Priorizando ativos de menor risco, FI-FGTS retoma investimentos

Administrado pela Caixa Econômica Federal, o FI-FGTS é um fundo de investimento bilionário que aplica recursos do trabalhador em projetos de infraestrutura.

Após dois anos de interrupção na assinatura de novos contratos, o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FI-FGTS, tem planos para a retomada dos investimentos ainda esse ano.

A prioridade, atualmente, está nos ativos de menor risco, com isso, a tendência é de que também se limite a rentabilidade.

Esta nova fase significa o fim de um período, no qual as empresas de infraestrutura se afastaram do FI-FGTS, apontando para o retorno aos investimentos.

A maior parte destas empresas estão passando por dificuldades financeiras, e os recentes escândalos de corrupção ocasionaram no menor interesse em investir recursos em novos projetos.

Os eventos, como a crise econômica e as investigações de corrupção sobre empresas investidas, mexeram no desempenho e na rentabilidade das aplicações.

A partir de 2017, novas regras foram criadas e, em entrevista ao jornal Valor Econômico o vice-presidente da Administração e Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa, Flávio Arakaki, explica que elas pretendem, principalmente: aumentar a transparência e diminuir a interferência política.

As regras atuais estabelecem que a aplicação dos recursos deve ser realizada após editais públicos de chamamento de interessados. Com isso, a expectativa até dezembro de 2018 é que os contratos selecionados no primeiro edital sejam assinados.

Neste primeiro, a demanda foi de R$ 1,3 bilhão em projetos, em outros dois, posteriores a esses já foram selecionados mais de R$ 1,5 bilhão. O terceiro recebe propostas até 31 de agosto e a intenção dos administradores é de que o fundo invista R$ 7 bilhões ao todo por meio desses editais.

Apesar dessa recuperação do FI-FGTS, já se passou um ano desde o primeiro edital nesse novo modelo de investimento e não há sequer um contrato assinado.

Isso acontece devido a não apresentação de documentos e o não cumprimento de requisitos básicos. Os recursos ofertados pelas chamadas públicas pelo FI-FGTS ainda não foram esgotados. A tendência é que os novos editais sejam ainda mais familiares aos interessados e facilite esse processo.

“A reformulação do processo abre novas portas para os investidores, além disso, é uma forma de dar segurança e maiores certezas de rentabilidade aos investimentos”, explica Cristiana Castro, sócia do Leite, Tosto e Barros Advogados e especialista em Agências Reguladoras, Energia e Infraestrutura.

A expectativa é que para um futuro, os investimentos mais arriscados, chamado de “equity”, que incluem participações em empresas, voltem.

“As discussões precisam avançar ainda mais nesse ponto, até mesmo porque, com um grau de risco maior nos investimentos o retorno e os lucros são mais elevados, resultando em melhores rendimentos”, finaliza Tiago Lobão, sócio e especialista em Agências Reguladoras, Contratos, Energia e Infraestrutura.

Bienal Internacional do Livro 2018 terá Biblioteca Escolar Modelo

De 3 a 12 de agosto quem visitar a 25ª Bienal Internacional do livro, no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP, terá a oportunidade de conhecer uma Biblioteca Escolar Modelo.

Com cerca de 50 m², a Biblioteca Modelo conta com um rico acervo de livros, mobiliário arrojado, sistema informatizado para pesquisa e empréstimo de materiais, além de uma programação cultural, voltada para o incentivo à leitura. Sempre com a participação ativa de um bibliotecário, mostrando como uma biblioteca bem estruturada deve ser.

A ideia do estande, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região (CRB-8), é sensibilizar a população, os profissionais e as instituições sobre a Lei 12.244/2010, que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também determina que todos os gestores providenciem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado.

“Faltando menos de dois anos para o fim do prazo, ainda muito precisa ser feito, mas a lei foi um grande avanço e precisa ser aplicada. A Biblioteca Escolar é um direito de toda a sociedade. No Estado de São Paulo, há décadas, se ressente da falta de bibliotecas nas escolas públicas. A função do poder público é criar esses espaços fundamentais para que o estudante aproprie-se de informações e cultura em perspectiva crítica e criativa. Sempre com a presença do bibliotecário”, defende a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, Regina Céli de Sousa.

Mas é preciso ficar atento com a implantação em larga escala das Bibliotecas Escolares. Uma biblioteca escolar não se faz por um amontoado de livros. É preciso que haja padrões. Qual a quantidade mínima de publicações? Qual espaço físico precisa dispor para acomodar o acervo? Por que o acervo da biblioteca deve ser catalogado e estar ao alcance do usuário? É necessário ter internet? Qual horário ideal de funcionamento? Para responder essa e outras questões, o Conselho Federal de Biblioteconomia definiu os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares, por meio da Resolução CFB nº. 199 de 3 de julho de 2018. Esses parâmetros podem ser conferidos aqui: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1313

“Todos sabem da importância da biblioteca escolar, pois a leitura é um dos melhores instrumentos para disseminar ideias. Além de um bom acervo e equipamentos adequados, é fundamental a presença do bibliotecário para estimular que o aluno saiba selecionar, processar informações e estabelecer vínculos entre elas. Hoje, o bibliotecário, mais que um especialista técnico, desempenha um papel ativo, um agente de mudanças sociais”, explica Regina Céli.

Regina destaca ainda que a profissão de bibliotecário mudou muito nos últimos anos e que o profissional vem cada dia mais se especializando, adotando práticas inovadoras de incentivo à leitura, ação cultural e a tecnologia aplicada aos produtos e serviços da biblioteca.

Artigos: Novos públicos requerem novas empresas

As relações de consumo têm mudado muito e de forma bastante acelerada nas últimas décadas. Se, antes, para adquirir qualquer coisa, era necessário ir a uma loja; e, posteriormente, vieram as vendas por telefone; hoje, boa parte das transações já é feita pela internet. Acontece que essas relações de consumo – e o próprio relacionamento das marcas com seus clientes – têm sofrido alterações não mais por causa das tecnologias (ao menos não diretamente), mas por mudanças no próprio perfil do público consumidor.

Nas décadas de 1980 e 90, surgiu a chamada Geração Y, ou Millenials, aqueles que viram de perto o boom da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Hoje, eles têm entre 24 e 38 anos de idade, estão em idade economicamente ativa e formam boa parte da mão de obra nacional, ou seja, ainda têm influência sobre as relações de mercado. No entanto, já começa a despontar uma nova geração, a Z, ou Centennials. Estes são os nascidos entre 1995 e 2010, que já vieram ao mundo em meio à tecnologia e cresceram com ela. São os chamados nativos digitais. É com estes que as empresas precisam se preocupar ainda mais e dedicar atenção e estudo.

As gerações anteriores se adaptaram às ofertas. Com a Geração Z, de forma inversa, é o mercado que precisa se adequar aos clientes. Isso porque esse público está acostumado com a liberdade e as possibilidades de experiência personalizada que o ambiente digital oferece e leva isso para todas suas relações, inclusive as de consumo. Tudo precisa ser fácil, prático, rápido – instantâneo, até – e do jeito que eles querem, não como as marcas querem oferecer. Apesar de serem muito jovens, muitos ainda sem poder de consumo, são eles o futuro do mercado e os que possuem mais influência.

Esse novo panorama exige das empresas, principalmente, investimento na inovação. É preciso cativar o cliente de forma cada vez mais especial e diferenciada. Isso porque, no mundo multiconectado, você pode comprar o mesmo produto de uma empresa local ou de uma do outro lado do globo. Os fatores decisivos serão detalhes que farão a oferta mais atraente para cada cliente. Daí a importância de estar conectado com a clientela, analisando constante e reiteradamente as tendências de consumo, as necessidades do público-alvo, para atendê-las de forma inovadora e criativa. É preciso, mais do que nunca, ser “amigo” do seu cliente, criar laços e intimidade.

O mundo tem mudado cada vez mais rápido. O mercado, então, ganha novas “regras” constantemente e a tendência é que esse movimento se identifique com as próximas gerações. Cabe às marcas saberem acompanhar essa evolução e oferecerem produtos e serviços sempre atrativos, diferenciados e personalizados. A pena para a não observância dessas premissas é, inevitavelmente, a falência.

Janguiê Diniz – Mestre e Doutor em Direito – Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional – janguie@sereducacional.com

44% dos empresários do varejo e de serviços estão otimistas

Os empresários dos ramos do varejo e de serviços estão otimistas com o segundo semestre, embora os primeiros seis meses do ano tenham sido difíceis para os setores. Um estudo realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 44% apostam em um cenário econômico melhor do país no segundo semestre em relação ao primeiro — número que cai para 27% na região Centro-Oeste. Enquanto 38% acreditam que será igual e apenas 14% estimam um quadro pior.

Os empresários também têm uma expectativa favorável quanto ao desempenho do próprio negócio, que corresponde a 55% dos entrevistados. Já um terço (33%) estima que a segunda metade do ano se manterá no mesmo patamar do primeiro semestre. “Esse clima de confiança é bastante positivo, principalmente se olharmos a situação crítica enfrentada por muitas empresas nos seis primeiros meses do ano”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa. O estudo mostra, por exemplo, que 49% tiveram de fazer cortes no orçamento, como a demissão de funcionários (36%). Além disso, 28% tiveram que reduzir o mix de produtos ou serviços.

Por outro lado, o levantamento aponta que metade dos entrevistados (50%) não acredita em um crescimento da economia nos próximos meses — um aumento significativo na comparação com o ano passado (39%). Em outra frente, 40% avaliam que a economia poderá avançar. “Apesar de boa parte dos empresários não estar confiante de que a economia possa voltar a crescer este ano, em razão das incertezas com as eleições, a boa notícia é que muitos estão esperançosos que o próprio negócio deve ganhar fôlego no segundo semestre”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Mais da metade dos empresários prevê aumento das vendas no segundo semestre; 52% dos pessimistas com próprio negócio estimam que economia ruim vai comprometer suas atividades

Entre os que estimam uma melhor situação para sua empresa no segundo semestre, 46% dizem estar otimistas quanto a uma melhora do cenário — muito embora sem apontarem uma razão concreta — e 33% esperam ampliar sua carteira de clientes. Nessa onda de confiança, mais da metade dos empresários brasileiros (51%) espera ter uma receita superior ao primeiro semestre. Para 36%, o comércio deve seguir igual e 9% acreditam em um volume de vendas menor.

Ainda como reflexo da tímida retomada da economia, a pesquisa revela que entre os empresários que vislumbram um cenário pior para a própria empresa, 52% enxergam que o fato de a situação econômica permanecer ruim irá comprometer os negócios, além de prejudicar as vendas (33%). As perspectivas negativas têm como base os resultados obtidos na primeira metade do ano, em que muitos viram o ritmo da economia diminuir e suas vendas também em relação ao ano passado. De acordo com o estudo, 48% dos entrevistados disseram que a economia do país no primeiro semestre, inclusive, piorou ante ao mesmo período de 2017.

60% dos entrevistados pretendem seguir projetos traçados para 2018, com destaque para ampliação do negócio ou lançamento de produtos

A pesquisa identificou que a economia fraca não vai impedir o andamento de projetos para o segundo semestre. Se no primeiro semestre o percentual de empresários que adiaram os planos previstos foi de 31%, principalmente por falta de recursos financeiros, para os próximos meses 60% dos varejistas sinalizaram que pretendem seguir com os projetos já traçados.

Entre as ações previstas estão a ampliação do seu negócio (18%) ― percentual que é ainda maior nas capitais (22%) —, o lançamento de produtos ou serviços (17%) e o ingresso no ramo do comércio online (11%). Na contramão, 40% disseram não ter nada previsto, percentual menor do que o registrado em 2017 (51%).

O estudo também buscou verificar a intenção das empresas em relação a suas finanças: 19% desejam constituir uma reserva financeira ― sendo que em 2017 este percentual foi de 5% ―, 9% esperam adquirir máquinas e equipamentos, enquanto apenas 6% preveem tomar empréstimo em banco ou financeira (contra 4% registrados no ano anterior). Outros 24% não visam tomar crédito, guardar dinheiro ou investir, percentual que aumentou em relação ao ano passado (16%).

Em um claro sinal de que a maior parte do empresariado ainda se mantém cautelosa em relação à lenta recuperação da economia brasileira, 72% pensam em manter o número de colaboradores. Em outra frente, somente 17% desejam ampliar seu quadro de pessoal durante esse período e outros 6% querem reduzir sua equipe de colaboradores. Entre os que estimam reforçar os times, 64% disseram optar pela contratação formal, percentual inferior ao registrado no ano passado (77%) e maior entre os comerciantes (72%). Para 18%, as contratações serão de profissionais informais, enquanto outros 15% vão contratar terceirizados (contra 1% em 2017).

Componente importante para balizar o grau de confiança empresarial este ano, as eleições também preocupam os empresários quanto ao rumo da economia no segundo semestre. Para 44% dos entrevistados, o custo de vida e o preço das coisas irão aumentar, enquanto 41% acreditam que as taxas de juros sofrerão elevação em função da disputa eleitoral. Já o desemprego (45%) e as vendas (47%) devem permanecer da mesma forma para a maior parte dos ouvidos pelo estudo. “Esse resultado reflete as incertezas dos empresários do varejo em relação ao próximo governo”, comenta Pellizzaro.

Metodologia

A pesquisa foi realizada com 827 empresários de todos os portes, dos segmentos de comércio e serviços, nas 27 capitais e no interior, nos meses de junho e julho. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Sesc Ler Belo Jardim realiza oficina de Cordel para Jovens

Uma das mais importantes manifestações literárias do país, a Literatura de Cordel será destaque de uma ação que o Sesc Ler Belo Jardim vai desenvolver no período de 14 a 17 de agosto. Será a Oficina de Cordel para Jovens. As inscrições começam nesta quarta-feira (1º/08). A oficina terá como instrutores a cordelista, contadora de histórias e oficineira Susana Morais e o xilogravador, músico e contador de histórias Diego Gibran.

A oficina terá atividades e exercícios de concentração, memorização, métrica e rima. “Também fazemos exercícios de ilustração, a partir dos princípios básicos de desenho e de formas fixas, antes de chegarmos à xilogravura propriamente dita”, explica Susana Morais. Ao final do encontro, os alunos serão instigados a construir um cordel de produção coletiva. Nesse processo, os instrutores agirão como mediadores, interferindo no trabalho com correções pontuais.

A Oficina de Cordel para Jovens, que é parte integrante da programação do Laboratório de Autoria Gilvan Lemos, será gratuita e acontecerá na Escola de Referência em Ensino Médio João Monteiro de Melo, que fica no bairro Santo Antônio, sempre das 13h30 às 17h30. Para participar da oficina, os interessados podem se inscrever no Ponto de Relacionamento com Clientes do Sesc Ler Belo Jardim até o dia 14 de agosto.

“Nossa intenção é a de fazer com que os jovens possam ser multiplicadores dessa importante manifestação cultural de nosso país. Por isso, a importância de trazer artistas tão conhecidos em nosso Estado para ensinar as técnicas do cordel e da xilogravura”, afirma o professor de Artes do Sesc Ler Belo Jardim, Juvêncio Amâncio.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Oficina de Cordel para Jovens

Data: de 14 a 17 de agosto de 2018

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Escola de Referência em Ensino Médio João Monteiro de Melo – Rua Santo Antônio, s/n, bairro Santo Antônio

Inscrições gratuitas, de 1º a 14 de agosto, no Ponto de Relacionamento com Clientes do Sesc Ler Belo Jardim

Informações: (81) 3726-1576

Festa de Nossa Senhora da Assunção acontecerá de 9 a 19 de agosto em Caruaru

No dia 15 de agosto, a Igreja Católica celebra a festa da Assunção de Maria. Por isso, de 9 a 19 deste mês, ocorrerá a Festa de Nossa Senhora da Assunção, na paróquia dedicada à santa no bairro Indianópolis, em Caruaru. Nas onze noites da programação haverá celebração eucarística, quermesse e show com atrações musicais religiosas e populares.

Com o tema “Maria, discípula missionária do Mestre, ensina-nos a ser sal da terra e luz do mundo”, a Festa irá reunir fiéis da comunidade e de toda a Diocese de Caruaru. Entre os artistas que irão se apresentar, estão a dupla Larissa e Laura, a cantora Rosimar Lemos, banda Nós Três, Elias e Banda, Ministério São Miguel e Banda Geração Missionária.

Para o administrador paroquial, Pe. Augusto Fagnê, o evento é uma forma de louvar a Deus e promover a devoção à mãe de Jesus. “É sempre uma alegria celebrar a Assunção de Maria. A cada ano nossa festa aumenta e é sempre uma oportunidade para reunir a comunidade e agradecer à Nossa Senhora pelo seu cuidado e intercessão”, afirma.

Programação:

Quinta-feira (9)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Zenilson Tibúrcio (Paróquia de Nossa Senhora das Dores)
Atração cultural – Albanita de Cássia e Comunidade Restauração

Sexta-feira (10)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. José Alexandre – Tareco (Área Pastoral Sagrada Família)
Atração cultural – Ministério São Miguel

Sábado (11)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Fábio Farias (Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem – Recife)
Atração cultural – Larissa e Laura

Domingo (12)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Adriano Davi (Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores)
Atração cultural – Elias e Banda

Segunda-feira (13)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Adjaildo Soares (Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo)
Atração cultural – Banda da Polícia

Terça-feira (14)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Adenildo Moisés (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Gravatá)
Atração cultural – Banda Geração Missionária

Quarta-feira (15)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Arlindo (Paróquia São Pedro – Tamandaré)
Atração cultural – Rosimar Lemos

Quinta-feira (16)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Miguel Ângelo
Atração cultural – Jessy Black

Sexta-feira (17)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Alexsandro Jorge (Paróquia São José)
Atração cultural – Nós Três

Sábado (18)
19h – Recitação do Santo Terço e Novena
19h30 – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Paulo Jorge (Área Pastoral São José)
Atração cultural – Ministério Santíssima Trindade

Domingo (19)
8h – Celebração eucarística presidida pelo Pe. Renan Sebastião (Paróquia São José)
16h – Canto do Ofício da Imaculada Conceição
16h30 – Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção e concelebração eucarística presidida por Dom Bernardino Marchió (Bispo Diocesano de Caruaru)
Atração cultural – Bingo

Presidente da CBA realiza visita técnica ao Autódromo

Na expectativa de voltar a receber as grandes competições nacionais, a Prefeitura Municipal de Caruaru recebeu, nesta terça-feira (31), a visita do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o caruaruense Valdiner Bernardo, e do presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPEA), Carlos Teixeira. O encontro teve como objetivo o planejamento para viabilizar as melhorias do autódromo da cidade. Um dos pontos abordados foi a força de Caruaru para o turismo através das etapas nacionais de automobilismo.

“A partir da reunião que tivemos hoje pela manhã, já pensamos em um projeto para abordar o automobilismo não só como o esporte, mas como um negócio rentável para a cidade de Caruaru. Com a união do poder público, federação pernambucana e iniciativa privada, podemos ter grandes avanços. Vamos voltar a ter as categorias nacionais aqui, movimentando toda a economia da cidade e região”, destacou Valdiner. No fim da manhã, uma visita técnica foi feita ao Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro; o secretário de Governo, Rubens Junior; o controlador Geral do município, Dimitre Bezerra; o secretário da Fazenda, Diogo Bezerra; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubén Pecchio; e o diretor do Autódromo, Amon Queiroz.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, localizado em Caruaru, foi inaugurado em 13 de dezembro de 1992, com 3.180m de pista, com largura variando entre 9m e 16m. É considerado um circuito seletivo de média velocidade, destaque no cenário nacional. Dentre as principais categorias que o local recebe, destaca-se a Fórmula Truck.

Bailarina coreana ministra Oficina de Dança de Rua no Sesc Pesqueira

Promovendo um intercâmbio cultural voltado para a criação artística, a bailarina coreana Young Kim ministrará Oficina de Dança de Rua no Sesc Pesqueira. A ação será realizada nos dias 4 e 5 de agosto, das 14h às 18h. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas e qualquer pessoa pode participar.

Considerada uma bailarina versátil, Young Kin é formada pelo Beijing Dance Academy e pelo POZ Dance Theatre. Ministra aulas há 15 anos e contabiliza mais de 3 mil alunos ao redor mundo, já tendo passado por países como Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Brasil.

“Esta é uma possibilidade que se abre para Pesqueira dialogar com diferentes estilos de dança e de processos. Além de desmontar uma ideia de dança de rua como proposição única do urbano, das grandes metrópoles”, ressalta a instrutora de atividades artísticas do Sesc Pesqueira, Luana Felix.

A inscrição custa R$ 15 para o público geral. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm desconto e pagam R$ 7,50. Os interessados em participar devem procurar o Ponto de Relacionamento com Clientes. O Sesc Pesqueira está localizado na Avenida Luiz de Almeida Maciel, s/n, no bairro Baixa Grande.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Centro Educacional de Ensino em Libras abre inscrições

O Centro Educacional de Ensino em Libras (Ceeli), no Bairro Divinópolis, em Caruaru, abriu novas vagas para os cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nível iniciante ao avançado, além de tradução/interpretação. As matrículas estão sendo realizadas pelo link (http://www.bit.ly/queroseralunoCEELI) Os interessados acessam o endereço eletrônico, escolhe o nível do curso e depois preenchem os dados solicitados.

Os cursos têm direito ao certificado, possuem carga horária de 60 horas com duração de quatro meses. As aulas começam neste mês de agosto e irão acontecer semanalmente ou quinzenais dependendo da escolha do candidato (a). Qualquer pessoa não-surda pode se inscrever, e contribuir com a comunicação direta com os surdos que viabilizam sua inclusão social.

“Os cursos do Ceeli contam com uma metodologia diferenciada, com aulas dinâmicas; plataforma digital para os alunos; sala de laboratório de práticas; além de material didático e exclusivo. As aulas são ministradas também por professores surdos”, afirma Álvaro Ferreira, Professor e Intérprete de Libras.

No endereço eletrônico da inscrição pode ser conferida a taxa de matricula e mensalidade. O Ceeli fica localizado na Rua Benjamin Larena, nº 115, 1º andar, no Bairro Divinópolis, próximo ao INSS em Caruaru. Para mais informações através do contato: (81) 9 7308 – 3030 ou pelo e-mail:cursodelibras.caruaru@gmail.com e nas redes sociais @librascaruaru (Facebook e Instagram).

Caruaru participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Tem início nesta quarta-feira, 1º de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018, que segue até 8 de agosto. Há 26 anos, 150 países participam do movimento, que tem o objetivo de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida.

Em Caruaru, a abertura do evento acontece, a partir das 8h da manhã, na Casa de Saúde Bom Jesus. Na quinta-feira (02), haverá uma capacitação com o tema “Aleitamento materno e alimentação complementar: novos paradigmas e direcionamentos para a prática na Atenção Básica”. O evento será voltado para enfermeiros do NASF e da Atenção Básica e acontecerá na Unifavip Wyden. Além destas ações, a Secretaria de Saúde do Município irá trabalhar, durante todo o mês, o tema do aleitamento materno em todas as unidades básicas de saúde.

A campanha é resultado de uma parceria do Governo do Brasil com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema da semana em 2018 é “Amamentação é a base da vida”, que, de acordo com o Ministério da Saúde, expressa a ideia de que o aleitamento é importante não apenas no começo da vida, mas tem benefícios que perduram até a fase adulta. A intenção é mobilizar a sociedade, sobretudo as mães, sobre esse benefício e pedir o apoio de todos para disseminar e aumentar as taxas de aleitamento no Brasil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa, além de prevenir contra diarreia, doenças respiratórias, sobrepeso, hipertensão e diabetes na vida futura.