, a 200 metros da areia, quando sentiu o mar puxá-la para baixo. De imediato, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros entraram na água para resgatá-la. Em terra, a mãe e a filha da vítima observavam angustiadas.

De acordo com os Bombeiros, ela foi retirada do mar apresentando grau 2 de afogamento, mas consciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para auxiliar no socorro à vítima. De lá, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, onde ficará em observação. Ela está em estado estável, sem risco de vida, segundo a equipe da UPA.

Terceiro caso
O susto em Boa Viagem é o terceiro afogamento menos de uma semana. Na manhã do domingo (13), dois homens morreram na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana. Com 33 e 50 anos, as vítimas foram retiradas da água com parada cardiorrespiratória. Apesar dos esforços, morreram.

No mesmo dia, por volta das 11h30, um homem de 28 sumiu enquanto se banhava perto do Hotel Marinas, na Praia de Tamandaré, Mata Sul do estado. Os Bombeiros realizaram duas buscas – uma no domingo e outra na segunda-feira (14) -, mas somente no dia seguinte o corpo foi encontrado, com ajuda de banhistas.

Diario de Pernambuco

Ministro da Economia, Paulo Guedes cancela participação na reunião anual do FMI

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou sua participação na reunião anual do FMI (Fundo Monetário Internacional), que acontece esta semana em Washington, nos Estados Unidos.

A previsão era de que o ministro chegasse à capital americana na noite desta quarta-feira (16) para as reuniões do Fundo de quinta (17) a sábado (19), mas integrantes do governo brasileiro afirmam que o representante da equipe econômica será agora o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo. Ainda não há detalhes, porém, sobre a desistência de Guedes de participar dos encontros.

Aliados do Planalto afirmam que, de última hora, o ministro “sempre pode” mudar de ideia novamente, mas em sua agenda pública desta quarta já constam outros eventos e reuniões com senadores em Brasília. A última delas, no Palácio do Planalto, com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, às 18h30.

Em Washington, Guedes faria o discurso de abertura de um evento na sexta-feira (18), na Câmara de Comércio Brasil-EUA, onde falaria a empresários e investidores. Intitulado “Brazil Economic Conference”, a reunião acontece há vinte anos e coincide com o encontro anual de outubro do FMI.

Estava marcada ainda uma recepção em homenagem a Guedes na residência oficial da Embaixada do Brasil em Washington.

Além de Troyjo, viajam aos EUA o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e o do Banco Central, Roberto Campos Neto. Eles já estavam previstos na comitiva brasileira mesmo quando a presença de Guedes ainda era prevista.

Nesta terça (15), o FMI divulgou relatório em que elevou a projeção do PIB brasileiro em 2019, mas afirmou que “mais precisa ser feito” em termos de reformas fiscais e estruturais para que o país entre de vez em uma rota de crescimento econômico.

A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, afirmou que o Brasil “registrou alguma recuperação e melhora” nos índices econômicos este ano, com destaque para o avanço da reforma da Previdência no Congresso. No entanto, ponderou que as incertezas políticas que envolveram a negociação do projeto refletem de forma negativa nos números do país e que é preciso concluir as reformas para superar a crise.

“A reforma da Previdência está em progresso. Isso é bom mas, isso posto, mais precisa ser feito”, disse Gopinath em coletiva à imprensa em Washington. “Esperamos que, com mais reformas, as perspectivas melhorem.”

Folhapress

FMI reduz para 3% previsão de crescimento da economia mundial em 2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou para 3% a previsão de crescimento da economia global este ano — o menor índice desde a crise financeira de 2008. O FMI explicou que a revisão da projeção é necessária porque são maiores do que os efeitos da disputa comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China.

É o quinto trimestre seguido em que o FMI reduz a projeção do crescimento mundial. Desta vez, a diminuição é de dois décimos de ponto percentual em relação à previsão anterior, divulgada em julho.

Para a China, o fundo diz que o crescimento este ano será de 6,1%. Para o próximo ano, segundo o FMI, a economia chinesa crescerá 5,8%.

Pequim e Washington continuam a impor tarifas recíprocas, embora tenham feito um acordo de comércio parcial em negociações ministeriais na semana passada.

Quanto à economia do Japão, o Fundo Monetário Internacional antecipa um crescimento de 0,9% para este ano. Além disso, prevê que a redução dos gastos privados, em consequência do aumento este mês do imposto de consumo, limitará em 0,5% o crescimento em 2020.

Agência Brasil