Humberto defende aumento a advogados públicos para beneficiar os mais pobres

Com o apoio do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e da bancada do partido, o Senado aprovou e mandou à sanção presidencial o projeto de lei que reajusta os vencimentos de servidores da Defensoria Pública da União (DPU). A proposta estabelece um crescimento gradual anual para os funcionários do órgão, considerado fundamental por Humberto no trabalho de auxílio às pessoas mais carentes.

O parlamentar considera justa a previsão de aumento dos salários dos mais de 650 advogados públicos, pois “são esses profissionais que têm dado uma sustentação importante à camada mais pobre da sociedade”. Segundo ele, os governos do PT procuraram, desde o início em 2003, implementar no país políticas inclusivas em todos os seus aspectos.

“Não poderíamos deixar de garantir uma política inclusiva também no que diz respeito ao direito da população ao acesso à Justiça”, observou. Da tribuna do plenário do Senado, Humberto ressaltou que os valores foram objeto de negociação com o governo da presidenta Dilma.

Ele explicou que tudo está previsto no orçamento e que nas negociações realizadas tudo foi calculado. “Não é nada que surgiu daqui, nem nada novo, nem nada que não esteja definido dentro da capacidade financeira da União. Então, nós queríamos ressaltar isso”, complementou.

Para o senador, os advogados públicos são os profissionais responsáveis por dar assistência jurídica às pessoas mais pobres. “São eles que precisam, muitas vezes, buscar justiça para preservar ou promover os direitos dos mais carentes, que, só assim, podem dispor desse serviço”, disse.

O senador ressaltou ainda que foi até a DPU de Pernambuco recentemente e teve a oportunidade de conhecer várias pessoas com histórias fantásticas de ganhos justos na Justiça. Humberto ponderou, porém, que o ideal seria fazer com que o povo brasileiro aumentasse a sua renda para não precisar mais de um advogado público.

O Projeto de Lei da Câmara nº 32/2016 estabelece que o defensor público-geral federal, chefe do órgão, receberá um aumento de 8,6%. O maior índice de reajuste (67%) foi aplicado à remuneração da categoria segunda de defensor público, aumentando o respectivo subsídio a partir de 2018.

ARTIGO — Empreendedorismo, uma ótima opção para vencer a crise

Por Carlos Cruz

No segundo trimestre de 2016, o Brasil registrou a marca de 11,6 milhões de desempregados, de acordo com IBGE. Por conta do cenário de trabalho escasso, além da instabilidade política e econômica que estamos vivenciando, pode-se notar que os brasileiros estão usando a criatividade para dar a volta por cima. A principal alternativa encontrada por muitos é o empreendedorismo, que está em plena expansão: segundo pesquisa realizada pela consultoria Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no primeiro semestre deste ano, houve aumento de 9,7% no número de novos microempreendedores individuais (MEIs), na comparação com o mesmo período de 2015.

Mas será que esses profissionais, de fato, têm perfil empreendedor? Sabem vender suas ideias, projetos, produtos ou serviços? Independentemente da área em que forem empreender, é preciso ter conhecimento em vendas, afinal, saber negociar com clientes, fornecedores e parceiros é algo fundamental. Assim, entender os pilares das vendas (Indicadores de Resultados, Processo de Vendas, Competências em Vendas e Fatores Motivacionais) ajuda a traçar as estratégias necessárias para o seu negócio.

Além de entender os pontos principais das vendas, o que mais é importante saber para atuar no empreendedorismo? Enxergar qual é o seu talento! Após identificar as suas habilidades e ter em mente por qual área pretende seguir, pesquise o mercado, avalie se ele está saturado, veja como se comportam os possíveis consumidores, faça uma análise da concorrência e se pergunte: o que você pode fazer de diferente para se destacar?

Em paralelo a todas essas pesquisas, estude! Invista em cursos e treinamentos! O conhecimento teórico é o que vai te ajudar a ter um negócio de sucesso na prática, sem risco de naufragar.

Quando embarcar na nova empreitada, tenha paciência e foco. Confie em você, nos seus instintos e em sua capacidade de vender.

Sistema da Compesa integra cadastro de clientes

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Usar a tecnologia para melhorar a prestação de serviços é uma das apostas da Companhia Pernambucana de Saneamento Compesa. Já está em funcionamento uma plataforma digital que reúne todas as informações técnicas, operacionais e comerciais (clientes) integradas, e que podem ser visualizadas, de forma simultânea, em um único ambiente. O Sistema de Informações Geográficas (GISCOMP) foi criado pela própria companhia e, nos últimos três anos, recebeu melhorias de tecnologia e performance, unificação de bancos de dados e mudanças de evoluções até chegar no formato atual, que garante mais eficiência e rapidez no atendimento às demandas internas e ao público.

O GISCOMP permite a espacialização das carteira de clientes e das redes de abastecimento e esgotamento sanitário da Compesa. Este ano, o uso da ferramenta está sendo massificado entre os empregados diretos da empresa, cerca de 5 mil profissionais. A partir de uma única consulta no sistema, é possível solucionar problemas e tomar decisões. Por exemplo, o funcionário tem acesso ao cadastro de universo de clientes, ao mesmo tempo que ele pode verificar a disponibilidade da rede de esgoto e de abastecimento de água para cada localidade.

“Trata-se de uma ferramenta de gestão corporativa, uma plataforma de serviços web, utilizada para otimizar as ações comerciais, de logística e manutenção, visto que podemos trabalhar com dados visualizados em mapas, e não apenas em planilhas de ‘números frios’. A ideia é que o GISCOMP seja a ‘caneta’ do funcionário”, explica o gerente de Cadastro da Compesa, Luis Oliveira, acrescentando que para operar a ferramenta foi necessário também realizar investimentos na infraestrutura da rede da companhia e internet, além da implantação de novos equipamentos.

Com a ferramenta é possível mapear áreas de acordo com vários filtros e aproximar a visualização desde o mapa de Pernambuco até um ambiente de quadras ou mesmo chegar no nível das ligações e fachadas das residências. “Agora, podemos planejar a estratégia e a logística de algumas ações antes de ir a campo. Conseguimos localizar onde há maior incidência de estouramentos e vazamentos, áreas com maior ou menor número de clientes para planejar e definir ações comerciais e operacionais. Ficamos mais ágeis na nossa atuação e melhoramos o atendimento ao cliente”, informa.

Um dos produtos do GISCOMP foi a nova versão do calendário de abastecimento, disponibilizado no site da empresa para todo território da Região Metropolitana do Recife (RMR). Agora, o cliente pode a acessar o sistema para consultar o calendário de abastecimento – pelo site www.compesa.com.br – e saber qual será o dia de fornecimento de água para o seu bairro com mais precisão. Também é possível encontrar a informação do endereço pretendido digitando-o ou navegando no mapa, semelhante a uma busca no Google Maps.

Georreferenciamento – Uma equipe formada por 12 técnicos, cinco engenheiros cartógrafos, dois analistas de TI e um administrador fazem a manutenção e atualização do Sistema. O trabalho ainda conta com mais 40 funcionários que, diariamente, fazem visitas de campo para georreferenciar os imóveis, ou seja posicionar cada residência através de coordenadas, aliado à atualização cadastral. Além disso, os leituristas da Compesa, no momento que realizam as visitas domiciliares, também aproveitam para associar as matrículas dos imóveis ao georreferenciamento do cadastro comercial. Hoje, dos 2,3 milhões de clientes, cerca de 67% já possuem georreferenciamento no sistema.

O projeto GISCOMP, seus benefícios e funcionalidades foram apresentados durante o Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), realizado na semana passada, no Recife. Na ocasião, foi anunciada que é intenção da Compesa, ao lado de outros órgãos públicos, gerar um cadastro multifinalitário do Estado de Pernambuco, com informações de várias bases disponíveis, tais como energia, fibra ótica (dados e voz), gás, sistemas de água pluvial (prefeituras), entre outros. A ideia é fomentar as discussões para que estas informações sejam apresentadas em uma base única.

ARTIGO — Excelentes vendedores atuam como médicos

Por Erik Penna

Ao longo desses anos, tenho observado que, se uma pessoa deseja atingir a excelência em vendas, é fundamental atuar como um ótimo médico. Tive o prazer de assistir a aula do Dr. Smith – professor PhD. – durante uma formação internacional sobre liderança que fiz na Universidade de Tampa – EUA, e obtive este importante aprendizado. Vou explicar melhor essa interessante analogia e, com certeza, isso poderá otimizar sua performance na hora de atender seus clientes.

Pare para pensar a última vez que você precisou de uma consulta com seu médico de confiança. Por acaso, ao adentrar o consultório, o médico começou a lhe sugerir algumas promoções de remédios ou indicar novos medicamentos que ele havia recebido? Evidentemente que não, pois seria algo incorreto e anormal. Mas acredite: tem vendedor que age assim e considera correto e normal! Lembra-se do dia em que você entrou numa loja e o vendedor disparou a falar, oferecer produtos, sem nem mesmo saber o que você precisava? Se o médico for um bom profissional, primeiramente ele perguntará o motivo da visita e, através de uma adequada sondagem, investigará até descobrir o problema para só depois receitar, não é mesmo?

Parece óbvio, mas inúmeros profissionais de atendimento ao cliente e vendedores se esquecem de ouvir atentamente e, equivocadamente, ao ver o cliente se aproximar, já acionam a metralhadora de argumentos para convencê-lo a levar um produto que, muitas vezes, não tem absolutamente nada a ver com sua necessidade.

Imagine um médico lhe receitar um remédio para micose se você está com dor de cabeça? Adianta tal medicamento funcionar perfeitamente e ser até muito barato? Não, ele foi indicado indevidamente!

Então, não queira vender um produto ou serviço sem antes escutar seu cliente, entender seus desejos. É conversando e se interessando por ele que você investigará adequadamente seu problema. Após descobrir a real necessidade do cliente, aí sim será hora de brilhar. Apresente a receita adequada, recomende a melhor solução, arrase, dê o seu show!

Além da escuta ativa, assim como um grande vendedor, um médico se torna raro quando atende com pontualidade, faz o pós-venda e conquista o “Uau!”. Sim, é difícil encontrar um médico com esses 3 atributos, mas existe. Eu conheço um pediatra que atendeu minha filha. No pós-venda, ele me surpreendeu profundamente um dia após a consulta dela. Pouco depois do almoço o telefone tocou e era ele perguntando se a princesa já estava melhor. Eu achei que era um trote, afinal, um médico ligar no dia seguinte para saber do paciente é mesmo algo extremamente difícil. Uau! Sim, foi isso que eu e minha esposa falamos ao término da ligação. Hoje, não somos apenas pacientes ou clientes, mas somos fãs deste médico.

E você, atuando como vendedor, já conquistou quantos fãs? Reflita sobre isso e não perca mais tempo. Faça a diferença e colha os resultados positivos do excelente trabalho que oferecer!

Magazine Luiza faz reinauguração de loja em Caruaru

Caruaru estará em festa nesta quinta-feira, 08, a partir das 10h, pois o Magazine Luiza vai reinaugurar mais uma loja no Nordeste. A unidade, localizada na rua Vigário Freira, 174, no Centro, abrigará centenas de promoções e produtos exclusivos para os consumidores da cidade.
De acordo com a gestora da loja, Maristela Jaciara, no dia da reinauguração, será disponibilizado um tabloide com ofertas especiais aos clientes. “O novo Magazine Luiza é climatizado e obedece ao novo padrão de lojas da rede. Tenho certeza de que vai agradar a todos”, afirma. Os produtos expostos priorizam lançamentos, alta tecnologia, modernidade, design inovador e estilo, características que vão ao encontro do público-alvo da rede varejista.

Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 786 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Em maio de 2011, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a investidores pessoa física. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições.

A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 22 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 19 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C.

Secretaria de Saúde implanta site de marcação de consulta

A Secretaria de saúde de Caruaru através do departamento de Informática, implantou um sistema para os cidadãos conferirem se as solicitações de exames e consultas foram agendadas. Para isso, basta o usuário acessar o site http://viconsus.saudecaruaru.pe.gov.br/ munido com o cartão do SUS, e fazer a verificação.

Com essa inovação, além da transparência do serviço e do conforto para realizar a checagem do agendamento de exames e consultas, o paciente que antes precisava se deslocar até a unidade, agora tem a praticidade de fazer isso através de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

“Esse novo recurso traz melhorias primeiro para o cidadão, que poderá fazer essa verificação dentro da sua própria casa ou até no trabalho, facilitando o acesso ao serviço. Nos nossos registros verificamos que 35% das consultas e exames de especialidades eram perdidas devido as unidades não conseguirem entrar em contato com o paciente, ou pelo fato do próprio paciente não ir até a unidade verificar se já havia ocorrido o agendamento. Depois desse recurso acreditamos que esse número vai diminuir gradativamente”, afirma o médico e professor da UFPE, Marcos Pedrosa.

Após o acesso, o usuário consegue verificar o procedimento que foi marcado, o local de realização e a data para comparecimento, neste caso, quando já está agendado. Caso não esteja, o usuário encontrará como resposta “aguardando agendamento”.

Difusora anuncia horário de funcionamento de 7 e 15 de setembro

Setembro já chega com dois feriados na primeira quinzena. E para aproveitar o mix de lojas do Shopping Difusora de Caruaru nas datas, o centro de compras estará com todas as operações em pleno funcionamento das 11h às 20h. É válido ressaltar que o Mercado do Shopping abre as portas uma hora mais cedo e fecha uma mais tarde do que o funcionamento do restante do mall no dia. Confira o quadro abaixo:

Horário de Funcionamento dos dias 7 e 15 de setembro

Lojas e quiosques
11h às 20h
Praça de alimentação e retenção de crianças
11h às 21h
Mercado do Shopping
10h às 21h

Avenida Joaquim Nabuco será bloqueada no feriado de 07 de setembro

A Destra informa que haverá o bloqueio do trânsito, dos dois lados da Avenida Joaquim Nabuco, das 6h ás 13h, por conta do desfile cívico de 07 de setembro. Ressaltamos ainda, que as ruas paralelas também serão bloqueadas e apenas pedestres estarão circulando na avenida e suas transversais.

Apenas os ônibus da empresa Bahia deverá ter desvios de itinerários. Então segue assim:

No sentido Cidade/subúrbio:

Boa Vista I e II, Maria Auxiliadora e Andorinhas – Rua Frei Caneca, Av. Rui Barbosa e Av da integração.
João Mota – Av Rui Barbosa, Av da Integração, Rua Leovigildo Aguiar, via local da BR 104 e Av São Nicolau.

No sentido Subúrbio/ Cidade:

Boa Vista I e II, Maria Auxiliadora e Andorinhas – Av da integração, Av. Rui Barbosa, Rua Felipe Camarão e Rua Vidal de Negreiros.

Detran entrega primeira CNH na categoria ACC do Estado

Após adotar novas regras para emplacamento dos ciclomotores abaixo de 50 cilindradas, conhecidos como cinquentinhas, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE, Charles Ribeiro, buscando regulamentar também os condutores, entregou nesta segunda-feira, 05, no auditório do Órgão, ao senhor Sonival Feitosa, 58 anos, a primeira Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) de Pernambuco. Ao todo, a primeira turma formou 30 alunos, que passaram por aulas teóricas e práticas, num Centro de Formação de Condutores – CFC.

“Para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação – CNH na categoria “ACC” o condutor precisa cumprir 20 horas aulas teóricas e outras dez práticas, enquanto na categoria “A” é preciso cumprir 45 teóricas e 20 práticas, sendo quatro noturnas. Além disso, o custo do curso fica em aproximadamente a metade da carteira para moto, possibilitando uma maior inclusão e menos custos para os condutores das cinquentinhas”, destaca Charles.

Outra diferença da ACC se dá na prova teórica, onde são disponibilizadas 15 questões, com o mínimo de 11 acertos. Nas demais categorias são 30, com a exigência de ao menos 21 assertivas. “O cunho social sempre foi levada em consideração, onde, inclusive, autorizamos as autoescolas utilizarem ainda um mesmo ciclomotor em forma de compartilhamento para suprir a demanda”, completa Ribeiro.

De acordo com Murilo Lima, diretor de Ensino da Autoescola Maurício de Nassau, nessa unidade acontecem aulas de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, tendo um prazo aproximado de conclusão de todo o processo, entre aulas e provas práticas e teóricas, em até 30 dias. Quanto ao valor correspondente pelo curso de R$ 400,00, pode ser pago à vista, no cartão de débito ou crédito, em até quarto vezes sem juros.

Compuseram também a mesa Fernando Freire e Tadeu Godoy, respectivamente, secretário executivo e chefe de gabinete da Secretaria Estadual das Cidades – SECID, o diretor geral do DETRAN-PE, Sebastião Marinho, o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Major Túlio Barros, a presidente do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN, Simírames Queiros e o presidente do Sindicato das Autoescolas, Igor Valença.

Ainda na ocasião a médica especialista em cirurgia buco-maxilo-facial e professora da Universidade de Pernambuco – UPE, Gabriela Porto, e o personagem MaxMoto da Turma do Fom-Fom, fizeram uma explanação sobre os ricos dos acidentes, formas de prevenção e condução correta dos veículos ciclomotores. Ainda no evento foi entregue aos novos habilitados materiais educativos e exemplares do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Pernambuco abre seleção simplificada para 181 vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai selecionar 181 profissionais de diversas áreas para atuar na Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), com salários de até R$ 7.514,74, para atuação na Zona Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco.

Os cargos técnicos são para técnico de enfermagem e assistente de consultório dentário. As vagas de nível superior são para administrador de empresa, advogado, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico clínico, psiquiatra, ginecologista, pediatra, nutricionista, odontólogo, professor de educação física, psicólogo e terapeuta ocupacional.

As inscrições seguem até o dia 9 de outubro. Para participar da seleção é preciso ser brasileiro (ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12, §1.º, da Constituição Federal), ter idade mínima de 18 anos (ou ser emancipado civilmente), estar em dia com as obrigações eleitorais e, caso seja do sexo masculino, estar quite com o serviço militar.

As inscrições no processo seletivo podem ser feitas exclusivamente pelo site da organizadora (www.institutodarwin.org). Os candidatos deverão efetuar o cadastro e anexar os documentos solicitados. O Edital, publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta terça-feira (6), está disponível ainda no site www.institutodarwin.org.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 45 para cargos técnicos e R$ 60 para os cargos de curso superior.

Serviço

Período de Inscrição: 06/09 a 09/10

Salários: Até R$ 7.514,74

Inscrições: www.institutodarwin.org

Valores: R$ 45,00 técnico / R$ 60,00 superior

Cargos
Nível Superior: Administrador de Empresa, Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico Psquiatra, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Educação Física, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.