Jovem advogado conquista mercado com ‘Meu Primeiro Escritório’

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Que tal começar a carreira com alto padrão e, ao mesmo tempo com uma redução de custos fixos de até 80% à sua empresa? Com o ‘Meu Primeiro Escritório’, o advogado em início de carreira, conquista o mercado de trabalho de forma prática, moderna, confortável e com estrutura completa. O programa é um convênio subsidiado pela OAB-PE, em parceria com a Renor Office.

Em 2016, o projeto da OAB-PE ‘Meu primeiro escritório’ completou um ano de sucesso. Direcionado ao advogado, o convênio possibilita a utilização de uma estrutura completa e pronta para dar o suporte necessário para o exercício da profissão.

No ‘Meu primeiro escritório’ as salas executivas são climatizadas e mobiliadas, também oferece número exclusivo de telefone fixo com atendimento personalizado de uma secretária bilíngue, além de enviar notificações por e-mail e WhatsApp. As chamadas ainda podem ser transferidas para outro número da escolha do cliente, celular ou correio de voz.

Para o uso das salas e serviços, basta agendar diretamente com a administração da Renor Office, através do número (81) 3128.5454. O endereço comercial (endereço diferenciado no cartão de visita) e fiscal (para abertura de empresa) do escritório fica no Empresarial Rio Mar Trade Center III, Pina no 28º andar. Contudo, para ingressar no programa, o advogado precisa estar regularmente inscrito com a OAB-PE. Os serviços oferecem planos anuais, com descontos especiais.

“Excelente a iniciativa da OAB-PE. Para nós, jovens advogados, muitos ainda sem saber por onde e como começar, sem recursos suficientes para montar um escritório com o conforto e a qualidade que os clientes merecem. O programa ‘Meu Primeiro Escritório’ trouxe a solução”, transmite a jovem advogada Samara Ruana, que já fez uso do programa.

Escritório Virtual

A Renor Office é referência em escritório virtual, no Brasil, presente no mercado há mais de 10 anos. A empresa oferece um serviço de alto grau de excelência, auxiliando o profissional a se tornar mais competitivo e, consequentemente conquistar melhor remuneração.

Ao optar por um escritório virtual, o empreendedor não precisa construir um escritório partindo do zero, e adquirir uma sala comercial, comprar mesas, cadeiras, ar condicionado e outros itens que compõem um estabelecimento. “Aqui o empreendedor não se preocupa com luz, água, café, limpeza, telefone, internet, funcionários. Ele foca apenas no seu negócio e deixa toda a estrutura e administração com a gente. Temos apenas um propósito: melhorar a vida das pessoas”, destaca William Kattah, diretor da Renor Office.

Para mais informações, o usuário por acessar o site www.renoroffice.com.br ou as redes sociais @renoroffice. Os contatos também podem ser feitos pelos telefones (81) 3128.5454/ (81) 3081.6700/ (81) 99192.1922 (WhatsApp) ou através dos e-mails ‘renor@renoroffice.com.br’ e ‘renor2@renoroffice.com.br’.

E-commerce: pós-venda qualificado é o principal desafio durante a Black Friday

O comércio eletrônico segue apresentando crescimento e lucros reais mesmo diante do baixo índice de consumo das famílias brasileiras. Dados do relatório da Webshoppers (E-bit/Buscapé) mostram que o setor aumentou o faturamento de vendas em 38%, comparado com 2014, e ainda estima um crescimento de cerca de 8% para este ano, impulsionado pelas vendas na Black Friday. O evento, realizado sempre na última sexta-feira de novembro – esse ano acontece das 00h às 23h59 do dia 25 – já se estabeleceu como uma das principais ações comerciais do país, superando datas sazonais de grande importância para o comércio, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. No e-commerce a ação representa muito mais do que uma oportunidade para alavancar as vendas, pois uma experiência de compras positiva potencializa a fidelização de novos clientes e ainda garante boa reputação, portanto, o evento se torna um importante aliado do empreendedor que deseja impulsionar seu negócio. No entanto, para atender a alta demanda é preciso munir-se de estratégias e dispor de uma boa infraestrutura, principalmente quando se trata de gerenciamento logístico, onde qualquer falha no cumprimento dos prazos pode ser crucial para a imagem da loja online.

Maior evento de ofertas da internet brasileira

De origem americana, a Black Friday acontece todos os anos após a quinta-feira do Dia de Ação de Graças desde a década de 1960. O foco da ação é liquidar os estoques das lojas físicas e iniciar a temporada das compras de final de ano. As promoções do comércio eletrônico ocorrem somente na segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday. Já no Brasil começou em 2010 através do e-commerce e já se tornou a segunda época do ano mais importante para o setor, perdendo apenas para o Natal. No entanto, muitas lojas do varejo também aproveitam o momento propício para lançar promoções e impulsionar as vendas, além disso, é comum que tanto o mercado físico quanto online, prorroguem as liquidações por mais tempo, estendendo para os dias seguintes ou até o final do estoque.

Em sua estreia a ação movimentou cerca de R$ 3 milhões, mas foi crescendo gradativamente ao longo dos anos. Na última edição, em 2015 – período de grande recessão financeira no Brasil – as vendas superaram as expectativas, rendendo mais de R$ 1,5 bilhão de faturamento. Este ano, ainda que o cenário econômico do país continue conturbado, estima-se alcançar a marca de R$ 2 bilhões. A ascensão desse período especial de descontos vai de encontro com o amadurecimento do consumidor brasileiro, que vem adotando o hábito de adquirir bens e serviços pela internet, contudo, os empreendedores do setor devem se preparar antecipadamente para absorver este crescimento, pois, problemas na logística – mais recorrentes nessa época – podem tornar a empresa alvo de reclamações online prejudicando sua reputação e vendas.

Falhas na entrega são a maior queixa

Atender o pico da demanda na Black Friday não é tarefa simples. Um levantamento do Busca Descontos, idealizador da ação no Brasil, aponta que em 2015 mais de 3,1 milhões de pedidos foram registrados e a previsão é aumentar o número em 29% nessa edição, ultrapassando 4 milhões. Além dos sites sobrecarregados com o alto número de acessos, os consumidores ainda têm que lidar com prazos de entrega que maiores que os de costume, o que aumenta o nível de insatisfação caso ocorra alguma falha nesse processo. Dados do Procon-SP apontam que um dos itens que mais gerou reclamações junto ao órgão, durante a última edição, foi o atraso na entrega.

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em 2015, a maior dificuldade para os lojistas é justamente o envio de produtos. Para Roberto Hoffmann, CEO da SHL Logística, apesar do e-commerce ser um dos grandes propulsores de investimentos em logística no país, boa parte dos empreendedores do segmento ainda carece de soluções especializadas que aumentem a eficiência dos serviços. “Para evitar transtornos e garantir o sucesso nas vendas, é essencial que os empreendedores adequem a logística da empresa para atender essa demanda, pois, ao mesmo passo em que o número de vendas sobe, o trabalho da expedição aumenta na mesma proporção e os cuidados devem ser redobrados, pois qualquer falha pode repercutir de forma negativa e por muito tempo na imagem da loja”.

Experiência de compra

Um estudo do Google mostrou que três em cada quatro brasileiros que fazem compras online já participaram de alguma edição da famosa sexta-feira negra. A participação dos usuários saltou de 22% em 2012 para 64% no ano passado. De acordo com Hoffman o momento é de grande expectativa para os comerciantes, pois, trata-se do mês mais lucrativo do ano, e, para garantir o sucesso é importante se preparar antecipadamente “A Black Friday requer um planejamento estratégico para suprir o aumento da demanda, cumprir os prazos de entrega e reduzir os erros e avarias na remessa. O evento pode representar uma porta de entrada para que o consumidor conheça e continue comprando na loja futuramente. É uma oportunidade única, não só para converter vendas, mas também para captar a fidelidade de mais clientes e negligenciar o processo logístico pode colocar tudo a perder”.

Trocas e devoluções

Engana-se quem pensa que que após a venda e entrega do produto a operação está finalizada. O processo reverso da logística tem grande importância e sua qualidade – ou a falta dela – reflete diretamente na maneira como o consumidor enxerga a marca e passa adiante – 65% das pessoas prezam pela agilidade na resolução e a garantia de poder trocar o item (E-bit/Buscapé). Essa etapa do atendimento ao cliente acontece no pós-venda e compreende trocas e devoluções, direitos garantidos por lei ao consumidor. As empresas que descumprirem essas normas ou não respeitarem os prazos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor podem ser autuadas por práticas abusivas e sofrer penalidades.

Desconto não é tudo

Nos períodos que geram grande intenção de compras costumam surgir sites fraudulentos, ou ainda, algumas lojas mal-intencionadas que tentam maquiar os descontos. Para evitar esse tipo de golpe e minimizar os riscos de que as pessoas sejam lesadas existem algumas alternativas: a Black Friday Legal, criada pela camara-e.net, é um selo oficial que identifica as empresas que foram aprovadas no processo de avaliação da entidade e aderiram ao Código de Ética do Movimento, além disso, em parceria com a Braspag, foi elaborada a cartilha da compra segura, com dicas para auxiliar o e-consumidor no dia da promoção.

Para evitar as fraudes o Procon monitora as reclamações e acompanha os preços meses antes da data. O órgão de defesa do consumidor também faz um levantamento dos sites e empresas que devem ser evitados e divulga a lista para consulta pública. Este ano a relação, atualizada em outubro, conta com mais de 500 lojas virtuais reprovadas. Ainda é possível utilizar ferramentas e aplicativos que atestam se o e-commerce realmente aplica os descontos no evento.

Vendas recuam 12,7% nos 12 meses fechados em setembro

Os Indicadores Abrainc-Fipe revelam que o total lançado nos últimos 12 meses foi de 67.495 unidades, o que representa uma queda de 1,1% face ao observado no período precedente. De janeiro a setembro deste ano, foram lançadas 46.140 unidades, volume 8,1% superior ao observado no mesmo período de 2015. Em relação ao mês de setembro, as empresas lançaram 7.554 unidades, o que reflete uma queda de 25,2% frente ao volume lançado no mesmo mês de 2015.

Os dados das 20 empresas associadas que participam do estudo mostram que, nos últimos 12 meses, foram vendidas 103.179 unidades, volume 12,7% inferior ao total de vendas do período precedente. No acumulado até setembro de 2016, as vendas somaram 76.414 unidades, queda de 10,6% frente ao número no mesmo período de 2015. Em setembro de 2016, dados das empresas pesquisadas indicam que foram vendidas 9.345 unidades, o que representa uma queda de 5% em relação às vendas do mesmo mês de 2015.

As entregas de novos imóveis somaram 133.198 unidades nos últimos 12 meses, número 9,1% inferior ao total de entregas no período precedente. No acumulado de 2016, as entregas totalizaram 101.446 unidades, crescimento de 7% ao observado na mesma base de 2015. Em setembro de 2016, foram entregues 14.874 unidades, o correspondente a um aumento de 38,1% frente ao número de unidades entregues ao mesmo mês de 2015.

Acesse a série histórica aqui.

O estudo revela ainda que, no final de setembro de 2016, as empresas disponibilizavam 117.669 unidades para compra. No mesmo período, foi vendido o equivalente a 7,6% da oferta do mês, percentual que representa uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao calculado para setembro de 2015, que ficou em 8,4%.

Dessa forma, estima-se que a oferta final de setembro seja suficiente para garantir o abastecimento do mercado durante 13,2 meses, se o ritmo de vendas do mês, 9,3 mil unidades, for mantido.

Nos últimos 12 meses, foram distratadas 46.033 unidades, uma queda de 0,9% face ao total de distratos observados no período anterior. No acumulado de 2016, o total de distratos foi de 34.140 unidades, patamar 4,4% inferior ao observado até setembro de 2015. No mês de setembro de 2016, foram distratadas 3.819 unidades, o que representa uma queda de 8,1% frente ao número absoluto de distratos observados no mesmo mês de 2015.

Se considerados os distratos como proporção das vendas por safra de lançamento, as unidades vendidas no primeiro trimestre de 2014 apresentam a taxa de distratos mais elevada da série histórica: 21,4%.

Black Friday no Shopping Difusora

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No dia 25 de novembro uma ação vai causar alvoroço no Shopping Difusora de Caruaru. É o Black Friday, um movimento global que vai trazer super descontos para o Difusora. Com até 70% de desconto, as 150 operações do centro de compras esperam zerar os seus estoques até o final do dia. Os lojistas esperam um fluxo ​de ​​15% maior na data, tendo em vista que muitos consumidores aproveitam promoções para antecipar às compras de Natal e Ano Novo. A expectativa é aumentar 18% o faturamento nesta data. No dia da ação, o centro de compras abre uma hora mais cedo, iniciando as suas atividades às 9h.

Detran-PE realiza ação no Dia em Memória das Vítimas de Trânsito

O dia 20 de novembro será dedicado à memória das milhões de pessoas feridas, mutiladas ou que morreram em decorrência de acidentes de trânsito. Com o objetivo de sensibilizar os condutores sobre os riscos da imprudência, a Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realiza no próximo domingo, blitz educativa em parceira com a Secretaria de Defesa Social do Cabo, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV-PE, Fenacor, DPVAT e Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU.

A ação será realizada na BR 101 Sul, no Posto do BPRV, no Cabo de Santo Agostinho, onde será realizada a distribuição de panfletos e abordagem dos motoristas com o objetivo de lembrar o respeito às leis de trânsito. Para isso, a Turma do Fom-Fom, técnicos da Unidade de Eventos e Campanhas e agentes da Unidade de Fiscalização do DETRAN-PE estarão envolvidos nessa atividade, colocando em prática o que já vem sendo feito pelo Órgão durante todo o ano, nos quatro cantos do estado.

O diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, destaca a data como um dia para chamar a atenção para a sociedade, sobre as atitudes nas vias públicas. “Precisamos, definitivamente, nos conscientizar de que somente um trânsito seguro, humano e responsável vai garantir a queda nos números de vítimas. Acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Não adianta só autuar ou apreender veículos, temos que partir para o trabalho, educando os futuros condutores nas escolas, capacitando professores, que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”, defende.

DADOS

Pernambuco tem sido destaque nacional nas ações de prevenção e redução de acidentes. Tomando como base os anos de 2014 e 2015, a diminuição foi de 8,2%, saindo de 46.632 para 42.807, quando também foi reduzido em 12% o número de mortes nas estradas. Quando se trata de motos e ciclomotores, entre 2014 e 2015 foi reduzido o custo hospitalar de 1,2 bilhões para 917 milhões e o número de acidentes envolvendo esses veículos em 5,5%, indo de 34.794 para 32.881, bem como em 12% o número de mortes.

CAAPE promove ações em Caruaru

Visando a expansão de suas atividades no interior do estado, a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) promove, no próximo dia 28, programação na cidade de Caruaru. No dia, a CAAPE vai levar o Mamógrafo Móvel Amigo do Peito para o Fórum José Florêncio Filho, s/nº, no Bairro Universitário. As advogadas podem participar da ação a partir das 9h.

Paralelo à realização do exame de mamografia, a CAAPE promove campanha de vacinação contra a gripe H1N1, também no Fórum José Florêncio Filho, a partir das 9h. “A proposta é levar ao advogado do interior todos os benefícios de que já dispomos na capital”, disse o presidente da CAAPE, Bruno Baptista.

ARTIGO — O mundo piorou?

Por Maurício Assuero

Volto a lembrar de uma música antiga gravada por Sílvio Brito que dizia “para o mundo que eu quero descer”. A eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, contrariando todas as pesquisas de opinião, causa na gente essa sensação de buscar um lugar diferente. Não que Hillary fosse a salvação da lavoura, mas Trump não ter sido eleito. Agora é interessante olhar a tal democracia americana. Hillary estava com mais de 200 mil votos da população à frente de Trumpe o eleito ele. Mais parece aquela brincadeira do “perde-ganha”. O que mais esquisito é ver as pessoas protestando contra a eleição e aí a gente pergunta: por que não pressionaram seus delegados?

A maior preocupação do mundo é com o comportamento de Trump. Razões não faltam. Basta lembrar que Putin, presidente da Rússia, elogiou muito a vitória dele e outro elogio mais preocupante veio do Estado Islâmico. Quando um bando de terroristas passa a fazer elogios a gente precisa ficar desconfiado. Aparentemente, só quem gostou de Trump foram estas duas entidades e os delegados que votaram nele. O resto do mundo segue apreensivo. Razões não faltam.

O discurso preconceituoso de Trump pode levar a acirramento das relações inter-raciais nos EUA, significando um enorme retrocesso em relações que estão sendo discutidas desde a Guerra de Secessão. Os avanços podem ir parar na lata do lixo. Em termos de economia é preocupante o protecionismo que ele pode implantar, dificultando o comércio exterior. Os EUA são donos da maior economia do mundo e o mundo depende deles comercialmente. Se Trump adotar a politica de reserva de mercado, vai afetar intensamente todas as economias. O Brasil sabe disso e já freou a redução na taxa SELIC (se cair será 0,25 pontos e não 0,5 como o mercado esperava). A alta do dólar é sinal de que as consequências ainda estão por vir.

A proposta mais convincente de Trump era o tal do muro para evitar a entrada de mexicanos. Se fizermos um paralelo com a eleição de Ronaldo Reagan na década de 1980, a gente vai perceber que Jimmy Carter perdeu a eleição porque a inflação atingiu dois dígitos. Trump ganhou porque convenceu os americanos que eles estavam perdendo seus empregos para latinos. Perguntamos aoMr. Trump: nas suas empresas são contratados apenas americanos? Teria como se tornar bilionário pagando salários dignos, encargos sociais e todos os impostos? É possível, mas ….
O pior é que o americano tem um espírito inflamável. Trump promete expulsar 3 milhões, mas ele entender que a única resolver o problema é matando 3 milhões, aparecerá um doido disposto a cumprir. Viva o Brasil, apesar de tudo!

Crédito imobiliário da Caixa tem novas taxas

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta semana, a redução da taxa de juros para pessoa física e pessoa jurídica, além da diminuição da cota mínima de financiamento dentro do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Todos os clientes pessoa física que financiarem imóveis novos ou usados, enquadrados no SBPE, terão redução linear de 0,25, independente do relacionamento com o banco.

Para clientes que adquirirem imóveis novos ou na planta, cuja construção tenha sido financiada pela Caixa e fizerem a opção de receber o salário por ela, terá direito a taxas de juros especiais, iguais às oferecidas aos servidores públicos. As taxas de juros passariam, nesse caso, de 11,22% para 9,75%, no caso de imóveis dentro do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e de 12,5% para 10,75% para imóveis enquadrados no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).

As medidas são reflexo da diminuição da taxa Selic, anunciada recentemente pelo Banco Central. O objetivo é contribuir para alavancagem de vendas de imóveis novos de construtoras parceiras e, consequentemente, atrair novos clientes para a instituição, com condições especiais no crédito imobiliário. A Caixa disponibilizou R$ 93 bilhões para o crédito habitacional, neste ano, e já aplicou R$ 66,2 bilhões. A expectativa é aplicar R$ 26,8 bilhões até o final do ano.

Em paralelo, para o segmento pessoa jurídica, a Caixa reduziu a taxa de juros em 1%, em todas as faixas de relacionamento. As taxas para Micro e Pequenas Empresas (MPE) cairão de 14% para 13% e para Médias e Grandes Empresas (MGE) de 13,5% para 12,5%. O banco implantou também o sistema de taxa segregada por rating para o segmento corporativo, que visa beneficiar as empresas com alto índice de relacionamento com ele.
Com a medida, a redução de juros, de acordo com o relacionamento, pode chegar até 1,5%. Para empresas com rating A, a taxa deve variar de 12,5% para 11%. Para empresas com rating B e C, as taxas mínimas chegarão, respectivamente, a 11,5% e 12%. Para imóveis enquadrados no SFI, o banco modificou a remuneração do Correspondente Caixa Aqui (exceto repasses), padronizando em 1% o valor do financiamento, com limite de R$ 2 mil nas operações do FGTS e sem limite para o SBPE.

A Caixa ainda realizou uma série de ajustes para as empresas que pretendem financiar a construção de empreendimentos pelo banco (Apoio à Produção), dentro do SBPE.

Financiamento

Além da redução de juros e taxa especial, a Caixa Econômica promoveu melhorias de condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite mínimo de financiamento no SBPE passou de R$ 100 mil para R$ 80 mil. A medida busca atender o mercado de unidades habitacionais nessas faixas e vale para imóveis novos e usados, dentro do SFH e SFI.

O limite do SFH para imóvel residencial é de R$ 650 mil, para todo país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde é de R$ 750 mil. Os imóveis residenciais acima dos limites do SFH são enquadrados no SFI. A Caixa tem participação de 66,9% no mercado imobiliário e permanece líder neste segmento.

Caruaru Shopping sedia primeiro Anima Caruaru

Para os fãs de anime, mangá, quadrinhos e games de forma geral e bom já ir se preparando para participar da primeira edição do Anima Caruaru, que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro, no Caruaru Shopping. Além de muitos convidados, o evento contará com arenas de games, card games, e outras atividades relacionadas à cultura pop.

O Anima Caruaru terá inúmeras atividades e atrações nacionais e internacionais, que abrangem concursos de cosplay, exposição e campeonatos de videogames, comidas típicas japonesas, palestras e fotos com convidados nacionais, shows musicais internacionais em um palco com som e iluminação especial e venda de mangás e colecionáveis com descontos.

Outro destaque da programação é a Copa Anima Caruaru de Just Dance, que promete muita adrenalina entre os participantes. Somado ao público que vai participar do evento, quem também já confirmou presença foram os YouTubers T3ddy e Player Tauz e do streamer e pro-player Yoda.
O Anima Caruaru acontecerá no Pavilhão de Eventos do Caruaru Shopping, que fica localizado no 2º piso. Para quem ficou interessado e já quer reservar o seu ingresso, eles estão sendo vendidos de forma antecipada para estudantes nos seguintes valores: R$ 15 (sexta), R$ 30 (sábado), R$ 30 (domingo) e R$ 65, o que dá direito ao combo para curtir os três dias do evento.

Já os ingressos antecipado promocionais o público geral pode ser adquirido pelo valor de R$ 20 (sexta), R$ 35 (sábado), R$ 35 (domingo) mais um quilo de alimento não perecível e R$70 + um quilo de alimento não-perecível para os três dias. Para quem preferir o ingresso inteiro, os valores são: R$ 30 (sexta), R$ 60 (sábado) R$ 60 (domingo).

Sobre o evento

O Anima Caruaru faz parte da franquia Anima Recife/Super-Con eventos realizados anualmente em Recife – PE, João Pessoa – PB e Maceió – AL e chegou ao seu 12º ano em Recife. A convenção também reúne artistas e ícones do gênero com uma linguagem de apelo visual forte e conteúdo incomum ao dia-a-dia do grande público.

Para mais informações, basta acessar o site http://animacaruaru.com.br/

Chegou a época das cartinhas de Natal

Pedro Augusto

A capa desta semana da editoria de Cidades está reservada para divulgação de uma campanha anual que costuma provocar vários sorrisos e encher os olhos de lágrimas de milhares de crianças carentes de Caruaru. Desde a manhã da última quarta-feira (16), que se encontra em vigor na agência local dos Correios, no Centro, o projeto “Papai Noel dos Correios”. Desencadeada há pelo menos 15 anos no município, a iniciativa, que tem âmbito nacional, visa não só proporcionar alegria e esperança como também estimular a leitura por parte dos pequenos. Em entrevista ao VANGUARDA na manhã citada, o gerente da unidade da Capital do Agreste, Josivaldo José da Silva, explicou como devem proceder os interessados em participar.

“Este projeto é inteiramente voltado para aquelas crianças que possuem alguma vulnerabilidade social, ou seja, que na prática não têm condições de ganhar um presente de Natal. Através do Papai Noel dos Correios temos impulsionado, há mais de uma década, a realização dos sonhos de milhares delas. Somado ao trabalho importante de várias escolas municipais, que ao longo dos últimos anos vêm fazendo a coleta dos pedidos de seus alunos, também temos colado nos nossos murais alusivos as cartas elaboradas por aqueles pequenos estimulados pelos pais. Inclusive, estes últimos já podem fazer a entrega das respectivas na nossa unidade. Quanto ao cliente dos Correios que tem interesse de aderir à campanha, basta ele optar por uma das cartas disponíveis e fazer a entrega do presente seja na agência ou no próprio endereço do escolhido.”

Para se ter ideia do sucesso do “Papai Noel dos Correios”, somente no ano passado, pouco mais de 1.700 cartas destinadas ao projeto foram entregues na agência local do órgão. Em 2016, de acordo com Josivaldo José, a expectativa também é de registro de números expressivos. “Mais uma vez deveremos contabilizar um volume alto de cartas escritas e não acreditamos que a crise irá afastar os padrinhos (clientes que aderem à campanha), haja vista que eles costumam ficar bastante sensibilizados nesta época do ano e acabam fazendo de tudo para ajudar de alguma forma. Inclusive, muitos interessados já vinham nos telefonando e nos procurando pessoalmente antes mesmo da ação ter sido iniciada. Ela se estenderá até o próximo dia 16”, acrescentou o gerente.

O prazo antecipado para o término da campanha em relação há anos anteriores se deve ao fato de o Correios ter optado em 2016 por um tempo maior para fazer a entrega dos presentes. “Começamos também mais cedo a exposição das cartas justamente para realizarmos uma entrega mais qualificada. Em paralelo, os participantes terão o tempo necessário tanto para elaborá-las como para adotá-las”, finalizou Josivaldo.
Dentre os produtos mais solicitados pela garotada estão brinquedos, roupas e materiais escolares. Apesar de os eletrônicos também estarem no topo dos presentes mais desejados, eles não são tão recomendados pelos Correios, haja vista que possuem valores maiores e não podem ser adquiridos pela maioria dos doadores.

Mas mesmo assim, caso as crianças tenham preferência pelos eletrônicos, é recomendável que elas escrevam uma segunda opção nas cartas. Responsável por colá-las nos murais da agência, o atendente Carlos Alberto falou da importância de se participar da ação. “Desde que o projeto foi iniciado por aqui venho preenchendo a cada ano os murais com as cartinhas e poderia passar a manhã toda falando dos casos emocionantes. Além de realizar este trabalho, nesta época também participo da entrega dos presentes e posso afirmar que os pequenos ficam extremamente agradecidos e felizes com os belos gestos feitos pelos padrinhos. Na verdade me sinto um verdadeiro Papai Noel fazendo parte de todo este processo.”

Durante o período de campanha tanto os elaboradores como os captadores poderão fazer respectivamente a entrega e a escolha da carta. Os Correios não recomendam que os autores entreguem mais de uma e com endereços diferentes, haja vista que é feita a triagem por parte dos servidores do órgão e nela o consequente descarte, quando identificada a tentativa de ganhar mais de um presente. Em contrapartida, os chamados padrinhos podem e devem adotar quantas cartas quiserem. Foi isso que fez a dona de casa Elianeide Petrus. Ao resolver as suas demandas na agência do Centro, ela reservou um minutinho de seu dia corrido para ler as histórias de uma turma da Escola Anastácio Rodrigues e não se arrependeu.

“Sou mãe e até avó e sei da importância de se presentear uma criança nesta época do ano. Nunca tinha participado deste projeto por falta mesmo de interesse, mas depois que vi os rabiscos, as pinturas e os desenhos desses pequenos, algo tocou no meu coração e resolvi dar dois presentes. O boneco do Homem Aranha irá para um menininho de três anos, enquanto a boneca da Barbie para uma menininha de dois anos. Quem puder ajudar faça o mesmo, porque Deus lhe dará em dobro”, disse Elianeide. Mais informações sobre o projeto “Papai Noel dos Correios” podem ser adquiridas através do site www.correios.com.br.