Demanda por Crédito do Consumidor sobe 0,3% em setembro

A demanda por crédito do consumidor subiu 0,3% em setembro (expurgados os efeitos sazonais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação interanual, setembro apresentou elevação de 3,8%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (aumento de 1,4 pontos percentuais frente ao resultado de agosto), atingindo -3,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses ainda se observa nas instituições financeiras uma retração de 6,8%, enquanto para o segmento não-financeiro a retração é um pouco menos intensa, de 1,6%.

Os resultados mostram que o indicador gradualmente retorna a um território próximo da neutralidade. Com a retomada da atividade econômica, a propensão ao consumo também inicia um movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores. Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que poderá atingir níveis positivos até término de 2017. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.

Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas.

Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios.

A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.

A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado.

Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.

Casa dos Pobres conta com serviço de Telemarketing

casa dos pobres

Caso você receba uma ligação e a pessoa se identifique como telemarketing da Casa dos Pobres São Francisco de Assis, por favor, não desligue. O serviço está operando para captar recursos para a Casa, que funciona apenas de doações. O espaço conta com 12 operadoras que trabalham de 7h às 13 e das 12 às 18h, de segunda a sábado, além de sete mensageiros que vão até o endereço solicitado para realizar o recebimento da doação. As operadoras se identificam e apresentam ao ouvinte a instituição, mostrando todos os serviços que a Casa presta hoje ao idoso.

Para que você possa doar com segurança, a identificação é fundamental. Os mensageiros portam crachá de identificação e sempre apresentam recibo com os dados do doador e o valor da contribuição. As doações são investidas em melhorias para a qualidade de vida dos idosos. Hoje a Casa conta com 88 moradores. As doações são feitas a partir de R$10,00 ( dez reais), que podem ser feitas com o recebimento pelo mensageiro ou ainda pelo deposito bancário. A partir do valor de 10,00( dez reais) , você pode se tornar um sócio mensalista e desfrutar de todas as vantagens que a Casa oferece, tais como: empréstimo de equipamentos hospitalares como cadeira de rodas, de banho, camas, muletas, bengalas, dentre outros, além de atendimentos com descontos em consultas e serviços médicos de fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia,clinico geral, terapia ocupacional, geriatria,psicologia , nutrição, cardiologistas e exames citológicos ( exames de lâmina).

De acordo com o presidente Edson Bezerra, a Casa conta com 80 funcionários para manter a qualidade de atendimento ao idoso. Que atuam em diversos serviços, desde cozinheiros e auxiliares, fisioterapeutas, psicólogo e toda uma equipe multidisciplinar. Sua doação é sempre bem recebida e bem aplicada.

Os interessados em realizar a doação podem ligar para confirmar a veracidade de quem está ligando para o número 3725-5132. Os doadores podem também realizar deposito nas contas:

Banco do Brasil agencia 0159-7, conta 1400-1

Caixa Econômica agencia 0051-, operação 003, conta 1111-0

Assessoria de Imprensa- Iris Alacoque (81) 9-9937-9737

Parecer de denúncia contra Temer e ministros é lido no plenário da Câmara

Débora Brito – Repórter da Agência Brasil

A segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), fez na tarde de hoje (24) em plenário a leitura do parecer pela inadmissibilidade da denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer. O relatório foi elaborado pelo relator Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e aprovado na última semana pela maioria dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).a

A leitura do relatório oficializa a chegada do processo ao plenário, que deve votar amanhã (25) se autoriza ou não a admissibilidade da acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência). O presidente e os ministros são acusados de formar uma organização criminosa para ocupar cargos públicos e arrecadar propinas. Temer também é acusado de obstrução de Justiça.

Tanto o presidente quanto os ministros só poderão ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se pelo menos 342 do total de 513 deputados autorizarem o prosseguimento da denúncia na Justiça, conforme determina a Constituição Federal. A sessão destinada a votar o parecer aprovado na CCJ está prevista para começar amanhã às 9h.

Secretaria Municipal de Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para atualizarem dados de saúde

Mulheres, gestantes e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família precisam ficar atentas. A Secretaria de Saúde está convocando esses beneficiários a comparecerem à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para realizar o acompanhamento e atualização dos dados de saúde que ocorrerá até o dia 17 de novembro. A população deve procurar as unidades nos seguintes horários: 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

O público-alvo são crianças com a idade entre zero a sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes. Durante a atualização, os profissionais realizarão a pesagem e medição das crianças a fim de avaliar o desenvolvimento nutricional delas. Já as gestantes serão incluídas no acompanhamento do pré-natal. Vale destacar que os beneficiários do Bolsa Família devem estar munidos do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e do Cartão de Vacina.

De acordo com Camilla Bezerra, coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, a procura para a atualização ainda é baixa. “Precisamos mobilizar esse público a procurar as unidades, lembrando que é obrigatória essa atualização e que o benefício pode ser cortado caso não aconteça.” destacou.

Para os beneficiários que não sabem o número do NIS, a Secretaria de Saúde orienta que procurem o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Estação do Governo Presente Caruaru supera a marca de mil emissões de carteiras de identidade em 2017

governo presente

Garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações do Governo Estadual: esse é o principal objetivo da Estação do Governo Presente Caruaru, a pioneira do Estado, que há 6 anos foi instalada na Capital do Forró pelo saudoso governador Eduardo Campos, com base na Lei 14.357. No último sábado (21), a Estação superou a marca de mil emissões de carteiras de identidade em mais uma Ação de Impacto realizada na cidade em 2017. Sendo os dos principais programas do governo Paulo Câmara, o Governo Presente é coordenado pela executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca

A Ação aconteceu na Igreja da Sagrada Família, bairro José Carlos de Oliveira e também contou com emissão das certidões de nascimento, casamento e óbito, corte de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão, teste de glicemia, orientações jurídicas com a OAB, atendimentos comerciais da COMPESA, aplicação de flúor, atendimentos do PROCON e exames rápidos de visão.

Em Caruaru oito bairros possuem atenção especial do Programa, sendo eles: Centenário, São Francisco, São João da Escócia, Salgado, Santa Rosa, Vassoural, João Mota e José Carlos de Oliveira os quais são monitorados e acompanhados por técnicos da Estação que detectam as vulnerabilidades existentes e articulam ações de cidadania, executam projetos de cultura de paz e prevenção à violência nas comunidades vulneráveis, bem como, a promoção de politicas públicas.

“Nos esforçamos em proporcionar o melhor para população, articulando junto às secretarias estaduais, municipais e órgãos privados, ações que modifiquem a realidade existente e tragam dias mais felizes, bem como novas perspectivas de vida para a população vulnerável. Essa é nossa meta, e não vamos parar de lutar”, frisou Cícera Vasconcelos, coordenadora da Estação do Governo Presente Caruaru.

A sede da Estação Caruaru está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 400, Bairro Maurício de Nassau, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, onde todos os documentos emitidos nas Ações de Impacto são entregues à população. Na sede da Estação também funciona o Patronato Penitenciário, a Central de Libras e o Centro de Referência em Direitos Humanos.

Enem: candidatos devem ficar atentos ao horário de verão

enem

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. E de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- Inep, mais de 7 milhões de estudantes estão inscritos para realizar as provas nos dias 5 e 12 de novembro. Com o horário de verão em vigor desde o dia 15 de outubro, os estudantes do Nordeste e Norte, principalmente nos estados que têm uma diferença de fuso maior em relação à capital federal, deverão ficar atentos para não perder a prova.

A nota do Enem é utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu, também por instituições de ensino superior e por iniciativas do Governo Federal como o Programa Universidade Para Todos- Prouni e o Fundo de Financiamento Estudantil-Fies. Entre os requisitos avaliados, o candidato tem que tirar nota igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação, além de atender aos critérios socioeconômicos dos programas. Portanto, ter um bom desempenho na prova é meta para diversos estudantes que desejam ter um diploma universitário.

Aqueles que não conseguiram se inscrever para fazer a prova do Enem, ainda tem uma alternativa de ingressar no ensino superior com bolsa de estudo, por meio de programas de iniciativa privada, como o Mais Bolsas, que facilita o acesso de jovens e adultos através de vagas para cursos de graduação e pós-graduação, com descontos de até 50% nas mensalidades das melhores universidades particulares do País.

A inscrição é gratuita, simples, feita no site oficial do programa www.maisbolsas.com.br, lá consta a relação das instituições, cursos e valor das mensalidades já com o desconto da bolsa. Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a central de atendimento, nos telefones 4007-2209 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 002 5854 para demais localidades.

“Natal Nota 10 da Feira da Sulanca” será lançada nesta quarta

Com a finalidade de alavancar as vendas do fim do ano, a campanha ‘Natal Nota 10 da Feira da Sulanca” será lançada, na próxima quarta-feira (25), às 8h30, durante um café da manhã no Caruaru Park Hotel. Com a campanha, a Feira da Sulanca será divulgada em seis estados do Nordeste.

A “Sulanca” possui mais de 10 mil bancos e 500 lojas no entorno e o objetivo dos organizadores da campanha é realizar o melhor fim de ano dos últimos tempos, com vendas que superem todas as expectativas.

As feiras de fim de ano serão realizadas a partir do dia 26 de novembro, aos domingos e segundas, a partir das 6h.

Confira as datas:
Novembro – 26 e 27
Dezembro – 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, e 24 (véspera de Natal)

Congresso de Direito da Asces-Unita começa nesta quarta (25)

Começa, nesta quarta-feira (25), mais uma edição do Congresso de Direito da Asces-Unita. Com o tema Jurisdição Constitucional e Democracia, o congresso abordará temas controversos do direito público contemporâneo, com palestrantes renomados, de destaque nos cenários regional e nacional. O objetivo é que os participantes façam uma imersão, em especial, no contexto da jurisdição constitucional e de seus impactos em diferentes disciplinas jurídicas.

A programação, que acontecerá na Asces-Unita e no Centro de Convenções do SENAC até a próxima sexta-feira (27), contará com apresentação de trabalhos, minicursos e painéis de debate com os temas Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica; Administração Pública e Jurisdição Constitucional; Jurisdição Constitucional e o Novo Código de Processo Civil e Direito Penal/Processual Penal e Jurisdição Constitucional.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, Darci Cintra, a expectativa é que esta edição supere as anteriores. “Acreditamos que será o maior congresso dos últimos anos. Teremos uma programação que contempla diversas áreas do direito, trazendo nomes do cenário jurídico nacional, além das referências que temos regionalmente. Queremos que os alunos tenham uma experiência de qualidade acadêmica, além da possibilidade de terem seus trabalhos publicados, por meio do ebook que será editado com os anais do evento”, explicou.

Governo gasta R$ 12 bilhões para salvar Temer

Do Congresso em Foco

As negociações do presidente Michel Temer com os deputados para garantir que a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República seja sepultada na Câmara esta semana envolveram pelo menos R$ 12 bilhões. O jornal O Globo informa que ao valor devem ser acrescentados cargos e benesses de valor inestimável, como a mudança no combate ao trabalho escravo.

Só de emendas parlamentares pagas desde o início de setembro foram R$ 881 milhões. Mas houve ainda uma frustração de receita com o novo Refis, estimada até o momento em R$ 2,4 bilhões; a desistência de privatizar Congonhas no ano que vem, cuja outorga era estimada em R$ 6 bilhões, e, por fim, a possibilidade de abdicar de R$ 2,8 bilhões com a anistia de parte das multas ambientais prevista no decreto editado na segunda-feira.

O Palácio do Planalto acelerou a liberação de recursos para o empenho de emendas parlamentares obrigatórias desde setembro, quando apareceu a segunda denúncia contra Temer. Foram R$ 881,3 milhões em menos de dois meses, sendo R$ 607,9 milhões apenas nos primeiros 21 dias de outubro e R$ 273,4 milhões em setembro. No final da semana passada, grandes volumes foram liberados para deputados e senadores: R$ 122,4 milhões na sexta-feira e ainda R$ 53,2 milhões no sábado, segundo os dados da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Ações orientam quem deseja empreender na aposentadoria

Sebrae lança materiais com informações importantes para quem deseja montar um negócio após se aposentar. Pesquisa mostra que esse público escolhe o empreendedorismo para complementar renda.

O empreendedorismo pode ser a solução para a complementação de renda e o sustento da família após a aposentadoria. De acordo com nova pesquisa realizada pelo Sebrae, 70% das pessoas que pensam em abrir um negócio após completarem o tempo necessário para pendurarem as chuteiras veem nessa ocupação a saída para manter ou melhorar o poder aquisitivo.

“Ter uma empresa depois de se aposentar é uma das maneiras que o brasileiro tem encontrado para ajudar a pagar as contas e ter mais conforto”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ele destaca ainda que montar um empreendimento para se manter ocupado é a opção de 21% dos entrevistados, como mostra a pesquisa, mas que para atingir esse objetivo é necessário se capacitar para estar preparado e conseguir enfrentar os desafios que o empreendedorismo apresenta.

A maioria dos entrevistados que pretendem abrir um negócio/empresa (90%) quer atuar no setores de Comércio (60%) e de Serviços (30%) depois de se aposentarem, segundo o levantamento do Sebrae. Já com relação à atividade, o ramo da alimentação foi citado por mais de 1⁄4 dos entrevistados. Aproximadamente 7% dos ouvidos na pesquisa querem ter uma loja (venda de roupas, calçados, etc) e 4,3% desejam trabalhar com consultoria.

Afif ressalta outro dado da pesquisa: 64% das pessoas que pretendem abrir uma empresa após a aposentadoria têm interesse em se capacitar. Pensando nesse empreendedor em potencial, o Sebrae está lançando uma página em seu portal com informações sobre empreendedorismo e sugestões para quem deseja se qualificar antes de ingressar no mundo dos negócios.

Juntamente com o endereço on-line, o Sebrae está divulgando a cartilha Empreender na Aposentadoria, que traz diversas informações que podem ser úteis a quem deseja montar um negócio depois de se aposentar. O material trata de questões como comportamento e perfil empreendedor, com dados e dicas de cursos para quem deseja saber se tem potencial para montar uma empresa. Outros tópicos abordam como selecionar uma boa ideia de negócio, com mais de 450 propostas de atividades; planos e modelos de negócios, franquias, além de capítulos dedicados a acesso a finanças, formalização de um empreendimento.
SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.