Conab demonstra ferramentas da política agrícola brasileira na Bolívia

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentarão, para representantes do governo boliviano, as ações do Brasil na execução de políticas públicas de apoio à produção e comercialização agrícola. A ação começa hoje e segue até sexta-feira (11), na cidade de La Paz.

A ideia é capacitar representantes daquele país sobre as principais ferramentas para elaboração das políticas agrícolas brasileiras, como os levantamentos de dados agrícolas, com destaque aos mecanismos de elaboração do custo de produção e as análises de mercado.

Durante a viagem, os técnicos também farão um diagnóstico das necessidades bolivianas para verificar as possibilidades de ação. A partir deste mapeamento, serão elaborados cursos para capacitação futura dos agentes com o objetivo de fortalecer o setor agrícola do país.

Os bolivianos também mostraram interesse em outro importante instrumento utilizado pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar no país: a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Por meio dessa política, a Conab consegue garantir uma remuneração mínima aos produtores quando os preços de mercado estão muito baixos, e regular o abastecimento quando há expressivas altas nos valores nos mercados.

No mês passado, outro representante da Companhia já havia feito uma primeira demonstração das ações da empresa voltadas para a agricultura familiar, também prevista nas ações de capacitação. A troca de experiências faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre os dois países.

Pedidos de empréstimos para novos negócios aumentam 132%

Levantamento da Lendico, fintech especializada em crédito pessoal online, que consegue analisar o comportamento do tomador de crédito por meio de sua plataforma, comparou perfis de consumidores que procuraram por crédito entre abril de 2017 e abril deste ano.A Lendico recebe mais de 160 mil pedidos de empréstimo por mês e constatou que o número de empréstimos cresce não apenas para quitação de dívidas.

De acordo com o levantamento, o número de pedidos de empréstimos para novos negócios cresceu 132% no período analisado. Ainda no que se refere a negócios, a Lendico detectou uma elevação de 67% nas solicitações de empréstimos destinados a investimentos em empresas.

Motivo
O aumento da quantidade de empréstimos para estes fins pode ser explicado pelo crescimento do número de empreendedores neste ano e também em 2017. Os microempreendedores individuais (MEIs), por exemplo, vêm alavancando o número de novas empresas no Brasil. De acordo com o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em fevereiro deste ano, o número de MEIs cresceu 14,4% em relação a igual período de 2017, representando 82,5% das empresas criadas.

Sobre a Lendico
Atuando no Brasil desde julho de 2015, a Lendico já emprestou mais de R$ 220 milhões em crédito pessoal online no país. São mais de 30 mil clientes atendidos com taxas personalizadas e encontrando todas as facilidades de um serviço totalmente digital. Correspondente do Banco BMG, em 2018 a fintech fez parceria com o Banco CBSS e passou então a atender um público ainda maior.

Copa do Mundo será vivenciada no Shopping Difusora com projeto especial

Shopping Difusora_Divulgação

No ano de 2018, a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos a nível mundial promete mexer com os corações dos torcedores, sobretudo dos brasileiros. Mediante toda essa mobilização, o Shopping Difusora não poderia ficar de fora. Programado para ser lançado na próxima quinta-feira, 10 de maio, a Seleção Difusora promete chegar com tudo, oferecendo muitas atividades temáticas para o público.

Concentrado no terceiro piso do mall, a Seleção Difusora entra em campo com vários ambientes inteiramente preparados para o evento. No dia do lançamento será inaugurada a exposição ‘Paixão Mundial Copa do Mundo’, com camisas oficiais das principais seleções de futebol do mundo. Ao todo, mais de 80 camisas estarão dispostas pelos corredores. Essa é a primeira vez que Pernambuco recebe a exposição que, por sinal, já passou por outras capitais brasileiras. A visitação é gratuita.

No Shopping Work, espaço que fica localizado ao lado da Praça de Alimentação do terceiro piso, uma verdadeira central da copa será montada. Por lá, o público vai poder acompanhar o placar dos jogos por meio de uma tabela gigante, além de contar com área de recreação para pessoas de todas as idades. Entre as atrações estão: mesa de jogos, totó, futebol de botão e uma trave de pênaltis.
Para que a festa fique completa, só falta mesmo um lugar especial para acompanhar os jogos, certo? Pois esse espaço também faz parte do projeto Seleção Difusora. Dessa forma, um telão gigante será a janela do torcedor para a Copa do Mundo. Os principais jogos da competição, o que incluirá os da seleção Brasileira, serão exibidos. Lembrando que este ano a Copa do Mundo terá a Rússia como sede.

“Esse é um grande projeto que promete tornar o Shopping Difusora o local de encontro de muitos torcedores. Por aqui, além de ter diversão para toda a família, o torcedor pode marcar com os amigos para acompanhar a transmissão dos jogos ou quem sabe se divertir em família. Independente da escolha, teremos opções para todos os gostos”, destaca o gerente de Marketing do Shopping, Welter Duarte.

Para marcar o lançamento da Seleção Difusora, um grande encontro está sendo preparado. Como o assunto é futebol, nada melhor do que contar com a presença de dois craques. E os escalados para estarem presentes no momento são os jogadores Ricardo Rocha e Araújo. Além de compartilhar histórias ligadas ao futebol, os jogadores atenderão a imprensa e os convidados.

Pesquisa mostra que pessoas casadas têm dificuldade em reconhecer sentimentos de tristeza no cônjuge

Você sabe dizer se seu (sua) parceiro (a) está feliz, triste, de bom ou de mau humor? Você se atenta a isso no dia a dia? Se você respondeu que não, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa da Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos, apontou que a maioria das pessoas casadas ou que estão em relacionamentos estáveis tem dificuldade em reconhecer os sentimentos de tristeza nos (nas) parceiros (as).

O estudo acompanhou 51 casais, que relataram em diários os estados de humor seus e dos (das) parceiros (as) ao longo de sete dias consecutivos. O levantamento demonstrou que as pessoas tendem a presumir que o outro sente a mesma coisa ou está exatamente no mesmo patamar emocional, o que dificulta a percepção de momentos de tristeza, principalmente quando essas situações não estão diretamente ligadas ao relacionamento.

Para a psicóloga Marina Simas de Lima, terapeuta de casal e família e cofundadora do Instituto do Casal, a sensibilidade para perceber o que o outro está sentindo ou como está se sentindo é fundamental em um casamento.

“No dia a dia, com a agenda lotada e o tempo escasso, acabamos deixando de lado esse olhar mais atento ao outro. Assim, com os olhos voltados para as distrações que temos, como celular e TV, acabamos não voltando nossa atenção para o (a) parceiro (a) e tendemos a pensar que está tudo bem ou igual, basicamente foi isso que a pesquisa mostrou”.

“Além disso, é mais fácil perceber essas emoções negativas quando elas estão ligadas ao relacionamento. Mas, muitas vezes as pessoas sentem tristeza por motivos que não têm nada a ver com a vida a dois. Pode ser um problema no trabalho, um problema familiar, de saúde, etc. As mulheres nem sempre estarão de mau humor ou tristes porque estão na TPM, por exemplo”, comenta a psicóloga Denise Miranda de Figueiredo, terapeuta de casal e família e cofundadora do Instituto do Casal

Sentir-se apoiado é fundamental

A pesquisa deixou claro que grande parte dos casais sente dificuldade em perceber quando o humor do outro mudou e isso é um dado muito importante. “Essa percepção é parte do investimento de que tanto falamos. Ou seja, da dedicação ao relacionamento para que ele dê certo. Se meu (minha) parceiro (a) está triste, é meu papel perguntar e entender o que está acontecendo”, diz Denise.

“Quando isso não acontece, ou seja, quando um dos parceiros é indiferente ao sofrimento do outro, pode criar um enorme abismo nesse relacionamento. “A pessoa pode pensar que não é mais amada, sendo este o terceiro medo mais frequente dos casais brasileiros, segundo nossa pesquisa sobre satisfação conjugal” comenta Marina.

Dicas das Especialistas

1-Comunicação é fundamental: Infelizmente, segundo outra pesquisa do Instituto do Casal, 61% dos casais brasileiros dedicam uma hora ou menos por dia para conversarem sobre o relacionamento. “A comunicação é extremamente importante na vida do casal e precisa de investimento, dedicação. Sem isso, é improvável mesmo que possamos reconhecer que nosso (a) parceiro (a) não está bem”, reflete Denise.

2- Preste atenção no outro: Faça perguntas, tente se colocar no lugar dele (dela) e evite presumir o que ele (ela) está sentindo. Pergunte se está tudo bem quando o outro está um pouco mais quieto ou parece distante, pois perguntar é uma maneira de garantir que a outra pessoa se sinta acolhida e amada”, orienta Denise.

3- Treine sua própria comunicação: Lembre-se de que ninguém tem o poder de ler mentes. “Então, se você precisa de ajuda e o outro não percebeu, fale. Peça apoio, diga que quer conversar. Como o relacionamento é, muitas vezes, a principal fonte de apoio que temos no dia a dia, saber identificar e compartilhar momentos de tristeza, assim como os de felicidade, pode fazer uma enorme diferença na vida a dois”, concluem as terapeutas.

Tereza Albuquerque realiza aulão sobre discurso biopolítico do corpo em Caruaru

tereza

No dia 19 de maio a professora de redação e linguagens, Tereza Albuquerque, referência no ensino de disciplinas isoladas no Recife, vem a Caruaru para promover um aulão. O foco é em estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos e terá como tema “Da pop art ao performático: um discurso biopolítico sobre o corpo”.

O aulão é totalmente interativo, irá permear o universo pop e o culto ao corpo, analisando da Pop Arte até a Performance, das 8h às 13h, no Teatro Difusora, no Maurício de Nassau. Os ingressos custam R$ 20,00 para alunos e R$ 40,00 para o público em geral, e podem ser adquiridos no CADE Vestibulares e no Espaço Marcos Barros.

Na edição passada, realizada no Shopping Recife, foram mais de 400 alunos participando do evento.

Empreendedorismo feminino: como a maternidade tornou três empreendedoras melhores gestoras

A capacidade de resolução de conflitos, excelente visão de longo prazo, talento para comandar equipes multiprofissionais e empatia – essas são algumas das características femininas valorizadas por empresas nacionais e internacionais; são, também, atributos presentes em empreendedoras de impacto social. Mas, quando se tornam mães, quais são os novos aprendizados dessas mulheres que se tornam trunfos na condução dos negócios? A Artemisia convidou Helo Paoli, Letícia Spina Tapia e Denise Asnis a apontarem como a experiência da maternidade impactou na gestão de suas empresas. Erê Lab, Creche Segura e TAQE são negócios de impacto social inovadores, que têm em comum a aceleração da Artemisia e a liderança de mulheres que tornaram a experiência da maternidade em instrumento para uma gestão de excelência.

Em parceria com Roni Hirsch, em 2014, Helo Paoli fundou a Erê Lab – negócio que desenvolve mobiliários urbanos lúdicos que potencializam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças na primeira infância. Hoje, a empreendedora comanda a empresa que cria, produz e instala objetos de pequeno, médio e grande portes, que exploram temas como brasilidade, para serem instalados em praças, parques e espaços ociosos das cidades. O mobiliário criado por Helo e Roni fortalece o senso de cidadania, o respeito ao espaço público e estimula as interações entre pais e filhos nesses ambientes.

Segundo a empreendedora, desde a década de 1970 não existe uma política de mobiliário urbano no Brasil; hoje, há um sucateamento dos playgroundsexistentes que levam a criança a ficar dentro das casas ou de condomínios. “Queremos criar condições para termos as crianças brincando na rua. Acreditamos que as crianças que vivem em comunidades também precisam brincar em espaços saudáveis, com design acessível e com conteúdo, fortalecendo a autoestima da população e o sentimento de pertencimento em relação à região onde vive”, afirma. A empresa atua com matéria-prima sustentável – madeira certificada, ferro, materiais reciclados industrialmente e tintas à base de água – que resultam em playgroundsinovadores para espaços de convívio e interação entre crianças e adultos.

O impacto social da solução está atrelado ao estímulo que envolve o brincar de crianças com os pais – trabalhando o desenvolvimento cognitivo e psicomotor na primeira infância – fase que influencia o raciocínio, habilidades e comportamentos futuros. Estimular o desenvolvimento neste período tem o poder de mudar a vida de uma pessoa, resultando em aumento da capacidade de aprendizagem e possibilitando melhores oportunidades profissionais futuras.

Sobre os aprendizados da maternidade, incorporados ao negócio, Helo afirma que quase tudo da maternidade pode ser aplicado na rotina de empreendedora.“Empreender e ter mais um primogênito, com todas as inseguranças de uma mãe de primeira viagem! Como com os filhos, vamos aprendendo mais sobre eles e sobre ser mãe – com os negócios não é diferente. Conforme o tempo passa, o domínio sobre aquilo que se faz aumenta e o conhecimento sobre seu mercado também. Todas aquelas certezas que você tinha sobre como ser mãe e que na prática não foram nada daquilo, pois é… também valem ao empreender. Educar é difícil, dá trabalho. Empreender e colocar um negócio em pé e, nesse contexto, você os segura nas mãozinhas até que eles consigam andar sozinhos. Você doa tudo que sabe para que eles cresçam – e aprende muito mais com o crescimento deles. Como dizia a minha mãe, quando eles crescem as preocupações não diminuem apenas mudam. A rotina de empreender é como a maternidade, exige disciplina, atenção, jogo de cintura, pulso firme, doação e muito amor! Se você pretende empreender em um negócio de impacto social então, aí é tipo coração de mãe!”, analisa.

Letícia Spina Tapia, empreendedora da Creche Segura

Com foco nos profissionais de escolas, o negócio de impacto social Creche Seguraatua na capacitação em primeiros socorros e prevenção de acidentes. A empresa busca favorecer a realização de um pronto-atendimento seguro; diminuir o risco de acidentes; promover a preservação da vida e saúde da criança; e diminuir o índice de mortalidade apresentado nos acidentes em creches e escolinhas. Na base do trabalho, profissionais da saúde com mais de 10 anos de experiência; material didático de excelência, relatório com o diagnóstico de problemas e sugestões para solucioná-los; reciclagem via ensino à distância após um ano de capacitação; e atuação em creches de diferentes portes.

“Sou mãe recente, meu bebê acabou de completar três meses. Sigo com a Creche Segura e, graças a Deus, ampliamos nosso alcance a cada ano. Nesse ano, a maternidade me limitou, ao menos neste primeiro semestre, e precisei postergar as formações e palestras para o semestre que vem. Mas, sigo respondendo e-mails e acompanhando o curso Ensino a Distância. Para isso, a maior lição da maternidade foi aprender a administrar o tempo. Esse tempo se tornou muito limitado, o que me forçou a estipular horário para abrir e responder e-mails, além de manter foco no planejamento do dia, pois qualquer dispersão para outros assuntos (fora do planejado) pode comprometer a programação prevista. Acho que daqui em diante a administração eficaz do tempo será meu maior aprendizado”, detalha Letícia.

Denise Asnis, mãe de Mariana e Lucas, cofundadora da TAQE

Criado em 2016 por Denise Asnis – em parceria com Renato Dias e Ernesto van Peborgh – a TAQE é um aplicativo que prepara as pessoas para o mercado de trabalho e oferece vagas de emprego associadas ao perfil do candidato. Com aulas e testes interativos, a partir de um aplicativo, as pessoas descobrem o próprio potencial, ganham pontos e desbloqueiam vagas de emprego reais, tornando a qualificação e a busca por trabalho algo divertido.

Sobre o aprendizado transferido da maternidade para o empreendedorismo, Denise aponta o fato de se permitir ser vulnerável – o maior desafio, o maior aprendizado e, ao mesmo tempo, a maior benção que a maternidade desencadeou na empreendedora. “A vulnerabilidade de me tirar do lugar de quem tudo sabe; de que o meu modo de ser é a única verdade. Ser vulnerável para perceber que mais aprendo que ensino na convivência com meus filhos. Ser vulnerável para saber que, mesmo que quisesse eu não conseguiria aprisionar meus filhos ao meu ‘mundo’. Eles não são meus, vieram para ser livres e para exercer a sua própria missão de vida. Eles não vieram para me ensinar, sou eu quem aprende com eles.”

Segundo Denise, na vida profissional, como empreendedora, percebeu o quanto é importante ser vulnerável. “Especialmente para que eu me permita sair do lugar das certezas, sair do lugar de que tudo posso controlar. Eu me dou conta da riqueza que é estar aberta a ouvir, mais do que a impor minhas opiniões ou ideias originais. A abundância que surge quando abrimos espaço para que se estabeleça um ambiente de trabalho no qual os colaboradores encontram espaço para se conhecer – e ter condições de trabalhar alinhados ao propósito de vida – para que possam ser o que quiserem, é fruto da consciência que tenho a respeito da minha vulnerabilidade. Tenho percebido que com isso ganho eu, ganham as pessoas que trabalham nas nossas equipes e ganham os nossos clientes.

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 100 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br

Delegado Lessa lança pré-candidatura a deputado estadual

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Em um ato que marcou o início de sua pré-candidatura a deputado estadual, o Delegado Lessa reuniu mais de 300 pessoas para prestigiar a 2ª Feijoada da Família. O evento ocorreu no Espaço Foutaine, em Caruaru, na tarde do último sábado (05 de maio).

Lideranças de cidades como Caruaru, Gravatá, Bezerros, São Caetano, Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, São Benedito do Sul, Recife, entre outras, prestigiaram a Feijoada.

Na ocasião, o Delegado Lessa apresentou as três bandeiras básicas de sua pré-candidatura: eficiência na segurança pública; combate à corrupção e defesa da família. “As pessoas estão cansadas de uma política velha, baseada na troca de favores. Queremos uma política nova, que preze pela excelência no serviço público e atenda aos anseios da sociedade”, declarou o Delegado Lessa.

O Delegado Lessa,em 2016, obteve 41.102 votos para o cargo de prefeito.

Caruaru é a próxima parada da Super Mix Itinerante

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A Capital do Agreste é a quarta cidade de Pernambuco a receber a Super Mix Itinerante, promovida pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES). A caravana da feira chega a Caruaru no dia 17 de maio, das 16h às 22h, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra.

Entre as palestras programadas, uma delas vai orientar como calcular o ICMS, PIS/COFINS, imposto de renda e a contribuição social, custo operacional, categorias do produto e as tendências de consumo. Quem vai falar sobre tudo isso é o diretor da empresa caruaruense Team Contabilidade Assessoria, Adilson Araújo. A consultora fiscal da empresa Inteligência Fiscal, Janayna Fernandes, vai tirar todas as dúvidas sobre a NCFe Modelo 65, a nova nota fiscal de consumidor eletrônica.

Além deles, a tarde contará com a especialista em neuromarketing Mônica Leão, detalhando como qualificar a experiência de compra do cliente. “Vou mostrar a diferença entre um supermercado que vende produtos para um que vende soluções para os clientes e a necessidade de modernização dos estabelecimentos”, salienta.

O gerente comercial do Senac Caruaru, Anselmo Oliveira, apoiador do evento, destaca a movimentação econômica que um evento como a Super Mix Itinerante traz para a cidade. “A feira já foi sediada em outros espaços em Caruaru e nós temos a oportunidade de receber uma versão diferenciada, que é a Itinerante. A parceria da Super Mix com o Senac não é algo recente e estamos fortalecendo ainda mais esses laços”, explica.

O evento contará ainda com uma minifeira para exposição de produtos e serviços e uma rodada de negócios para fortalecer o relacionamento entre os empresários dos setores atacadista, supermercadista e de food service da região.

Em junho, a feira chegará a Carpina, no dia 5, e a Palmares, no dia 7. A caravana já movimentou Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro, gerando cerca de um R$ 1 milhão em negócios.

Já a 13ª edição da Feira de Negócios Super Mix está marcada para de 21 a 23 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife. Trata-se da maior feira setorial do Norte/Nordeste e a terceira maior do Brasil. De Caruaru, já garantiram presença no evento Vitamassa, Iacil, Cardeal e Caruaru Polpas.

SERVIÇO

SUPER MIX ITINERANTE EM CARUARU – 17/5, das 16h às 22h, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Av. Maria José Lyra, 1000, Indianópolis – Caruaru). Inscrições gratuitas no local ou pelo telefone (81) 9 8985-1884.

Milagres na obstetrícia inspiram livro de médico pernambucano

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O ginecologista obstetra Glaucius Nascimento lança, às 16h30 do próximo dia 12, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, o livro “Milagres que a obstetrícia me proporcionou”. A obra é dividida em duas partes. Uma delas é reservada ao caso de Michelle e Maysa, cesariana perimortem noticiada no Brasil e no mundo. Já a segunda parte, traz outros casos clínicos marcantes relacionados à gravidez e ao nascimento vividos nos quinze anos de carreira do obstetra.

No livro, o autor não trata apenas sobre medicina e obstetrícia. Fala também sobre nascimento, renascimento e espiritualidade, respeitando a diversidade das religiões sem deixar de demonstrar o quanto a fé é importante na vida de tantas pessoas. Segundo o médico, a obra é voltada para a população em geral, casais que desejam engravidar, casais com inúmeras perdas gestacionais e profissionais de saúde.

“Foi a persistência destes casais e profissionais que fizeram a diferença na minha vivência médica. A experiência prática me proporcionou participar de momentos singulares em minha vida pessoal e em casos clínicos surpreendentes relacionados à gravidez e ao nascimento”, revela Glaucius. “Espero que nosso livro, digo “nosso” porque foi escrito por mim e por vários pais e profissionais de saúde, ajude os diversos casais no sonho de alcançar a maternidade tão desejada”, diz o obstetra.

Glaucius promete aos leitores muita emoção com os relatos de casos admiráveis. “As narrativas vão ficar gravadas na memória do leitor”, afirma ele. O livro é prefaciado pelo cardiologista Roque Savioli, autor do best-seller Milagres que a medicina não contou, e também pelo padre Airton Freire, da Fundação Terra. A obra chega às livrarias pelo valor de R$ 34,90.

Serviço

O quê: Lançamento do livro Milagres que a obstetrícia me proporcionou

Dia: 12/05/2018

Hora: Às 16h30

Local: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Shopping RioMar

Valor: Entrada gratuita

Mais informações a partir do e-mail: drglauciusnascimento@gmail.com

54% dos brasileiros acham difícil contratar empréstimos e financiamentos

O Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 54% dos consumidores brasileiros consideram difícil contratar empréstimos ou linhas de financiamento para fins pessoais. Entre os indivíduos das classes C, D e E essa percepção é ainda maior e atinge 59% dos entrevistados. Já entre as classes A e B, o percentual é de 36%. De acordo com a sondagem, apenas 11% dos consumidores avaliam o processo como fácil.

Retrato de um cenário restritivo por parte das instituições financeiras e do comércio em geral, é que 17% dos brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem fazer uma compra parcelada no último mês de março, sendo o principal motivo a existência de apontamentos de inadimplência em seu nome, com 8% de menções. Há ainda casos em que a falta de comprovação de renda ou renda insuficiente (5%) inviabilizou a concessão de crédito.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, com a inadimplência em patamar elevado e desemprego, os bancos e financeiras têm restringido o crédito no mercado, o que dificulta a contratação por parte do consumidor. Mas as concessões já começam a reagir em meio a retomada da economia, depois de um período prolongado de escassez de crédito ocasionado pela crise. “Na década anterior, o crédito foi o motor da economia. Porém, nos últimos anos, a inadimplência avançou bastante em razão das dificuldades impostas pela crise. Somente agora, as concessões começam a esboçar alguma reação. Ainda estamos longe do cenário pré-crise, mas a tendência é de melhora, principalmente porque a redução da Selic deve contribuir, em alguma medida, para destravar o crédito”, afirma a economista.

46% dos brasileiros tomaram crédito em março. Cartão é o mais usado

De acordo com o indicador, na passagem de fevereiro para março, cresceu de 41% para 46%, o percentual de consumidores brasileiros que utilizaram alguma modalidade de crédito. Os que não recorreram a recursos emprestados somam 54% da amostra. O aumento desse número fez com que a escala do Indicador de Uso do Crédito também apresentasse um crescimento de 3,5 pontos, passando de 26,2 em fevereiro para 29,7 pontos em março, embora ainda permaneça em baixo patamar. Pela metodologia do indicador, que varia de zero a 100, quanto maior o número, maior a utilização de crédito.

Os cartões de crédito (40%) foram o instrumento de crédito mais usado em março pelos brasileiros. Bastante à frente do segundo colocado, que é o crediário ou cartão de loja, com apenas 10% de menções. O cheque especial foi citado por 6% da amostra e o empréstimo por 6%. Há ainda, 4% de consumidores que buscaram financiamentos. “A facilidade, a comodidade e a popularidade do cartão explicam o fato dele ser a modalidade mais citada. O cartão de crédito é hoje um meio de pagamento usualmente aceito em diversos estabelecimentos, até mesmo entre os informais e, a tendência é que se consolide cada vez mais como a principal forma de pagamento dos brasileiros”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

26% dos usuários de cartão de crédito entraram no rotativo em março; valor médio da fatura supera os R$ 950

Entre os brasileiros que se utilizaram do cartão de crédito (40%) em março, a minoria (26%) conseguiu diminuir o valor da fatura. Para 36% ela se manteve em patamar estável na comparação com o mês anterior, ao passo que 33% observaram aumento no valor utilizado. O valor médio da fatura paga em março reportado pelos entrevistados foi de R$ 955.

O levantamento ainda revela que nem todos os usuários de cartão conseguiram pagar a fatura integral. No total, 26% acabaram entrando no rotativo, sendo que 15% pagaram um valor entre o mínimo e o total e 3% pagaram somente o mínimo. Outros 1% pagaram apenas um valor abaixo do mínimo estipulado. Questionados pelo SPC Brasil, 7% ainda não haviam realizado o pagamento no período da sondagem. Os que pagaram a fatura integral somam 71% da amostra.

As compras de supermercados lideraram entre os itens mais adquiridos via cartão de crédito, com 62% de menções – o que comprova que o cartão ganha popularidade mesmo entre compras corriqueiras e de baixo valor. Em seguida surgem os gastos com remédios e farmácia (48%), roupas, calçados e acessórios (38%), combustível (35%) e gastos com bares e restaurantes (31%).

46% dos consumidores admitem viver no limite do orçamento

Sobre a própria situação financeira, a maior parte dos brasileiros disse viver no ‘zero a zero’, ou seja, não devem, mas também não possuem sobras de dinheiro no orçamento. Essa é a realidade para 46% dos entrevistados. Em situação ainda mais complicada estão 32% dos consumidores, que disseram estar com as contas ‘no vermelho’ e sem condições de honrar compromissos assumidos. Apenas 15% garantem ter sobras no orçamento, sendo que 13 % pretendiam poupar e 2% pretendiam gastar.

Questionados sobre os motivos da dificuldade financeira, 48% dos que estão no vermelho disseram que os itens de consumo estão muito caros e corroem parte da renda, ao passo que 24% tiveram queda nos rendimentos. Outros 24% alegam perda do emprego e 14% reconhecem descontrole dos gastos.

Metodologia

O Indicador abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Baixe a íntegra do indicador em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos