Sete linhas de ônibus terão percurso alterado

A partir do dia 01 de fevereiro, seis linhas de ônibus intermunicipais e uma municipal irão diminuir seu percurso na área central de Caruaru para melhorar o fluxo de veículos e garantir a mobilidade urbana. As alterações feitas em acordo com as empresas visam reduzir o número de linhas que passam principalmente pela rua Duque de Caxias e avenida Agamenon Magalhães, além das demais vias centrais de grande fluxo.

As alterações estarão em fase de teste pelo período de 90 dias, até que seja verificada a funcionalidade e viabilidade dos novos percursos. Além disto, com a mudança as demais paradas de ônibus de cada linha passam a funcionar como pontos de embarque/desembarque.

Confira as alterações:

Linhas

Riacho das Almas/Caruaru/Ameixas/Caruaru – paradas no Centro apenas na Praça do Rosário e na 22ª CSM (Tiro de Guerra), seguindo pela rua Silvino Macedo;

Santa Cruz do Capibaribe/Caruaru – parada apenas na agência da rua Visconde de Inhaúma, retornando pela mesma via, não passando mais na avenida Agamenon Magalhães;

São Caetano/Caruaru – paradas apenas na rua 15 de novembro e Praça do Rosário, não passando mais na rua Duque de Caxias;

Palmares/Caruaru – paradas apenas na rua 15 de novembro e Praça do Rosário, não passando mais na rua Duque de Caxias;

Limoeiro/Gravatá/Bezerros – paradas apenas na rua 15 de novembro, Praça do Rosário e na 22ª CSM (Tiro de Guerra), seguindo pela rua Silvino Macedo;

Limoeiro/Cumaru – paradas apenas na rua 15 de novembro, Praça do Rosário e na 22ª CSM (Tiro de Guerra), seguindo pela rua Silvino Macedo;

Cidade Jardim/Salgado (linha municipal) – paradas apenas na rua 15 de novembro e no Banco do Brasil, seguindo pela rua Dácio Esposito de Lima (ponto da Prefeitura).

OAB/ Caruaru inicia programa “OAB Itinerante”

Na próxima segunda feira (02), a OAB/ Caruaru dá início a um programa de descentralização de seus serviços, visitando as cidades que fazem parte da subseção Caruaru. O programa OAB Itinerante irá levar a estrutura e serviços de secretaria disponível na sede para oferecer aos advogados das 12 cidades que compõe a subseção Caruaru. 

O objetivo do programa é aproximar advogados e estagiários das demais cidades, das ações realizadas pela OAB/Caruaru, fazendo com que melhorias no exercício profissional dos advogados estejam ao alcance de todos. Serão oferecidos serviços como Recadastramento, renovação, 2ª via de carteira e cartão, atualização de dados, solicitação de certidão, cancelamento de inscrição, transferência ou inscrição suplementar, levantamento de débitos, boletos, agendamentos para certificação digital, distribuição dos códigos, credenciamento de escritórios para admitir estagiários e inscrição para cursos e palestras.

O programa tem início no dia 02 de Fevereiro na cidade de Bezerros e segue até  o dia 19 de março, em Camocim de São Felix. A estrutura ficará montada no Fórum de cada cidade, seguindo o calendário abaixo que inclui Bezerros, São Caetano, Cupira, Bonito, Cachoeirinha, Agrestina, Riacho das Almas, Lagoa dos Gatos, Sairé, Panelas, São Joaquim do Monte e Camocim de São Félix.

Polo Caruaru recebe exposição de quadros do artista Gibson Gomes

O Polo Caruaru vai receber a exposição de quadros do artista plástico Gibson Gomes, numa mostra de dez telas que versam desde a arte moderna e abstracionismo até temas infantis e réplicas de obras famosas. O artista também disponibilizará um mostruário com imagens de outras obras para quem quiser conhecer mais do seu trabalho ou adquirir uma obra diferente. A exposição será entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro, na Praça de Eventos do Polo, das 8h às 18h.

Natural de Palmares e trabalhando há 18 anos com telas, o interesse pela pintura veio a partir de sua coleção de cartões telefônicos. “As imagens me chamavam muito a atenção, então eu comecei a tentar reproduzi-las. Para me aprimorar, comprava revistas de pinturas nas bancas de jornal”, conta. Além de artista plástico, Gibson também desenvolve um trabalho como professor de Artes em escolas de diversas cidades do estado, inclusive com alunos que possuem necessidades especiais.gibsongomes

Mais Médicos: Secretaria de Saúde de Gravatá faz adesão de mais quatro profissionais

Na ultima segunda-feira (26), quatro vagas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no “Programa Mais Médicos” e a Secretaria de Saúde de Gravatá aderiu a extensão do programa, e mais quatro médicos estarão no quadro da equipe da atenção primária para atuar nas unidades de saúde do município. Em Gravatá, desde 2013 quatro profissionais atendem a população nas USFs.

Com a adesão, os médicos irão atender nas unidades: PSF Uruçu Mirim, PSF Bairro Novo (Posto II), PSF Santa Helena (Posto IV) e PSF Ricardo Valmir da Silva Lima (Alpes Suíços).

Na cidade quatro profissionais atendem nas unidades de saúde: Posto III, CAIC, PSF Lagoa do Fernando e PSF Boa Vista, com a chegada de mais quatro médicos, o município contará com oito profissionais, podendo chegar a dez, pois duas vagas ficaram registradas no cadastro de reserva.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS: O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

As vagas oferecidas priorizam aos médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.

Provas do Vestibular de Verão da Fafica serão neste fim de semana

As provas do Vestibular de Verão da FAFICA serão realizadas, em uma única etapa neste domingo, dia 1 de fevereiro, no horário das 8h às 12h. Os candidatos devem ficar atentos e chegar ao prédio da FAFICA com meia hora de antecedência, munidos de um documento de identificação com foto e do cartão de inscrição, que está disponível no site da Faculdade(www.fafica.com), a partir do dia 30 de janeiro. No cartão, os candidatos encontrarão o número da sala onde farão a prova.
A duração mínima das provas é de uma hora. A máxima é de quatro horas, para o candidato ao curso de Letras, e de três horas, para os candidatos aos demais cursos. Não será permitido, no local de prova, o uso de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos, celulares, aparelhos eletrônicos e afins. Também é proibido ter acesso às salas candidatos portando qualquer tipo de arma, mesmo que detenha autorização legal do porte.
PROVAS – Para os candidatos de todos os cursos, as provas constarão de uma Redação e de 20 questões objetivas, do tipo múltipla escolha, com cinco opções de respostas, contemplando conteúdos das áreas de Linguagem, de Ciências Humanas e de Matemática. Apenas para o candidato ao curso de Letras, será acrescida uma prova de Língua Estrangeira com 10 questões objetivas do tipo múltipla escolha, com cinco opções de respostas. O candidato deve usar caneta esferográfica azul ou preta para marcar o gabarito, que em nenhuma hipótese será substituído.
VAGAS- São 481 vagas para os 11 cursos da instituição. As vagas oferecidas estão distribuídas da seguinte forma: 37 vagas para o curso de licenciatura em História; 67 vagas para o curso de Letras (habilitação Espanhol/Inglês); 106 vagas para o curso de Pedagogia; 32 vagas para o curso de Filosofia; 23 vagas para o curso de Ciências Contábeis (1ª entrada); 72 vagas para o curso de Administração; 43 vagas para o curso de Teologia; 67 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1ª entrada) e 34 vagas para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores (1ª entrada).
A FAFICA deve divulgar os nomes dos aprovados até o dia 3 de fevereiro, em listas afixadas na secretaria da FAFICA e no site da instituição.
MATRÍCULAS- Os candidatos classificados no Vestibular de Verão da FAFICA devem realizar suas matrículas no período 03 a 05 de fevereiro de 2015. Já os candidatos, que ficaram na lista de espera, a matrícula ocorre no período de 06 e 09 de fevereiro de 2015 

Reunião do COMUT será no São João da Escócia

Dando sequência a série de reuniões itinerantes o Conselho Municipal de Transporte vai ter um novo encontro na próxima segunda-feira (02). O local escolhido para o debate sobre mobilidade é a Escola Jesuína, no Bairro São João da Escócia. A ida do COMUT para o bairro foi uma solicitação da liderança comunitária Sebastião Oliveira.

A pauta terá três assuntos específicos: Apresentação da proposta do corredor exclusivo de ônibus no eixo Norte/Sul; Formação da Comissão solicitada pela Destra; e um Momento para ouvir os anseios da comunidade. Esse último deixa a oportunidade para os moradores do bairro debaterem sobre a mobilidade no local.

O presidente do COMUT, Ricardo Henrique, e o líder Sebastião se encontraram essa semana e definiram o encontro a partir de 15h. “Tudo já foi encaminhado por Sebastião. Foi dele a solicitação e vamos no dia 2 debater a mobilidade aqui. As reuniões itinerantes servem para que as pessoas que não são membros do COMUT possam emitir opinião”, disse.

Sebastião também comentou a reunião no bairro. “Vai ser um prazer receber ao Conselheiros e temos a certeza de um bom debate aqui”, garante.

Projeto do Cidade das Compras será lançado para empresários nesta quinta

O Cidade das Compras, um mega empreendimento que promete mudar o comércio do Pólo de Confecções do Agreste, será lançado para empresários nesta quinta-feira(29), às 19h, no Teatro do Difusora. O acesso é livre.
O Cidade das Compras será construído às margens da BR-104, no município de Riacho das Almas, no sentido Caruaru/Toritama. Serão 252 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e 460 mil metros quadrados de área construída.
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O projeto prevê a construção de 544 lojas de 50 m², 48 de 120 m², e 159 lojas de 240 metros quadrados, além de 200 quiosques e 15 mil boxes. Já a praça de alimentação terá 112 lanchonetes e 20 restaurantes. Na praça de alimentação haverá um palco central para música ao vivo e shows variados. O centro de compras terá ainda diversas lojas de serviços e 16 banheiros, com 40 unidades sanitárias.

O empreendimento será construído por um consórcio formado por empresários de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

Edjailson da Caru Forró realizada balanço de trabalho em 2014

A início de um novo ano dentro da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), realizou um balanço anual de todo o trabalho apresentado em 2014, obtendo uma soma de 255 proposituras, entre requerimentos, indicações e projetos de lei.Edjailson-da-Caru-Forró-620x300

Torna-se destaque no trabalho do parlamentar as ações voltadas para a área de infraestrutura, sendo elas em um total de 90 pedidos realizados ao Poder Executivo somente no ano passado. “É um setor de bastante preocupação

na minha legislatura, tenho um olhar preciso para esta área e, acredito que cada vez possa ser melhorada”, ressaltou Edjailson.
Pensando no bem comum para a cidade, o vereador apresentou ainda 17 proposituras voltadas para a Fundação de Cultura, 25 para a Destra, 17 a Secretária de Educação, 10 a Secretária de Saúde, 09 voltadas para Ação Social, além de departamentos como o dos vetores, meio ambiente e desenvolvimento rural, sem contar nos Projetos de Leis, que ao total finalizaram no número de 30, e seus votos de aplausos.
“Trabalhar com o pensamento no coletivo é sempre minha principal linha de raciocínio, busco sempre atender e reivindicar todos os setores do nosso município”, frisou o parlamentar.
Além de todos esses dados apresentados pelo gabinete do vereador, o mesmo ainda conta um relatório do trabalho acima citado, que também encontra-se a disposição de toda a população.

Sismuc realiza mobilização neste sábado

O Sismuc está encerrando os preparativos para realizar mais um ato público. A mobilização irá acontecer  neste próximo sábado (31) à partir das 9h no Marco Zero de Caruaru.

O objetivo da mobilização segundo o Sismuc é marcar o dia de ”Luta pela Educação”, dia também da votação do PCC  pela Câmara Municipal de Caruaru.

Governo declara estado de emergência no sistema penitenciário

O governador Paulo Câmara assinou, hoje, decreto a ser publicado no Diário Oficial desta sexta feira (30), em que declara estado de emergência no sistema penitenciário do Estado, e a intervenção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga.

Tais medidas se dão em face à atual situação de tensão vivenciada no sistema prisional no âmbito do Estado de Pernambuco.          

O decreto cria uma Força Tarefa que envolve nove secretarias: Justiça e Direitos Humanos, Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social, Controladoria Geral, Administração, Gabinete de Projetos Estratégicos e Procuradoria Geral do Estado.

À Força Tarefa caberá:

1. A alocação de recursos orçamentários para o custeio das ações emergenciais;

2. A contratação emergencial de elaboração de projetos  e de execução e supervisão de reformas, adequações e ampliação das unidades prisionais existentes, visando, como prioridade máxima, a criação de novas vagas, bem como a aquisição de equipamentos necessários ao seu funcionamento.

3. Tratativas com o Governo Federal para a viabilização de financiamento de obras e serviços de reforma e ampliação de estabelecimentos prisionais;

4. Tratativas visando à formalização de convênios com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Tribunal de Contas, objetivando estabelecer parcerias.

5. Contratação de serviço de apoio técnico-administrativo para consecução dos objetivos deste decreto.

A Força Tarefa deverá apresentar ao Governador do Estado, a cada 30 dias, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas no período.   

O estado de emergência tem prazo de 180 dias, período em que atuará a Força Tarefa.

Com relação à intervenção da obra de Itaquitinga, o governo nomeia um interventor e autoriza :

1. Ocupar provisoriamente o bem imóvel vinculado ao objeto do contrato;

2. Preservar a segurança da obra, guardar e proteger a edificação e as instalações existentes;

3. Minimizar os prejuízos decorrentes da paralisação das obras;

4. Realizar os levantamentos, avaliações e perícias para a apuração dos prejuízos e adequação dos projetos de engenharia para a contratação das obras necessárias à conclusão da construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga;

5. Determinar a abertura de processo administrativo para apuração das faltas contratuais da Concessionária e para eventual decretação da caducidade da concessão.