Aniversário do TJPE: celebração pelos 195 anos começa às 9h de segunda-feira

Missa, entrega de diplomas e medalhas, plantio simbólico de árvore, apresentações de coral e orquestra e corte de bolo de aniversário. Essas são as ações planejadas para esta segunda-feira (14/8) em celebração aos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), comemorados em 13 de agosto. Algumas atividades já foram realizadas, a exemplo do lançamento do concurso público para servidores e palestra com o psicólogo Luiz Schettini Filho, e outras seguem até o dia 30 deste mês com orientação ao público, oficina de cidadania, visitação ao Palácio da Justiça e debates.

Com a campanha ‘Juntos construiremos uma realidade mais justa para todos’, a programação é voltada para todos os públicos. “A atual gestão tem como lema ‘Justiça célere, direito do cidadão’. Esse objetivo só pode ser alcançado se estivermos unidos em prol da sociedade, prestando um serviço eficiente e eficaz”, declara o presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo.

Às 9h de segunda (14/8), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco recebe missa de agradecimento pelo aniversário do Judiciário estadual celebrada pelo padre Caetano e por dom Marcelo. A parte musical da celebração fica por conta do Coral do TJPE, sob a regência de Amilca Aniceto. O grupo apresenta as músicas Conquest of Paradise, Glória, Aleluia, Panis Angelicus, Sanctus, Agnus Dei, Oração de São Francisco, entre outras. A igreja está localizada na Rua do Imperador, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Na sequência, às 10h30, na Sala de Sessões do Pleno, localizada no primeiro andar do Palácio da Justiça, ocorre a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Judiciário e da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A honraria é destinada a magistrados, servidores e personalidades que contribuem para a Justiça e para a pacificação social.

Entre os agraciados, estão: o desembargador Demócrito Filho; o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro José Celso de Mello Filho; o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Antônio Rulli Júnior; o juiz federal Sérgio Moro; a Associação Comunidade Obra de Maria; o vice-governador Raul Henry; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

Também recebem, a secretária estadual da Mulher, Sílvia Maria Cordeiro; o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Brandão Ramos; o educador Divaldo Franco; o padre Francisco Caetano Pereira; os advogados José Henrique Wanderley Júnior Filho e Márcio José Alves de Souza; a Orquestra Criança Cidadã; a secretária de Esportes do Recife, Yane Marques; e o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna da Silva. Confira a lista completa com os nomes dos homenageados AQUI.

À tarde, às 14h30, o desembargador-presidente Leopoldo Raposo faz o plantio simbólico de uma muda de ‘cássia de sião’ na calçada do Edifício Paula Baptista. Isso será possível porque o TJ pernambucano recebeu 90 mudas de palmeiras imperial e indiana e de cássia, vindas da Sementeira da Prefeitura do Recife, para ornamentação do Palácio. As demais serão plantadas em fóruns do TJPE.

Ainda no campo da sustentabilidade, banners e demais materiais de divulgação do evento serão destinados ao Movimento Catamisto, para reutilização e reciclagem das peças. Membro do grupo, o artista plástico terá peças feitas a partir desses materiais expostas no Palácio e no Fórum do Recife. Nos dois locais, também haverá distribuição de cartão-comemorativo com sementes de ipê-amarelo.

Para encerrar as atividades na segunda (14/8), de volta ao Palácio, o Coral do Tribunal de Justiça de Pernambuco – que retomou as atividades por incentivo do desembargador Leopoldo Raposo após dez anos longe dos palcos – realiza um recital comemorativo. A apresentação, no Salão dos Passos Perdidos, ocorre em parceria com os músicos da Orquestra Criança Cidadã. Por fim, acontece o corte do bolo de aniversário de 195 anos do TJPE.

Paulo Câmara: “O Ganhe o Mundo é uma experiência de vida que marcará a formação e o futuro dos alunos”

Intercâmbio de culturas, novas experiências, crescimento cultural e acadêmico. Tudo isto está muito próximo de acontecer para mais 41 alunos da Rede Estadual de Ensino que embarcaram, na manhã deste sábado (12), para a realização de um sonho. Através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), os alunos passarão um semestre letivo na Argentina, onde terão a oportunidade de aprender uma nova língua e enriquecer a sua bagagem cultural.

Nesse grupo, estão sendo contemplados alunos de seis das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Agreste Central, Setentrional e Meridional, Mata Norte, Sul e Sertão do Pajeú), com assistência completa durante a estadia fora do país.

“Estou muito feliz de proporcionar a estudantes pernambucanos a oportunidade de fazer o intercâmbio, conhecer uma nova cultura, um novo país, aprender e aperfeiçoar uma nova língua. Isso faz parte da forma que a gente entende que pode melhorar a educação de Pernambuco. São alunos que se dedicaram, estudaram e tiraram boas notas, e que agora estão tendo uma oportunidade única, de ganhar o mundo e saber que os seus sonhos podem ser realizados com o seu próprio esforço. O programa já conta com mais de 5.000 alunos indo para o exterior e eu tenho plena satisfação de, como governador, chegar a 3.000 alunos durante o meu governo. Espero continuar e, se possível, até ampliar. Acho que o Ganhe o Mundo tem esse sentido também. De buscar realmente fazer com que muitos jovens tenham a oportunidade de fazer esse intercâmbio, e isso é uma experiência de vida que com certeza marcará a formação e o futuro desses meninos”, destacou Paulo Câmara.

Na área de check-in não era difícil encontrar pais e familiares ansiosos. Entre os intercambistas, estava o estudante Ryck Landsteiner, de 16 anos, do 2º ano da EREM Carlos Soares da Silva, da cidade de Salgadinho. “É uma experiência única. Se eu disser que a ficha caiu, eu estarei mentindo. Eu acho que só quando entrar no avião, quando desembarcar lá, eu vou começar a ter a noção. Eu espero aprender muito e passar a experiência para os meus colegas que, futuramente, farão o intercâmbio”. Já a estudante Mirelly Rayane dos Santos, de 16 anos, da EREM Frei Caetano de Messina, no município de Bom Conselho, destacou a transformação que o programa causará em sua vida. “Para mim é a realização de um grande sonho, eu acho que como vou estar independente, cuidando de mim mesmo, eu vou ter uma maturidade maior, uma cabeça diferente. Acho que essa viagem veio para transformar quem eu sou. Ir para a Argentina vai ser uma transformação muito grande, uma mudança enorme na minha vida.”, exaltou.

Raquel Lyra leva programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

A cidade de Caruaru é referência na região – principal polo médico, científico, cultural, acadêmico e turístico do Agreste pernambucano. Da UNESCO, já ganhou o título de centro de arte figurativa das Américas. Do IPHAN, o título de patrimônio imaterial por possuir uma das maiores feiras ao ar livre do mundo e, da população, reconhecimento e valorização histórica.

E é nesse local que o Programa Juntos desembarca, na próxima terça-feira, dia 15, às 14h, no Centro de Convenções do Senac Caruaru. A reunião de lançamento contará com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, da diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, secretários e dirigentes municipais, representantes de entidades da sociedade civil e importantes líderes empresariais de todo o estado. Segundo Raquel, a intenção de trazer o Juntos para Caruaru, é de implementar boas práticas do setor privado no setor público em benefício das pessoas.

Em parceria com a Prefeitura de Caruaru, serão desenvolvidas, inicialmente, ações que buscarão o equilíbrio fiscal do município. Para se ter ideia, até 2016, em cada R$ 1 investido pelo Programa Juntos, houve o retorno de R$ 40,87 para a cidade – valores que se materializam em benefícios para a população, principalmente em áreas de maior demanda, como educação, saúde e melhorias urbanas.

“O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. A consideramos uma frente introdutória, pois uma relação saudável entre a arrecadação e o custeio tem como consequência resultados fiscais positivos, que poderão ser usados em investimentos em melhores serviços para o cidadão”, explica Regina Esteves.

Confira a fala da prefeita Raquel Lyra sobre a participação de Caruaru no Programa Juntos: https://www.youtube.com/watch?v=xYqlRfzUzoU

Merenda escolar

A prefeita Raquel Lyra também convidou para o lançamento do Juntos, a primeira-dama de Paraty (RJ), a chef Ana Bueno, que vem acompanhada do prefeito Casé. A ideia é ela apresentar o programa educativo da Folia Gastronômica, que trata sobre a requalificação da merenda escolar na cidade, além de valorizar a cultura local.

No início de 2014, Ana Bueno visitou todas as escolas municipais da cidade, com o objetivo de produzir um caderno de receitas e memórias com a participação das crianças. Além disso, passou a convidar as merendeiras para participarem das aulas com chefs de todo o Brasil durante a Folia Gastronômica.

Por meio dessas visitas, foi constado que o cardápio da merenda escolar, oferecido para as crianças, era sempre o mesmo. Dessa forma, iniciou-se uma ação para oferecer uma alimentação diversificada, saudável e, ainda, valorizando os ingredientes locais.

Seleção

Participar do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável requer passar por criteriosa seleção: o prefeito deve ter ficha limpa, a cidade precisa ter características territoriais, geográficas e populacionais heterogêneas e diversificadas e a prefeitura deve ter capacidade de disseminação dos resultados, para a replicabilidade das ações.

Em 2016, cerca de 100 cidades buscaram a Comunitas para formar parceria com o Programa Juntos em busca de uma melhoria efetiva na gestão pública por meio de atuações focadas, principalmente, no cidadão.

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Dentre suas ações, está o Programa Juntos. De caráter apartidário, o Juntos reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI), Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

ARTIGO —Vamos tocar os negócios

Por Reinaldo Moura

Os tempos ainda estão difíceis, sendo assim é melhor deixar de lado a conhecida frase da música “Deixa a vida me levar”, famosa na voz de Zeca Pagodinho e que embalou um país onde deixaram tudo se levar e agora temos que correr atrás do prejuízo.

Estamos nesse momento precisando de atitudes e principalmente de um descolamento da política e da economia. Já é agosto de um ano em que a depressão se consolidou após um longo período de crises e recessões. Se nada fizermos, já estaremos em 2018 e continuar buscando a causa raiz dessa crise (tal qual em 1929, trouxeram efeitos arrasadores à economia) será chover no molhado.

A crise política atrapalhou toda e qualquer possibilidade de crescimento e a situação econômica do País só não foi pior graças ao bom desempenho, com índices positivos e sazonais do agronegócio.

Até o comércio sentiu os efeitos da pior crise dos últimos 100 anos, uma vez que o cliente sumiu! Está endividado, comprando, principalmente, pelo e-commerce, mas a demanda não chega na produção.

Busquem por notícias sobre expansões, investimentos ou qualquer tipo de índice de crescimento em qualquer segmento da atividade econômica. Será bastante difícil de achar, são raras e honrosas exceções, uma vez que o mercado ainda está retraído, esperando, todos os dias, pelo que vai acontecer na política e, consequentemente, na economia.

Um raro exemplo de um desses negócios que vão bem são os Galpões Logísticos, que não estão em crise, ou seja, são bem feitos em local de fácil acesso e mais cedo do que se imagina vem o “flight to quality”, que é uma mudança no tipo de investimentos perseguidos pelos agentes do mercado em períodos de crise ou instabilidade econômica.

Sendo assim, nesses períodos, investidores preferem “mover” seu capital para ativos considerados mais seguros e vender ativos mais “arriscados”. Podem ser exemplos de “flight to quality” a troca de investimentos em ações de empresas por títulos do governo ou ainda a venda de ativos em países mais instáveis para economias mais sólidas e menos voláteis.

O restante do mercado espera pela recuperação, o Banco Central, na pessoa de seu presidente, Ilan Goldfajn, afirma que a economia brasileira, embora fraca, está em recuperação e tem previsão de crescimento de 2% para 2018. Mas será que podemos esperar até lá? A resposta é não! Precisamos, mesmo que devagar, procurar nosso crescimento e, consequentemente, o crescimento da economia nacional. De acordo com nossa filosofia: “Algo tem que ser feito, parado é que não se pode ficar”.

Três dicas para manter a saúde das empresas em tempo de recessão

O ano de 2017 está sendo marcado por uma série de eventos negativos no campo político e econômico. A corrupção foi desvendada em níveis nunca imaginados, seguidos de desconfiança das decisões judiciais que envolvam esses crimes políticos, bem como do total descontentamento para com nossos representantes em todos os níveis, o que leva a indicadores apontando para um cenário de retração. Nesse contexto, é exigido das empresas um esforço muito maior para manter a competividade e produtividade.

O termo “empresas estressadas”, já comumente usado nos Estados Unidos e Europa, designa companhias em situações de dificuldades financeiras pelas mais diversas situações. Alguns problemas, de acordo com a advogada e especialista em recuperação de empresas, Dra. Mara Denise Poffo Wilhelm, sócia da Wilhelm & Niels Advogados Associados, partem de seus próprios líderes, que se encontram totalmente desorientados pelos resultados que a companhia apresenta e transferem essa pressão para a sua equipe. “Em situações de grande estresse, pode levar à tomada de decisões errôneas ou inconsequentes, ocasionando o agravamento da crise e da situação financeira da empresa”, explica. O resultado é um caos diário na gestão e na operação da empresa. Com esse clima, pequenos problemas do dia a dia podem se transformar em grandes, ante a situação precária e nervosa que contaminou toda a empresa, levando a resultados ainda piores.

Mas, como manter uma empresa saudável, evitando o estresse da empresa? Dra. Mara dá algumas dicas. Confira:
1 – Manter-se em constante vigília e acompanhar os resultados da empresa: é imprescindível que os gestores tenham sempre acesso aos resultados da empresa, e que realizem a análise contábil e financeira destes. Projetar e simular com base em diversos resultados, sejam as metas positivas ou negativas, considerando as piores hipóteses possíveis. Essas atitudes possibilitam que os momentos difíceis sejam previstos com antecedência, permitindo um tempo maior ao gestor para se programar para resolver o problema considerando aquele cenário projetado. “Por mais que seja difícil projetar cenários, esse é um exercício de extrema importância para as empresas que desejam estar preparadas para qualquer situação, inclusive numa retomada da economia”, afirma Mara. Para a especialista, é importante manter cenários e simulações para diferentes níveis de fluxo de caixa, por exemplo, e, assim, preparar-se para todos os tipos de desafios, trançando estratégias para o crescimento da empresa ou para reverter situações negativas.

2 – Tenha uma equipe qualificada: a empresa precisa estar em constante inovação e, para isso, a sua equipe precisa acompanhar essa necessidade de crescimento. Precisa estar preparada para as mudanças e ajudar o gestor com dicas, ideias, apresentando resultados. O comodismo de alguns funcionários, preocupados apenas em realizar minimamente suas funções, sem buscar aperfeiçoamento, é fator de retrocesso nas empresas. As equipes precisam estar sempre prontas para os novos desafios da empresa. Isso vale também para os terceirizados, a salientar, consultores, contadores, advogados, representantes comerciais. Enfim, a especialização dos profissionais em cada área proporciona segurança ao gestor na condução de seus negócios e decisões.

3 – Fique atento às oportunidades: o período turbulento irá passar, pois a economia é cíclica. Essas oportunidades podem ser tanto relativas a crescimento, como por exemplo: fusões, aquisições, ou mesmo mudança de segmento produtivo, localização estratégica da empresa ou criação de novas unidades, tanto no país como fora dele. Já para empresas em crise mais profunda, a oportunidade pode estar em uma grande reestruturação nos negócios, analisando-se diversos fatores, dentre eles, a margem de contribuição de seus produtos e a descontinuidade da linha. Se não for possível reverter os resultados, a diminuição nos custos, e, inclusive, a venda de ativos deve ser considerada, segundo Mara. Há, ainda, o benefício legal da recuperação judicial, que proporciona um “fôlego” nas finanças empresariais e que, se bem assessorado, pode colocar novamente a empresa “nos trilhos”, pois, permite a repactuação de suas dívidas junto aos credores para pagamento de acordo com a sua realidade, ou seja, segundo o seu fluxo de caixa (capacidade financeira).

Oportunidades

Por outro lado, conforme explica Mara, sempre em momentos de crise no país ou em determinado segmento, podem ocorrer excelentes oportunidades para gestores e suas empresas que estão consonância e preparados para crescimento, bem como aqueles que conseguiram superar o estigma da “empresa estressada”. “Diariamente, surgem oportunidades de negócios, muitos deles oriundos até de seus próprios concorrentes que não buscaram a ajuda para superar a crise, quer seja comprando parte de seus ativos por preços atrativos, ou mesmo aproveitando brechas no mercado oriundo do mau atendimento ou da falta de qualidade dos produtos de seus concorrentes”, destaca Mara. Sempre que uma empresa sucumbe (quebra), abre espaço para outra tomar o seu lugar e crescer. “Então, esteja preparado para ocupar esse espaço”, destaca a especialista.

Parente pede que consumidores pesquisem preços de combustíveis para pagar menos

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência do Brasil

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a política de preços da companhia está indo muito bem e aconselhou ao consumidor que pesquise os valores que estão sendo cobrados nos postos de combustíveis para conseguir pagar menos. “Pesquisem os preços e realmente procurem os postos que tenham os menores preços”, disse.

Parente disse que não há como apontar o comportamento futuro do mercado do petróleo. “Como é uma commodity que tem muita influência de fatores geopolíticos, então, isso ainda agrava mais. Não é só a curva de oferta e demanda, mas também discussões de natureza geopolítica. Nós não arriscamos fazer projeções”.

A nova política de preços da Petrobras anunciada no dia 30 de junho, define reajustes conforme o comportamento do mercado.

Produção

No primeiro semestre de 2017, a produção total de petróleo e gás natural chegou a 2.791 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 3% a mais que o mesmo período de 2016. Desse total 2.671 mil boed foram no Brasil, o que significa 6% acima do registrado nos seis primeiros meses do ano anterior.

Na área do pré-sal, o presidente comemorou a entrada em operação, em maio, da P-66, uma plataforma própria da Petrobras, na área de Lula Sul, no pré-sal da Bacia de Santos e destacou o recorde mensal de produção operada de petróleo e gás natural na camada pré-sal, que em junho chegou a 1.686 mil barris de óleo equivalente por dia.

O custo de produção chegou a US$ 7 (R$ 22,08) o barril. Segundo a diretora executiva de Exploração e Produção, Solange Guedes, esse valor era o dobro no início da produção há oito anos. “Estarmos com US$ 7 o barril é um feito”, disse. “Vencemos este desafio e tenho certeza que com tudo que aprendemos se torna ainda mais competitivo”.

Para o presidente esse dado é fundamental para a concorrência no mercado. “Vai sobreviver quem tiver menor custo. Isso é uma realidade do pré-sal que é bastante relevante não apenas porque reflete um custo menor mas porque reflete uma condição muito melhor de competitividade do nosso petróleo em relação a outros produtores”, disse.

A retração da demanda e a concorrência com outras empresas impactaram as vendas de derivados no mercado doméstico, registrando queda de 7% na comparação com os seis primeiros meses de 2016 e atingiu 1.943 mil barris de petróleo/dia (bpd), mas, nas exportações, manteve a posição de exportadora líquida com saldo de 401 mil bpd. O aumento em 48% das exportações de petróleo e derivados e da redução em 25% das importações ajudaram a ter o desempenho nesta área.

Lucro

Parente classificou de “extremamente positivo” o resultado da companhia, que registrou um lucro operacional de R$ 29,3 bilhões no primeiro semestre de 2017, correspondente a uma elevação de 91% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No desempenho do segundo trimestre em comparação com 2016, o lucro operacional apresentou crescimento de 5%, atingindo R$ 14,9 milhões. Entre os fatores apontados pela empresa para o resultado deste período está a reversão de provisão para perdas com processos judiciais constituída em períodos anteriores, decorrente da adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT).

A companhia alcançou lucro líquido de R$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2017 e reverteu o prejuízo registrado no mesmo período do ano anterior de R$ 876 milhões. No segundo trimestre deste ano, o resultado de R$ 316 milhões ficou um pouco abaixo do mesmo período do ano anterior, quando atingiu R$ 370 milhões entre abril e junho, mas 93% menor com relação aos primeiros três meses do ano. O presidente disse, que, mesmo assim, é relevante porque representa dois trimestres consecutivos com lucro líquido positivo, o que não ocorria na companhia há muito tempo.

“Mostra avanços em várias áreas, em uma situação de mercado, em que você tem um preço de petróleo mais baixo e também tem um consumo mais baixo, ainda assim, tivemos um lucro operacional superior e, portanto, extremamente positivo. Estou falando no lucro operacional tanto no semestre quanto no trimestre”, disse Parente.

Outro ponto que o executivo chamou atenção foi o fluxo de caixa livre da empresa, que pelo nono trimestre consecutivo ficou positivo. Enquanto no primeiro semestre de 2017, com a maior geração operacional e a redução de investimentos, a Petrobras registrou fluxo de caixa livre de R$ 22,7 bilhões, sendo que no segundo trimestre ficou em R$ 9,4 bilhões. “Estamos mantendo a nossa sequência de fluxos de caixa livre positivos pelo nono trimestre consecutivo”, disse.

Endividamento

Ainda no período, houve redução de 6% da dívida líquida em reais e de 7% em dólares na comparação com 31 de dezembro do ano passado. O diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores, Ivan Monteiro, disse que atualmente a empresa tem várias opções de negociação no mercado para o alongamento da dívida, tanto com bancos europeus como americanos, japoneses e brasileiros, e a perspectiva continua.

“Vamos anunciar nas próximas semanas outras operações. Devemos reduzir ainda mais o volume de vencimentos em 2018, 2019 e 2020 com os prócimos anúncios. A expectativa para 2018 é uma redução entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões. Hoje a gente tem um vencimento estimado para 2018 de US$ 9,3 bilhões, a gente está trabalhando para que tenha ainda uma redução ao redor entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões”, disse.

Prazo para marcação de nova perícia é ampliado

Feira e INSS (41)

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) comunicou, por meio de nota enviada no último sábado (5), que foi ampliado para o próximo dia 21 o prazo para que beneficiários do auxílio-doença convocados pelo DOU (Diário Oficial da União) entrem em contato para agendar nova perícia junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na edição de 1º de agosto, o DOU publicou uma lista de segurados por incapacidade que deveriam entrar em contato com o INSS “no prazo de cinco dias corridos”, a partir da publicação, para saber a data da perícia, por meio da qual terão seu benefício reavaliado.

Segundo o MDS, no entanto, o INSS, diferentemente do publicado no DOU, dará 15 dias a mais para que os interessados sejam considerados notificados. Somente após esse período começarão a contar os cinco dias corridos para que os beneficiários entrem em contato com o órgão. Somando-se todos os prazos, a nova data limite ficou estabelecida para 21 de agosto.

O ex-agricultor Jacó Neto foi um dos beneficiados a buscar mais informações em relação à ampliação do prazo. Ele compareceu à unidade do INSS, em Caruaru, na manhã da última terça-feira (8). “Recebo o auxílio-doença há quase um ano por causa de um câncer. Pelo menos para mim, não há problema algum em ter de se submeter a uma nova perícia.”

A convocação feita pelo DOU no dia 1º de agosto teve como alvos beneficiários com os quais o INSS não conseguiu entrar em contato via Correios, devido a alguma inconsistência nos dados que resultou no retorno da correspondência. Os beneficiários que recebem o seguro por incapacidade, mas até o momento não receberam a correspondência em casa, devem conferir se seu nome consta na lista publicada.
Se tiver sido convocado, o beneficiário deve entrar em contato com a central de atendimento, ligando para o número 135, para saber a data agendada para a reavaliação do benefício por incapacidade. O não atendimento à convocação ou o não comparecimento na data agendada poderá levar o auxílio a ser suspenso ou cancelado.

Ao todo, 530 mil benefícios de auxílio-doença serão revisados em todo o país, além de mais de 1 milhão de aposentadorias por invalidez. Até meados de julho, foram realizadas quase 200 mil perícias em todo o país. Como resultado, 160 mil pessoas tiveram o benefício cancelado por não precisarem mais recebê-lo.

Proximidade de data impulsiona vendas na Sulanca

Feira e INSS (1)

Pedro Augusto

O Parque 18 de Maio, no centro de Caruaru, comportou um quantitativo elevado de compradores durante a manhã da segunda-feira (7). Também pudera! No período foi realizada a última Feira da Sulanca antes das comemorações do Dia dos Pais, neste domingo (13). Em alguns bancos do setor da antiga da Fundac, por exemplo, a demanda por vestuários masculinos foi tão intensa que a reportagem VANGUARDA chegou a ter dificuldades para conseguir entrevistar os feirantes. Dentre os que pararam por alguns minutos e responderam as perguntas do semanário estiveram Luiz Almeris e Heleno Severino. Eles confirmaram o crescimento nas vendas em relação às feiras anteriores.

“Como comercializo somente bermudas masculinas, a procura pelos meus artigos foi bastante intensa durante esta manhã (última segunda-feira). Para se ter ideia do grande movimento, comercializei cerca de 60% a mais em relação às últimas feiras. Em números reais, em torno de 700 unidades. O Dia dos Pais é uma data muito forte para vários setores do comércio, haja vista que as pessoas nunca deixam de presentear os seus respectivos, e na Feira da Sulanca não é diferente. Assim como eu, muitos sulanqueiros lucraram redobrado nesta semana. Um alívio para todos nós que estamos tendo de encarar as dificuldades impostas pela crise econômica”, avaliou Luiz Almeris.

Especializado na comercialização de artigos em jeans, Heleno Severino também era só sorrisos durante a manhã da segunda. “Graças a Deus, depois de um período bastante fraco em termos de vendas, conforme foi este último mês de julho, conseguimos lucrar redobrado. Tudo isso por conta do Dia dos Pais, que costuma incrementar e muito as vendas no setor do antigo terreno da Fundac. Como também não choveu hoje (segunda), os clientes tiveram a oportunidade de circular por todos os nossos corredores e as vendas acabaram se distribuindo e acontecendo em grande volume, principalmente nos bancos que comercializam produtos masculinos. No nosso, por exemplo, conseguimos vender em torno de 15% a mais em comparação com as feiras anteriores”, destacou.

De acordo com o levantamento feito pela reportagem VANGUARDA, na Feira da Sulanca que antecedeu a comemoração do Dia dos Pais, as vendas que foram registradas se concentraram, em sua maioria, no sistema varejo. No box da feirante Maria do Carmo, que fica no setor da Brasilitt, demanda foi o que não faltou no que se refere a artigos masculinos. “Esta semana contabilizamos mais a procura por produtos por parte daqueles clientes que deixam para comprar o presente do papai somente nas vésperas da data comemorativa. Como de grão em grão, a galinha enche o papo, de peça em peça, acabamos vendendo bastante”, comentou Maria.

Mas como em toda regra há exceção, alguns sulanqueiros também computaram demandas no sistema atacado. Dentre os consumidores que acabaram comprando em grandes quantidades, destaque para o autônomo Evilânio de Carvalho. Comerciante em Itambé, na Zona da Mata do Estado, ele tratou de adquirir vestuários para revendê-los no seu município de atuação. “Lá está ocorrendo a festa da cidade e também iremos comemorar o Dia dos Pais, desta forma a procura por artigos masculinos estará redobrada até este domingo (13). Como não sou bobo nem nada, vim até a Sulanca e acabei comprando várias novidades para revendê-las na minha pequena loja”, justificou.

PMC entrega cheques a sulanqueiros

O auxílio aos sulanqueiros, que perderam seus bancos no incêndio, ocorrido em maio, foi entregue na tarde da última segunda-feira (7), na Casa Amarela. Cada comerciante recebeu um cheque no valor de R$ 3 mil, por banco danificado. A doação, realizada pela Prefeitura de Caruaru, teve como objetivo auxiliar na reconstrução dos bancos perdidos.

No dia 16 de maio deste ano, um incêndio destruiu 25 bancos na Feira da Sulanca. De imediato, a prefeita Raquel Lyra decidiu que daria um auxílio para que os comerciantes prejudicados pudessem reconstruir os seus bancos. Ao todo, foram beneficiados 11 comerciantes.

Celpe alerta para riscos de acidentes e quedas de energia com pipas

Os ventos de maior intensidade e a diminuição das chuvas abrem a temporada de pipas em Pernambuco. É, justamente, no mês de agosto que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) reforça as orientações sobre os cuidados de empinar papagaio próximo à rede elétrica. Além de colocar a vida de pessoas em perigo, a brincadeira prejudica o fornecimento de energia. Entre os meses de janeiro a julho de 2017, a concessionária contabilizou 510 desligamentos provocados por pipas em todo o Estado. Em todo o ano passado, foram registradas 840 interrupções.

A ocorrência de maior abrangência, neste ano, aconteceu no último dia 9 de janeiro. Uma pipa enroscada em uma linha de transmissão, de 69 kV, resultou em um curto-circuito que deixou parte da Zona Sul do Recife sem energia elétrica, afetando moradores e o comércio da área durante mais de uma hora. Para minimizar episódios como esse, a Celpe vem substituindo redes convencionais por fios protegidos e isolados, mas é preciso a conscientização da população.

O risco de empinar pipas próximo de rede elétricas é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica. As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos. O uso de adereços metálicos também é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.

A Celpe adverte que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Celpe estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A empresa também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

– Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
– Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
– Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
– Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

18 mil servidores da Saúde podem fazer Avaliação de Desempenho

Cerca de 18 mil servidores concursados de diversas categorias profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) podem iniciar o processo para Avaliação de Desempenho 2017. A iniciativa faz parte do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do órgão e é uma das principais ferramentas para progressão de carreira dos profissionais efetivos. O período avaliativo segue até 15 de setembro. Médicos de outras secretarias e órgãos estaduais também participam da Avaliação.

Todo o processo deve ser feito pelo site www.gestaododesempenho.pe.gov.br. O servidor deve utilizar o CPF como login e a senha do contracheque como senha. As chefias que não possuírem vínculo com o Estado deverão acessar utilizando a senha “governo”.

A Avaliação de Desempenho é dividida em três etapas, que inclui a autoavaliação, avaliação da chefia imediata e plano de metas, que leva em consideração indicadores do servidor e da unidade em que atua. Por meio desse processo, é possível avaliar o desempenho dos servidores na realização de suas funções e atividades, bem como no alcance dos resultados institucionais.

Desde o ano passado, além da categoria médica, analistas, assistentes e auxiliares em saúde também foram inclusos na Avaliação de Desempenho, saindo de pouco mais de 3 mil servidores para os atuais 18 mil, um aumento de 600%. Com isso, profissionais de enfermagem, fisioterapia, técnico de enfermagem, entre outros, também participaram da avaliação, que oferece oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores.

Em 2016, mais de 17 mil servidores participaram do certame. Desse total, 88% concluíram o processo avaliativo e 84% foram considerados aptos. Nos últimos anos, a adesão não havia ultrapassado a marca dos 76%.