Defesa de Lula apresenta prova da parcialidade da mídia na cobertura da campanha

Nesta segunda-feira (27/08), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir que a Rede Globo e as demais emissoras de televisão tenham isonomia na cobertura das campanhas eleitorais, dedicando a Lula o mesmo tratamento destinado aos demais candidatos à presidência.

A petição junta provas de fácil comprovação pública, demonstrando que as emissoras têm deliberadamente escondido a campanha de Lula e de seu vice e porta-voz, Fernando Haddad. Segundo o levantamento realizado pelos juristas referente aos telejornais que foram ao ar entre 20 e 24 de agosto, o Jornal Nacional dedicou exatos 21 segundos à coligação de Lula, tempo utilizado, ainda no dia 20/08, para comunicar que a emissora não cobriria a agenda do ex-presidente, sob o pretexto de Lula se encontrar preso.

No mesmo período, o Jornal Nacional dedicou um total de 5 minutos (um minuto por dia) para cobrir as campanhas de Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB); 4 minutos para Jair Bolsonaro (pois o candidato não teve agenda pública no dia 20) e 1 minuto para Álvaro Dias (Podemos), que está em um longínquo sexto lugar nas pesquisas de intenção de voto. A Rede Record e o SBT tampouco cobriram a campanha da coligação de Lula em seus telejornais.

A campanha de Lula percorre as ruas do Brasil desde a última semana, reunindo milhares de pessoas nas ruas dos estados da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. Lula, líder nas pesquisas eleitorais, também se comunica por meio de recados e visitas, que ocorrem regularmente às quintas-feiras.

A Lei eleitoral exige isonomia e veda que qualquer candidato tenha tratamento privilegiado nas concessionárias de rádio e TV. “Requer-se, na presente Representação, a concessão de liminar, para que seja ordenado às empresas representadas para, a partir da presente data, confiram a devida cobertura da campanha presidencial da Coligação O povo Feliz de Novo, por meio de sua agenda oficial, e do próprio candidato Lula, devendo ser conferido tratamento isonômico entre as atividades destes e as dos outros candidatos ao mesmo cargo, com inserções em mesmo horário e com a mesma duração”, diz o recurso.

Começam as sabatinas dos candidatos ao Governo do Estado no Fórum Caruaru

As entidades representativas da classe empresarial em Caruaru darão início às sabatinas com os candidatos a governador de Pernambuco. O primeiro candidato que irá participar da iniciativa será Maurício Rands (Pros), nesta quarta-feira (29/08), às 15h. O próximo postulante confirmado é Julio Lossio (Rede) que estará na cidade no dia cinco de setembro, às 15h. O Comitê Gestor do Fórum Caruaru – Eleições 2018 aguarda ainda a confirmação das agendas de Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB).

Os debates com os candidatos à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara Federal continuam. Nesta quinta-feira (30/08), os candidatos a deputado estadual Laura Gomes (PSB) e Tony Gel (MDB) participam às 19h e às 20h, respectivamente. Na sexta-feira (31/08), três políticos estão na programação: às 14h, o candidato a deputado estadual Edmilson do Salgado (PCdoB), às 15h, o candidato a deputado federal Otávio Caruaru (PRTB), e, às 16h, o candidato a deputado estadual Edjailson da Caru Forró (PRTB). Todas as sabatinas estão sendo sediadas pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), uma das entidades de classe organizadoras do evento.

Na primeira semana, o Fórum Caruaru recebeu os candidatos a deputado estadual e federal João Antônio (Novo), Delegado Lessa (PP), Fábio José (PMN), Ailza Trajano (PCdoB), Michelle Santos (PSol), José Queiroz (PDT), Wolney Queiroz (PDT), Silvio Nascimento (PSL) e Isaac Albuquerque (PMN).

O Fórum Caruaru – Eleições 2018 consiste em uma série de palestras e debates com candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara Federal com domicílio eleitoral na cidade. A iniciativa está sendo realizada pela Acic, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), o Movimento Polo Caruaru, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Centros Universitários Tabosa de Almeida (Asces – Unita) e UniFavip Wyden.

Armando propõe soluções para a crise na saúde

Uma nova abordagem sobre a saúde de Pernambuco, com uma gestão mais eficiente da rede, humanização do atendimento e mais atenção à prevenção, por meio de suporte aos municípios na gerência do Programa de Saúde da Família. Essas foram algumas das propostas apresentadas pelo candidato a governador da coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), durante sabatina na Rádio Folha, na manhã desta segunda-feira (27).

Durante o programa Folha Política, que teve duração de uma hora, Armando apresentou suas propostas para diversas áreas, mas deu tratamento especial à saúde, assegurando inclusive que vai fazer uma auditoria nos contratos com as organizações sociais (OS) que administram grande parte dos equipamentos da rede estadual.

“Precisamos saber qual o real custo que as OS têm e qual o benefício que oferecem. O sistema é mal gerido. Por isso, há sobrecarga nos hospitais e o que vemos são macas nos corredores das grandes emergências e enormes filas para simples cirurgias eletivas”, afirmou Armando, durante entrevista aos jornalistas Jota Batista, Jairo Lima, Renata Bezerra de Melo e Patrícia Raposo, todos do Sistema Folha.

“Precisamos de uma gestão eficiente. Ou seja, botar para funcionar o que já existe. Esse governo que aí está prometeu quatro grandes hospitais e não fez nenhum”, prosseguiu, lembrando que sua abordagem no trato com a saúde passa por quatro eixos: descentralização, melhoria da gestão, qualificação do serviço e humanização do atendimento.

Armando ainda propôs ações para reduzir a violência, melhorar a educação, oportunidade para os jovens e parcerias público-privadas. “No sistema prisional, como em várias ocasiões, o governo escolheu mal o parceiro privado. Nós propomos uma parceria com os municípios na forma de mini presídios, já que temos 30 mil apenados em um sistema em que só cabem 10 mil. Isso porque temos um baixo índice de elucidação de crimes. Menos de 10% dos inquéritos resultam em conclusão. Imagine se esse índice fosse maior”, afirmou.

Fernando Rodolfo recebe apoio de lideranças e da população por todo o Agreste

Fim de semana de atividades intensas pelo Agreste do Estado. Esse foi o ritmo de campanha do candidato Fernando Rodolfo (PHS), rumo à Câmara dos Deputados. Na sexta-feira, ele visitou a comunidade do bairro Riachão, em Caruaru, sua principal base eleitoral.

Durante a caminhada, Rodolfo foi carinhosamente saudado por crianças, jovens, mulheres, homens e idosos. Todos demonstraram carinho e apoio à candidatura, que surgiu do desejo do povo por mudanças. Após o encontro com os moradores do Riachão, o candidato foi até a cidade de Lajedo onde se reuniu com lideranças políticas do município.

Ainda na sexta-feira, Fernando Rodolfo caminhou com uma multidão pelas ruas do bairro do Magano, em Garanhuns. Em conversa com moradores, ele reforçou o compromisso, quando eleito, defender os mais necessitados. “Durante o tempo que fui apresentador de TV vivenciei de perto cada dor e sofrimento do povo e continuarei lutando firmemente por melhorias nos hospitais, nas escolas e pela segurança da população”, comentou.

No sábado pela manhã, o candidato visitou a Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), e conversou com feirantes e compradores. Acompanhado da militância e lideranças políticas, ele percorreu toda a feira, debatendo propostas de melhorias necessárias para o incentivo da agricultura familiar e do pequeno empreendedor.

No fim da tarde e noite de sábado, Fernando Rodolfo visitou o Sítio do Muricí, zona rural de Caruaru, para uma mega caminhada. Durante o ato, o candidato ia de porta em porta das residências e estabelecimentos comerciais ouvindo as reivindicações dos moradores da localidade. Segundo a população, o local está abandonado e pelo poder público. “Quero que você vença essa eleição para ser o nosso representante lá em Brasília. Está mais que na hora de renovar essa política e colocar gente nova como você para trabalhar para o povo em favor do povo”, disse uma moradora.

Campanha de vacinação e outros serviços serão oferecidos no Asces-Unita Portas Abertas

Diversos serviços desenvolvidos pelos cursos estarão à disposição da comunidade nesta quarta-feira (29), das 9h às 17h, no Asces-Unita Portas Abertas. O evento tem o objetivo de receber a população e dispor aquilo que sua estrutura e produção acadêmica proporcionam, como orientação jurídica, serviços de saúde, esportes e apresentações culturais.

Quem visitar a Asces-Unita poderá aproveitar para atualizar o calendário de vacinas, já que cerca 1050 doses serão oferecidas no combate a doenças como Sarampo, Difteria, Hepatite B, entre outras. Além disso, serão emitidos cartões do SUS, atualização e inclusão no Cadastro Único e emissão do número do NIS, além de avaliação nutricional, oficinas de esportes (basquete, futsal, badminton) e muitas outras atrações.

Além da comunidade local, o evento será aberto para as escolas públicas e privadas da região. Uma oportunidade para que os jovens estudantes conheçam o mundo acadêmico e um pouco do que fazem as profissões na prática. O Asces-Unita Portas Abertas receberá o público das 9h às 17h, no Campus II da Instituição, que fica localizado na Av. Portugal, Bairro Universitário.

Aposentados começam a receber 1ª parcela do décimo terceiro

Aposentados e pensionistas começam a receber nesta segunda-feira (27) a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro. De acordo com a Secretaria de Previdência, o depósito será feito junto com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018.

A estimativa é de que essa antecipação injete na economia do país R$ 20,7 bilhões em agosto e setembro. Segundo o INSS, 29,7 milhões de beneficiários terão direito a receber a primeira parcela do abono anual, que corresponde à metade do valor do benefício.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela. O tributo será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.

Tem direito ao décimo terceiro quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual.

Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.

Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.

Agência Brasil

Porto Digital seleciona nove startups para incubação em Caruaru

O Armazém da Criatividade – unidade avançada do Porto Digital em Caruaru – divulgou, na sexta-feira (24), as nove startups selecionadas para a terceira turma de incubação no Agreste pernambucano. O programa é uma iniciativa do parque tecnológico e incentiva o empreendedorismo em todo o Estado.

Durante a incubação, os empreendedores passarão por 12 meses de capacitação por meio de assessorias, workshops e treinamentos. O processo de incubação no Armazém da Criatividade já contou com 17 diferentes empreendimentos voltados às áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, como a plataforma Vende Moda, o portal Caruaru No Face, a Line Ateliê Criativo e outras.

Confira as startups selecionadas:

Amiga da Noiva – Serviço para cotação de orçamentos com fornecedores para casamentos.

Design Only For You – Sistema de recomendação e automação de moldes sob medida para vestuário infantil dedicado a crianças com sobrepeso, que comumente possuem dificuldades para encontrar boas peças.

Marina Pacheco Atelier – Atelier de criação e reciclo de vestuário para disseminar a sustentabilidade e consumo consciente.

Marinas – Plataforma digital para criação de peças Resort Wear (moda praia), com banco de estampas exclusivas para empresas.

MedDay – Plataforma de democratização da saúde que busca, por meio de aplicativos inovadores, oferecer saúde de qualidade com preços acessíveis à população.

Microcrédito para Cirurgias e Procedimentos de Saúde Eletivos – Solução de microcrédito, com baixa taxas de juros, destinado às pessoas de baixa renda e/ou hipossuficientes, para realização de cirurgias e procedimentos de saúde eletivos.

Moda Flix – Marketplace para unir fabricantes do Polo de Confecções, consultores e consumidores de moda de qualquer lugar do País, abrangendo desde o processo do pedido até entrega.

Oca – E-commerce de arte popular para o comércio da arte do povo, que tem na cultura popular sua principal raiz.

Projeto Incluir – Soluções para a educação especial e inclusiva por meio de uma coleção de livros, jogos e uma plataforma digital.

Unilever Brasil amplia licença paternidade flexibilizada para 40 dias

Dando continuidade ao seu compromisso de construir um futuro de igualdade entre homens e mulheres, a Unilever Brasil anuncia a extensão da licença paternidade flexibilizada de 20 para 40 dias. A iniciativa está diretamente ligada à visão da companhia de que a igualdade de gênero só será alcançada quando ambos os sexos tiverem as mesmas oportunidades, seja no trabalho ou em casa.

A sociedade está passando por um processo de transformação em que homens e mulheres têm papeis cada vez mais equilibrados em casa e no mercado de trabalho. “As empresas são importantes agentes de transformação social e devem fomentar esse movimento. Por isso, a nossa decisão em aumentar para 40 dias o período da licença paternidade flexibilizada. Queremos estimular a maior participação do homem no cotidiano familiar e acreditamos que podemos fazer cada vez mais.”, afirma Luciana Paganato, vice-presidente de recursos humanos da Unilever Brasil.

Apresentada em 2016, a licença parental flexibilizada permite mais liberdade no planejamento familiar na medida em que pais e mães podem escolher como e quando usufruir a extensão, dentro do primeiro ano do bebê A iniciativa está em linha com a estratégia global de diversidade da Unilever e com a missão social da marca Dove Men +Care, que reconhece a importância do cuidado em um momento tão fundamental como o momento em que o homem se torna pai. A ampliação da licença paternidade ainda soma à outras ações que procuram produzir equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tais como: berçário, plataforma digital com dicas e orientações para o planejamento da gravidez, horário de trabalho flexível, friday free e home office.

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica, de cuidados pessoais com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 161 mil funcionários e gerou vendas de € 53.7 bilhões no ano de 2017. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.

No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:

– Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020.
– Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030.
– Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas de vida sustentável da empresa estão crescendo 50% mais rápido que o resto do negócio e entregaram mais de 60% do crescimento da empresa em 2016.

A Unilever ocupou o primeiro lugar em seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2017. No índice FTSE4Good, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2017 pelo sétimo ano consecutivo e alcançou quatro ratings A em Mudanças Climáticas, Água, Florestas e Envolvimento de Fornecedores no relatório da Rede Global de Sustentabilidade 2018 da CDP. A Unilever comprometeu-se a tornar-se positiva em termos de carbono em suas operações até 2030 e a garantir que 100% de suas embalagens plásticas sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

No Brasil, há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Para obter mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br

13ª Super Mix supera expectativas e atinge público de 22 mil pessoas

A 13ª edição da Super Mix superou todas as expectativas. Cerca de 22 mil visitantes passaram pelos corredores durante os três dias de eventos e 123 expositores apresentaram serviços e produtos no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A feira, considerada a maior do segmento no Norte/Nordeste, é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes).

“Conversei com vários expositores e todos me confirmaram estar muito satisfeitos com a feira. Muitos negócios foram fechados e, seguramente, muitos serão concluídos depois com o fim do evento”, comemorou o presidente da Aspa, José Luiz Torres. E completou: “A Super Mix é sempre feita com muita organização e este ano não foi diferente. A forma como a feira foi organizada facilitou a circulação de pessoas pelos corredores, permitindo a interação entre as pessoas, deixo-as mais à vontade”, salientou o presidente.

A consultora da Ingá Vinhos, Mirela Teixeira, foi uma das expositoras que aprovou o evento. “A nossa participação foi muito importante, pois pudemos prospectar clientes, demonstrar produtos novos que estão chegando ao mercado e fazer promoção da marca. Foi 100% do que estávamos esperando, o evento este ano foi melhor do que o ano passado”, ressalta.

Destaque na programação deste ano, as palestras e workshops agradaram o público, que prestigiou e lotou o auditório central da feira em todas as sessões. Entre os destaques, a palestra sobre orgânicos ministrada pelo ator e empresário Marcos Palmeira, que mantém uma fazenda de produtos agroecológicos no Rio de Janeiro, a Vale das Palmeiras.

O talk show apresentando pelo jornalista especialista em economia Fernando Castilho, que conversou com empresários que se destacam em seus setores de atuação por apresentarem ideias inovadoras, foi outro ponto alto da programação. Entre os entrevistados, a diretora da Rishon Cosméticos, Marcelle Sultanum e o gerente de trade marketing da M. Dias Branco, Marcus de Jesus. “Com temas atrativos e importantes para quem trabalha no mercado atacadista distribuidor e varejista, conseguimos atrair uma boa quantidade de pessoas que participaram e interagiram com os palestrantes”, destaca a coordenadora da Super Mix, Paula Valéria.

Não foi diferente com os workshops de panificação e pastelaria realizados na Cozinha Prática da Bunge, que reuniu um grande público no estande da empresa alimentícia durante os três dias de evento. O sucesso também se deu pela participação de dois auxiliares de cozinha com Síndrome de Down e uma jovem com deficiência visual, que ajudaram os chefs Alex Cassimiro e Guilherme Guerra nas preparações.

Além dos três ajudantes dos workshops, a feira também contou com a atuação de cadeirantes, idosos e pessoas com Síndrome de Down na recepção e credenciamento, mostrando que inclusão social é uma das bandeiras importantes defendidas pela Super Mix. O consultor em acessibilidade, Artur Mendonça, tratou de deixar o espaço livre de barreiras que pudessem impedir o livre acesso de pessoas com deficiência.

“Sem dúvida um dos maiores destaques da Super Mix é a união que ela promove entre os atores da cadeia do abastecimento. No evento estão juntos produtores, indústrias, fornecedores, distribuidores e a ponta, que é o supermercado. Estarmos aqui, todos juntos, nos possibilita estreitar laços e atualizar os conhecimentos sobre novos produtos, serviços e tecnologias, e no fim das contas ganha o consumidor. Parabéns a todos nós pelo grande sucesso que foi a Super Mix 2018”, destaca o presidente da APES, Edivaldo Santos.

Criado no ano passado, o Mercado Modelo foi um dos locais mais visitados do evento. O mercado mostrou tudo o que há de mais moderno em equipamentos, design e layoutização para supermercado e varejo, como o self checkout e cofres inteligentes para o segmento.

Com o tema “Agentes de distribuição fortalecendo o Brasil”, a feira de negócios Super Mix trouxe o que há de mais inovador em produtos e serviços, além de oferecer capacitações sobre temas atuais para os empresários do segmento atacadista e supermercadista.

Tasquinha do Tio com ‘Linguado’ e ‘Escondidinho’ no almoço executivo

Para abrir a semana com pratos deliciosos, o Tasquinha do Tio, oferece duas opções para esta segunda-feira (27). A primeira é o ‘Linguado Delícia’. Ele vem acompanhado de purê de batata, banana grelhada, molho branco e queijo parmesão. O prato custa apenas R$25,00

A segunda opção é o ‘Escondidinho de charque’, que vem acompanhado com purê de batata e arroz branco. Todos os pratos executivos do Tasquinha do Tio, acompanham suco de limão ou pudim de leite. O Valor desse prato é R$32,00.

O Tasquinha do Tio funciona de 10h às 22h, no térreo do Shopping Difusora.