Empresários do setor de transporte participam de seminário

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Durante os dias 29 a 31 de agosto, a Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru – AETPC e representantes das empresas de ônibus do município participam do 31° Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. O evento acontece na Transamérica Expo Center, em São Paulo. Estarão presentes no evento o diretor comercial da AETPC, Rodrigo Leal Barbosa, o diretor jurídico da AETPC, Paulo Artur Monteiro, o diretor da empresa Coletivo, Rodolfo Torres e a diretora da Viação Tabosa, Chrysttianne Tabosa.

As alternativas de financiamento para o setor de transporte público urbano estão no cerne do debate na 31ª edição do Seminário Nacional NTU, que celebra os 30 anos de atividades da associação. Um dos principais temas que será discutido durante o seminário é como obter os recursos necessários para os investimentos contínuos na infraestrutura e para complementar os custos operacionais, considerando que as tarifas públicas têm que ser acessíveis a todas as classes sociais. Além das questões políticas e sociais que envolvem o setor de transporte público, será realizada, no segundo dia, a Oficina de Sistemas Inteligentes de Transportes com o objetivo de discutir, com uma visão de futuro, importantes questões tecnológicas para a excelência do serviço de ônibus.

Para o diretor jurídico da AETPC, Paulo Artur Monteiro, é essencial para associação fazer parte dos fóruns de discussão que envolve o setor de transporte público no país. “A associação não pode estar distante dos fóruns de discussão que trata dos problemas e das possíveis soluções para o setor. São nessas ocasiões onde são discutidos temas que objetivam sempre alinhar a melhoria na qualidade do sistema de transporte público e onde são realizadas discussões sobre a regulamentação do sistema por parte do poder público e a adaptação das empresas enquanto entidades privadas. O sistema de transporte público de Caruaru é um sistema avançado em termos de frota, qualidade, acessibilidade e até de organização do próprio sistema. Mas, estamos sempre em busca de melhorias no atendimento para a população. Por isso, é importante fazer parte desses fóruns de discussão nacional”, disse.

Morada da Paz é primeira empresa brasileira a vencer prêmio internacional

O cemitério e crematório Morada da Paz, marca pertencente ao Grupo Vila, é a única empresa do Brasil a ganhar o prêmio Pursuit of Excellence Award 2017 por demonstrar excelência no serviço funerário, aderindo a padrões éticos e profissionais rigorosos, proporcionando um atendimento excepcional às famílias e à comunidade. Na América Latina, o Morada está entre as três empresas a receber o título de excelência, juntamente com as funerárias colombianas La Esperanza e San Vicente, responsáveis por atender as vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense e a realizar o funeral do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez.

“A missão do Grupo Vila é valorizar as pessoas. Por isso, o reconhecimento faz com que possamos continuar prestando um atendimento de excelência aos nossos clientes e colaboradores”, afirma o diretor da empresa, Ibsen Vila. A premiação é promovida anualmente pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

Entre os requisitos necessários que deram ao Morada da Paz o prêmio internacional de excelência, está o cumprimento dos regulamentos nas esferas estadual e federal, as oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional oferecidas, a existência de programas e recursos excepcionais para famílias desamparadas, a manutenção de um nível ativo de envolvimento na comunidade e a participação no mercado aderindo a práticas éticas, além da demonstração de excelência em marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas.

A entrega da premiação Pursuit of Excellence Award 2017 está programada para ocorrer no dia 30 de outubro, em Boston, Massachusetts (EUA).

Sobre o Morada da Paz – Há quase três décadas no mercado, o Morada da Paz acolhe a família quando ela mais precisa, fazendo com que se sinta respaldada no momento da perda de um ente querido em todas as suas unidades, localizadas no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Paraíba. Entre os serviços oferecidos estão orientação sobre a parte burocrática; traslado; venda de jazigos; preparação de todo o velório, seja por meio de um sepultamento ou da cremação; grupo de apoio para superação do luto; floricultura online; obituário online com localizador de jazigo e velório virtual.

O Morada também incentiva a cultura por meio de patrocínio de iniciativas que contribuem para perpetuar a arte, preservar a história de pessoas e promover o resgate da memória de personalidades importantes para a história, com o projeto Morada da Memória.

Laura faz parte de frente parlamentar em defesa da Chesf

Laura Gomes_Chesf

Na condição de líder da bancada do PSB na Assembleia, a caruaruense Laura Gomes, fará parte da coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, aprovada na sessão da ALEPE, na tarde de ontem (29/8), por 30 votos, por meio de requerimento do deputado Lucas Ramos, do PSB. Ele será o coordenador-geral do colegiado interpartidário, cuja função é trabalhar contra a privatização da empresa considerada um símbolo do desenvolvimento do Nordeste.

Antes de integrar a Frente, Laura Gomes viu aprovada sua proposta de uma Audiência Pública, no dia 3 de setembro, para discutir, com a participação da sociedade civil e trabalhadores, a inclusão da CHESF no pacote de privatizações anunciado pelo Ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. Além da produção de energia, os deputados pernambucanos não querem abrir espaço a empresas privadas como gerenciadoras das águas do Rio São Francisco, outro ícone da ocupação histórica da região nordestina.

O próximo passo após a criação da Frente é instalar o colegiado que dirigirá as ações e mobilizações com o objetivo de levar a questão da privatização da CHESF à população e, assim, criar um clima social capaz de confrontar a ideia do Governo Temer de entregar a grupos privados um patrimônio estratégico para Pernambuco e demais estados que recebem eletricidade da empresa, sediada em Paulo Afonso, Bahia.

Além de Laura Gomes, representando o PSB, e do Coordenador Lucas Ramos, também socialista, integrarão o comando da Frente os deputados Odacy Amorim, do PT, Zé Maurício, do PP, e Rodrigo Novaes, do PSD. Entre outras questões envolvendo a CHESF, os deputados fazem forte oposição à perspectiva de aumento nas contas de luz, considerando a previsível perda de função social da empresa a partir da gestão pelo mercado, cujo objetivo é a lucratividade sem limites.

A CHESF é uma empresa de capital aberto, de economia mista sob controle estatal. Foi criada em 1945. Seu parque de produção inclui 13 usinas hidrelétricas, a maior parte delas ao longo do Rio São Francisco. A concessionária também possui uma unidade termoelétrica.

TJPE ultrapassa a marca de 1 milhão de processos eletrônicos

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) ultrapassou a marca de 1 milhão de ações virtuais que tramitam por meio do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe). Com o número, o Judiciário pernambucano é o segundo no país em quantidade de ações com tramitação eletrônica, ficando atrás apenas do estado de Minas Gerais. Esse montante representa todas as ações distribuídas desde a implantação do sistema nos Juizados Especiais da Capital, em 2011, estando hoje em funcionamento em todas as Comarcas do Estado, nas Varas de competências Cível e Fazendária.

Atualmente, os processos eletrônicos correspondem a 64% do número de distribuições em todas as instâncias do TJPE, com significativo aumento do percentual a cada mês. Além disso, o Judiciário de Pernambuco foi escolhido para ser um dos próximos a implantar a versão 2.0 do PJe, em utilização apenas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A previsão é de que essa migração ocorra até o final de 2017.

Para o presidente do Comitê Gestor do PJe em Pernambuco, desembargador Silvio Baptista Neves Filho, a nova versão do sistema eletrônico traz inúmeros benefícios. “O PJe 2.0 traz em torno de 100 melhorias em relação à forma e ao conteúdo, e tornará o uso mais simples, permitindo o acesso aos processos com maior estabilidade, rapidez e um número consideravelmente menor de etapas. Importante mencionar, ainda, que além da enorme economia de espaço físico, o Tribunal deixou de utilizar aproximadamente 500 mil resmas de papel. Isso significa que 25 mil árvores foram poupadas”, ressalta.

Gerente de Projetos Estratégicos do Comitê Gestor do PJe, a servidora Ioná Mota destaca a mobilização do Tribunal em padronizar e automatizar a tramitação processual com o uso do sistema. “O número expressivo de processos eletrônicos em Pernambuco se deve ao esforço das últimas gestões em implantar e expandir o uso do PJe. A busca por maior eficiência e menor retrabalho é incessante. O processo eletrônico atendeu aos anseios da sociedade por modernidade, transparência, segurança e economia de recursos e um volume tão alto de processos eletrônicos foi capaz de levar esses benefícios a um número maior ainda de pessoas envolvidas na relação processual-jurídica.”

O Tribunal de Justiça de Pernambuco é considerado referência nacional em aspectos relacionados à implantação do PJe. O sistema está presente em 414 órgãos julgadores de 1º e 2º Graus de jurisdição, entre Câmaras e Turmas de Julgamento, Colégios Recursais, Varas Judiciais, Juizados Especiais e outras unidades judiciárias em todas as 150 comarcas do Estado. Atualmente, mais de 40 mil advogados, defensores públicos e procuradores são usuários cadastrados no Sistema, além de cerca de 5 mil servidores e magistrados do Judiciário que utilizam diariamente o sistema eletrônico.

O Comitê Gestor do PJe é composto por um desembargador-presidente; seis magistrados; dois servidores indicados pela Presidência do Tribunal de Justiça; um servidor indicado pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape); a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça, ou servidor indicado; o secretário Judiciário do Tribunal de Justiça, ou servidor indicado; um advogado, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e um representante do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Humberto critica rombo recorde

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Às vésperas da votação da nova meta fiscal no Congresso prevendo um déficit bilionário nas contas públicas e diante da liberação de R$ 15 bilhões em programas e emendas para parlamentares da base que votaram pelo engavetamento das investigações contra Michel Temer (PMDB), o governo fechou o mês de julho com o pior rombo em 21 anos. Segundo dados da Secretaria de Tesouro Nacional, o déficit primário foi de R$ 20,15 bilhões.

No balanço do primeiro semestre do ano, o governo Temer também bate recorde. Entre janeiro e julho deste ano, as contas governamentais tiveram um rombo de R$ 76,27 bilhões. O resultado também é o pior dos últimos 21 anos. Os números mostram que os gastos da gestão de Michel Temer superaram, em muito, aquilo que foi arrecadado, mesmo depois do aumento de impostos e do combustível.

Para o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), os dados mostram o descaso total de Temer com a economia nacional. “A única conta que tem de fechar para ele é a da sua salvação. Aos olhos de quem quiser ver, Temer transforma o Congresso num balcão de negócios, gasta o que pode e o que não pode. Agora, quer cobrar essa contra liquidando o patrimônio nacional, acabando com as empresas públicas e loteando a Amazônia”, disse o senador.

Para Humberto, o modelo econômico proposto por Temer fracassou. “É um modelo que estagnou o Brasil e faz ajuste nas costas dos mais pobres, mantendo o privilégio dos mais ricos. A verdade é que a mola que move este país é a dos trabalhadores. São eles que movimentam a economia. Foi nisso que Lula investiu e fez o Brasil se tornar a 6a maior economia do mundo. Enquanto não mudar essa lógica perversa dos que hoje comandam esse governo nefasto, a economia vai seguir patinando”, avaliou Humberto.

Câmara aprova solicitação de Tafarel para destinação de recursos para o esporte

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Os vereadores aprovaram na reunião da última terça-feira (29), que a Prefeitura de Caruaru destine parte dos recursos aprovados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2018. A emenda que fez parte do projeto de lei de autoria do Poder Executivo estabelecendo o orçamento para o próximo ano, foi proposta do vereador Tafarel (PRP).

A emenda aprovada junto com a LDO para o ano que vem, possibilita que a Prefeitura de Caruaru realize a destinação de recursos municipais para o esporte nas escolas da rede municipal de ensino, através do custeio e a ajuda financeira aos alunos que participarem de jogos e competições escolares regionais, nacionais ou internacionais.

Além disso, com a emenda que foi aprovada por unanimidade, parte do recurso de aproximadamente R$ 1,2 bilhões para 2018, poderão ser aplicados na construção de quadras poliesportivas e ações de estímulo a prática de atividades esportivas nas praças e parques municipais, supervisionados por profissionais qualificados.

“Não podemos esquecer que o esporte também faz parte do processo de educação, e a prova disso é que temos uma disciplina de educação física nas nossas escolas. Com essa emenda, a Prefeitura de Caruaru poderá incentivar os alunos e se interessarem ainda mais pelos esportes, seja futebol, futsal, vôlei, lutas, e contribuir para a formação de atletas na nossa cidade”, destaca Tafarel.

Programa Leite para Todos atende 300 famílias em Belo Jardim

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A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, realiza a distribuição de leite gratuitamente para 300 famílias belo-jardinenses, por meio do programa Leite para Todos. As pessoas beneficiadas pelo programa são idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres, que estão em fase de amamentação, e crianças de 2 a 7 anos de idade.

As famílias priorizadas são as que possuem renda mensal de até 1/4 de salário mínimo e possuem cadastro no programa Bolsa Família. O programa contempla uma pessoa por família e oferece 7 litros de leite, distribuídos semanalmente nas quartas e sextas-feiras, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), dos Bairros da Cohab I e Santo Antônio, e na sede do Mãe do Coruja, pelo coordenador do programa no município, Cleiton Souza.

Jacilene Albuquerque, moradora do bairro da Cohab III, beneficiada pelo programa, afirma que é a distribuição de leite é muito importante para as famílias. “Eu tenho dois filhos, um de 4 anos e outra de 7 meses. Toda semana venho aqui no Cras e pego o leite, que ajuda muito na alimentação dos meus filhos e também ajuda na renda da minha família, porque o dinheiro que seria para comprar o leite sobra para comprar outras coisas para eles e pra pagar o aluguel da minha casa”, declarou.

Sílvio Costa recebe Lula em Ouricuri nesta quinta-feira

Silvio Costa e Pres. Lula

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara, Sílvio Costa (Avante), acompanha – nesta quinta-feira (31/08) – o ex-presidente Lula (PT) no município de Ouricuri, região do Araripe, onde o líder popular petista participa de ato público previsto na agenda da caravana Lula pelo Brasil.

Presente em toda a programação de Lula no Recife e Ipojuca, na semana passada, o deputado Sílvio Costa reencontrará o líder petista que virá do Ceará e segue posteriormente para eventos no Piauí. No ato da caravana Lula pelo Brasil, no Pátio do Carmo, no Recife (25/08), Sílvio Costa foi surpreendido pela ex-presidente Dilma, que iniciou o discurso com um agradecimento e abraço no deputado por sua atuação na Câmara contra o impeachment.

Com o pé na estrada, o vice-líder da oposição nacional segue, após a agenda com Lula em Ouricuri, para o município de Araripina, onde terá uma agenda concorrida na próxima sexta-feira (01/09). O deputado Sílvio Costa começa o dia com entrevista em uma emissora de rádio (a Nossa Rádio, às 7h) e, imediatamente após, vai para entrevista na Rádio Arari. Em seguida, faz visitas a amigos e aliados na cidade.

Um dos mais citados nas redes sociais por sua atuação na defesa dos ex-presidentes Dilma e Lula e no enfrentamento ao governo Michel Temer (PMDB) e suas reformas trabalhista e previdenciária, Sílvio Costa tem como principal agenda política, no Sertão do Araripe, às 12h30, um almoço em Ouricuri com lideranças políticas de 12 municípios da região: Araripina, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Salgueiro, Parnamirim, Exu, Granito, Ipubi e Moreilândia.

O deputado Sílvio Costa vai discutir com prefeitos, ex-prefeitos e vereadores o atual cenário político de Pernambuco e ouvir o relato das dificuldades dos municípios agravadas pela crise política e econômica do país. Ao final da tarde de sexta-feira, o pré-candidato ao Senado recebe jornais, rádios e blogueiros da região para uma entrevista coletiva.

Alberes Lopes faz pedidos de informação à Prefeitura de Caruaru

ALberes Lopes imprensa

Na reunião da terça-feira (29), na Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Alberes Lopes, líder da oposição, fez alguns pedidos de informação à Prefeitura do município.

Segundo Alberes, os questionamentos são referentes ao ano de 2017 e foram elaborados de acordo com os últimos pronunciamentos oficiais da Prefeitura, que causaram dúvidas à população, à imprensa, aos órgãos fiscalizadores e aos próprios vereadores de Caruaru.

Seguem os questionamentos: Qual a finalidade, o prazo e o real valor que será pago pela Prefeitura pelo aluguel do prédio que vai acomodar o gabinete da prefeita? Não poderia utilizar o Centro Administrativo? Por quê?; Qual o salário e os benefícios que a prefeita de Caruaru recebe como procuradora do Estado?; Qual o valor da folha de pagamento da Prefeitura e se realmente houve diminuição de gasto com pessoal, comparado com a gestão anterior?; Quantas foram as escolas devastadas pelas chuvas caídas em nossa cidade e se o município recebeu algum valor dos Governos Estadual ou Federal?; e Qual a relação dos artistas contratados para o São João deste ano em Caruaru, os valores pagos a cada um deles, quais ainda não foram pagos e os motivos pelos quais não foram pagos?.

Ainda de acordo com Alberes Lopes, o pedido de informação é uma ferramenta importante para que o vereador possa fiscalizar o poder executivo municipal. “Como vereador, eleito pelo povo, assumi o compromisso de cobrar responsabilidade com o uso do dinheiro público e é isto que venho fazendo”, disse. A prefeitura tem um prazo de até 30 dias para enviar as informações.

Nova lei altera o exercício da profissão de tripulante de aeronave

Piloto, comissário de voo e mecânico, denominados aeronautas, terão novas regras jurídicas a seguir. É que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 13.475 de 29 de agosto de 2017, que entra em vigor no dia 27 de novembro.

A nova lei vai impactar quase 37 mil profissionais da área, conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2015. Uma das inovações jurídicas trata da criação de gerenciamento de risco de fadiga desses profissionais. Reduz em cinco horas a escala mensal de trabalho para aviões a jato (de 85 para 80) e turboélice (de 90 para 85). Já as escalas de aviões convencionais (100 horas) e helicópteros (90 horas) foram mantidas.

“Com isso, pilotos e comissários poderão trabalhar em melhores condições e, consequentemente, garantir voos mais seguros para todos”, explica o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Rodrigo Spader.

A lei inova nas questões de contratos de trabalhos, escalas de serviço, acomodações para descanso a bordo de aeronaves, folgas periódicas, remuneração, alimentação, assistência médica, férias e limites tanto para voos e pousos quanto para a jornada de trabalho.

Estabelece que o exercício das profissões é privativo de brasileiros natos ou naturalizados. E as empresas brasileiras em prestação de serviço aéreo internacional poderão utilizar comissários de voo estrangeiros, desde que o número não exceda a um terço dos comissários a bordo da mesma aeronave.

De acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a lei é um esforço de todo o setor aéreo e do governo federal para oferecer à população segurança no sistema aéreo e normas mais avançadas aos profissionais do setor. “O sistema aéreo brasileiro ganha uma lei moderna, que traz mais segurança à população e melhores condições de trabalho aos aeronautas”, observa o ministro.

Tripulantes de aviões agrícolas foram dispensados de cumprir algumas medidas. Neste caso, segundo a lei, poderão ter os limites de jornada de trabalho e horas de voo, estabelecidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho, desde que não ultrapassem os parâmetros de segurança de voo determinados na regulamentação da autoridade de aviação civil brasileira.

Outra alteração relacionada à aviação agrícola estabelece que os tripulantes desta atividade poderão ter a parcela variável de seu salário calculada em área produzida ou aplicada e não em horas de voo.