Comissão do PAC inicia atividades

Foi instalada, na tarde desta terça-feira (05), uma comissão especial que irá fiscalizar o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco. O colegiado será composto por cinco deputados estaduais e terá até 180 dias para fazer visitas aos canteiros de obras, ouvir os responsáveis pelas intervenções e preparar um relatório sobre a situação dos empreendimentos de maior impacto no estado.

A comissão especial será composta por cinco membros. Miguel Coelho coordenará o colegiado e Diogo Moraes (PSB) será responsável pela relatoria dos trabalhos. Também integram a comissão os deputados Aluísio Lessa (PSB), Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT).

A primeira atividade da comissão será uma visita em conjunto com um grupo de deputados federais, na próxima sexta-feira (08), aos estaleiros Promar e Atlântico Sul, além da Refinaria Abreu e Lima. Na próxima semana, o colegiado ouvirá representantes do Ministério do Planejamento, DNIT e Secretaria de Transportes. Ainda neste mês, os integrantes deverão visitar os canteiros da transposição e transnordestina.

Após o período de visitas e reuniões com os responsáveis pelas obras, a Comissão emitirá um relatório com a situação do PAC em Pernambuco e solicitará as providências necessárias ao Governo Federal. “Nossa intenção é fazer o levantamento dessas obras e cobrar agilidade. Não podemos assistir a esse atraso calados. Algumas obras deveriam ser entregues em 2012 e ainda estão se arrastando”, comentou Diogo Moraes, que será o relator da Comissão.

Criado em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realiza intervenções voltadas para abastecimento de água, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura, energia, saúde, saneamento entre outras áreas. Com mais de 40 mil empreendimentos no Brasil, o programa é responsável por obras de grande impacto em Pernambuco como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

Queiroz reúne agentes de endemias nesta quarta

O prefeito José Queiroz reúne na manhã desta quarta-feira (6), às 11h, no Teatro João Lira, os mais de 100 agentes de endemias da Secretaria de Saúde. A idéia é motivar todos para manter o alto nível de desempenho alcançado. Depois de encerrar 2014 fora do risco de surto da dengue, Caruaru só registrou de janeiro até maio de 2015, 49 casos da doença e nenhum da chikungunya.

De Janeiro até esta última terça-feira (5), além dos 49 casos confirmados de dengue, 189 foram descartados e 1089 notificados. Um outro fator que contribuiu para os bons números da cidade, bem inferiores aos constatados no país, foi o intenso trabalho educativo.

Acesso à Vila Murici recebe melhorias

Na última segunda (04), foram iniciadas as ações de recuperação da estrada que dá acesso a Vila Murici. Inicialmente, as máquinas estão no local realizando a produção do piçarro. Posteriormente, o trecho será beneficiado com a colocação do material e a terraplanagem. O trabalho vai do Posto Agamenon até a comunidade do Murici.

Concomitante ao trabalho citado acima, a prefeitura elaborou projeto e buscou recursos para asfaltar a estrada que dá acesso a Vila do Murici, na área rural de Caruaru. Na última semana, o Governo do Estado aprovou os projetos inclusos no FEM II (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal II), onde a pavimentação asfáltica dessa estrada também foi colocada. Dentro dos próximos 15 dias, ocorrerá a publicação em Diário Oficial e o início do processo licitatório. As obras deverão começar no segundo semestre.

É importante lembrar a população que existe um canal direto para solicitar manutenção de vias rurais, que o telefone 3701-1455. “A partir do momento em que os moradores entram em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, informando as dificuldades encontradas na localidade, a resolução das demandas é mais breve. Por isso, é de grande necessidade que o trabalho seja realizado em parceria”, orienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Anselmo Pereira.

Projeto “Compesa no Meu Bairro” chega ao bairro Rendeiras

A partir desta quarta (06), até a sexta-feira (08), a Compesa realizará mais uma edição do Compesa no Meu Bairro, em Caruaru. Desta vez, o bairro escolhido foi o das Rendeiras, que receberá diversos serviços O Carro de Atendimento Local (Cal) ficará estacionado na Rua Major João Coelho, em frente à residência de número 404.

A equipe atenderá aos presentes no Cal, no horário das 09h até às 16h. No local, os moradores poderão solicitar serviços comerciais, – como solicitação de segunda via da fatura de água -, e cadastramento na Tarifa Social.  Segundo a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, a intenção é mostrar que a Companhia está sempre por perto para atender as várias solicitações dos clientes.

Crise da bacia leiteira é discutida na Alepe

A situação da produção leiteira em Pernambuco foi tema de uma reunião especial na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (05). O presidente do colegiado, Miguel Coelho (PSB), convidou representantes de sindicatos e do Governo do Estado para apresentar uma radiografia da crise que tem reduzido a produção de leite e afetado a renda de milhares de pequenos empreendedores, principalmente, no Agreste e Sertão.

Entre os principais dados apresentados na reunião chamaram a atenção a queda de produtividade e o nível de informalidade na bacia leiteira. Em quatro anos, a geração de leite caiu de 2,6 milhões de litros/dia para 1,8 milhão/dia. Em 2015, esse patamar deve se manter ou cair por conta do prolongamento da seca e da diminuição da taxa de natalidade do gado. Já a informalidade alcança atualmente cerca de 70% dessa produção.

O excesso de burocracia para regularização dos produtores e atuação de atravessadores no comércio com as indústrias foram outras reclamações dos representantes dos sindicatos. “Hoje tem produtor vendendo leite a R$ 0,50, enquanto um atravessador repassa por R$ 1,20. Isso tem prejudicado muito os produtores que já sofrem muito com os efeitos da seca nesses últimos anos”, explicou Saulo Malta, presidente do Sindicato de Produtores de Leite (Sinproleite).

Após a reunião, o deputado Miguel Coelho informou que a Comissão vai reunir os dados e propostas de melhoria para o setor para encaminhar ao Governo do Estado e outras instituições. “Essa reunião teve um objetivo inicial de ouvir as demandas dos produtores e verificar qual a situação da bacia leiteira. Ficou constatado que a crise, infelizmente, continua grave e é necessário adotar medidas para o enfrentamento desses problemas”, analisou o deputado socialista.

Inclusão da Visão Monocular como deficiência é aprovado na Alepe

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco concedeu parecer favorável nesta terça-feira (5) ao Projeto de Lei nº 112/2015, que inclui as pessoas com visão monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. Antes de ser votada em Plenário, a matéria será apreciada por outras três Comissões.

Para o deputado Beto Accioly (SD), autor da proposta, a aprovação da proposição é um avanço na legislação estadual. “As pessoas com visão monocular estavam negligenciadas pela legislação atual. Considero esse um tema de legítimo interesse público e que tem afetado a vida de muitos pernambucanos. Agora temos a oportunidade de corrigir essa distorção e já demos mais um passo para isso”, comemorou o parlamentar.

A visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para várias atividades diárias, inclusive profissionais.

Pedidos de falências atingem maior nível no ano

Os pedidos de falência apresentaram alta de 15% em abril, na comparação com março, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Foram registrados 161 pedidos em todo o país, o maior número do ano. Segundo o estudo, este também foi o pior resultado para um mês de abril nos últimos três anos. Na comparação com abril de 2014, a quantidade de pedidos de falência cresceu 23,8%.

Economistas da Serasa Experian dizem que o atual quadro conjuntural, com baixo dinamismo da atividade econômica, elevação contínua do custo financeiro das empresas, alta do dólar e aumento dos custos com energia elétrica e combustíveis têm prejudicado a saúde financeira das empresas, levando-as aos pedidos de falências.

Entre os requerimentos de falência do mês passado, 85 partiram de micro e pequenas empresas, 33 de médias empresas e 43 de empresas de grande porte.

Os pedidos de recuperações judiciais cresceram 30,7% em abril na comparação com o mês anterior. Foram 98 solicitações no mês passado, contra 75 em março. As micro e pequenas empresas lideraram com 54 pedidos, seguidos pelas médias (29) e pelas grandes empresas (4).

​Chapéu de Palha da Pesca finaliza cadastro

A quarta edição do Chapéu de Palha da Pesca cadastrou, na primeira etapa, 2.685 pescadores. O número representa um aumento de 14% em relação ao total de inscritos no ano passado. As inscrições do programa no Agreste e no Sertão foram encerradas na semana passada. O cadastramento dos pescadores do Litoral será realizado entre os dias 25 e 28 deste mês. O programa atenderá 57 municípios.

Assim como na Zona Canavieira e na Fruticultura Irrigada, o programa tem a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão. Criada em 2011, a ajuda chega durante o inverno, período em que a pesca artesanal é proibida. O programa também atende os marisqueiros.

Atualmente está em andamento o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, no Sertão, e da Zona Canavieira. No primeiro, 9.897 trabalhadores estão sendo beneficiados pelo programa em sete municípios da região. Na Zona Canavieira, o Chapéu de Palha cadastrou 10.735 trabalhadores em 25 municípios da Mata Norte. As inscrições para os trabalhadores da cana da Mata Sul serão a partir da próxima segunda-feira (11).

Os beneficiários do Chapéu de Palha da Pesca receberão, a partir de junho, quatro parcelas de até R$ R$ 256,52 complementares ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Também podem participar de cursos de capacitação ou indicar um familiar para assistir às aulas. Os cursos são realizados em parceria com as seguintes secretarias estaduais: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Mulher. A coordenação geral do Chapéu de Palha é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Ex-conselheiros da Petrobras terão de esclarecer irregularidades à CVM

Aberto no último dia 20 de março, o processo que apura irregularidades praticadas pelo Conselho de Administração da Petrobras, que teriam induzido investidores a erro, se encontra na Coordenação de Controle de Processos Sancionadores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aguardando a apresentação de defesas dos ex-ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento, além de outros ex-membros do colegiado. O único remanescente, citado na ação e que continua no conselho da Petrobras, é o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Além de Mantega, Miriam e Coutinho, são citados na ação Francisco Roberto de Albuquerque, Marcio Pereira Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella, Jorge Gerdau Johannpeter e José Maria Ferreira Rangel.

De acordo com a CVM, o objetivo é apurar a responsabilidade dos ex-conselheiros pelo descumprimento ao Artigo 155 da Lei n° 6.404/76, “por induzir os investidores a erro, ao aprovar o Plano de Negócios 2014-2018 e a política de preços divulgada em 29/11/2013, com a finalidade de atingir níveis objetivos de endividamento em datas predefinidas, porém optar por conduzir a política de preços da referida companhia, de maneira a tornar o cumprimento dessas metas improvável”.

A CVM esclareceu, por meio de sua assessoria de imprensa, que a acusação se baseia na falsa expectativa gerada no mercado devido à divergência entre as divulgações feitas pela Petrobras sobre a política de preços e a forma como ela foi efetivada, na prática, pelos administradores.

O processo administrativo se baseou em reclamações de investidores e acionistas minoritários sobre política de preços dos combustíveis e investimentos na Refinaria Abreu e Lima e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Procurada pela Agência Brasil, a Petrobras informou que não iria se pronunciar sobre o processo na CVM.

Artigo: Para ter sucesso em vendas e ganhar fãs, trate todos os clientes como VIPs!

Por José Ricardo Noronha

Vivemos um tempo de aceleradas mudanças. De um lado, clientes mais exigentes e informados, além de concorrentes cada vez melhores e poderosos. De outro, muito poucas empresas e profissionais que conseguem (de fato!) surpreender, oferecendo experiências memoráveis e marcantes a seus clientes. Isso acontece principalmente em virtude da falha na customização e personalização destas experiências às reais necessidades, desejos e sonhos de quem está do outro lado.

Diante desse cenário, clientes são cada vez menos leais e fiéis às marcas e aos produtos e serviços, muito devido ao pouco carinho e cuidado dedicados para atendê-los plenamente em suas individualidades e necessidades.

Para te ajudar no tão fundamental processo de transformação dos seus clientes em “fãs”, compartilho com você mais uma “dica de ouro” das empresas e dos profissionais que têm conseguido se destacar: trate todos os seus clientes como VIP!

É bem possível que, em sua jornada profissional e até mesmo na sua empresa, você já tenha ouvido que todo cliente é VIP (“Very Important Person” – Pessoa muito importante). E tenho certeza de que irá concordar comigo que, de fato, todo cliente é mesmo VIP, pois ele é a pessoa mais importante para toda e qualquer organização. É para ele que vivemos e é por ele que existimos!

E quando falamos em excelência no atendimento ao cliente, uma empresa se destaca como uma das maiores referências: a Disney. Esta companhia mágica, além de nos brindar com seus personagens deliciosos liderados por Mickey Mouse, compartilha conosco também lições que podem e precisam ser implementadas em nossos negócios. E tudo isso sempre com foco absoluto na criação e fortalecimento de diferencial competitivo praticamente imbatível: o atendimento espetacular.

Não sei se você sabe, mas a Disney não tem clientes. Sim, você leu corretamente! A Disney, não tem clientes. Ela tem “convidados”. É assim que ela chama todos os seus milhões de clientes no mundo todo.

Convidados que, de tão encantados, se transformam em verdadeiros embaixadores da Disney pelos quatros cantos do planeta, exatamente como eu faço aqui neste artigo, sem ganhar um tostão sequer deles (até porque eu não tenho qualquer vínculo oficial com a Disney).

Além disso, eles não têm empregados. Eles têm “membros do elenco” (ou “cast members”). Isso deixa claro a todos que de um lado existem milhões de convidados e, do outro, milhares de membros do elenco. Assim, forma-se o cenário para um grande “show”. O show do atendimento, do encantamento e da superação das expectativas de todos os clientes. Repito: todos!

E eles fazem isso ao tratar todo e qualquer convidado como VIP. O VIP que já conhecemos e falamos anteriormente se relaciona à “pessoa muito importante”, mas, na Disney, o conceito é à “pessoa muito individual”. É verdadeiramente cini são todos os nossos clientes e que sempre trazem consigo necessidades, desejos, sonhos e preocupações bastante distintos.

De nada adianta você dizer e propagar pelo mercado que “atendimento ao cliente é prioridade número 1 da sua empresa”. Mais importante que dizer é fazer! Faça com que cada um se sinta verdadeiramente único para você e para a sua companhia.

Antes de falar sobre quão verdadeiramente bons são os excelentes produtos e serviços que você comercializa, busque entender profundamente as necessidades, desejos e sonhos do cliente. Busque de todas as formas que puder não apenas entender o que ele precisa, mas, principalmente, o que ele valoriza.

Faça perguntas claras, como: “O que ou quais são os elementos/atributos/características que o Sr./Sra. mais valoriza neste produto ou serviço?”. Ao entender bem o que ele valoriza, daí, sim, você irá incorporar os pontos que ele mesmo compartilhou com você no seu discurso de vendas. E será tudo customizado e personalizado para cada cliente, fazendo com que ele realmente se sinta único e com seus desejos e individualidades compreendidas. Isso o fará se sentir  realmente VIP!

Entenda as necessidades, atenda com excelência, venda grandes experiências e supere as expectativas dos seus clientes.

Busque de forma incansável transformá-lo em seu “fã”, pois “fãs” são seus maiores defensores e embaixadores no mercado. E, além disso, não cobram um tostão sequer para te “vender” aos seus amigos e familiares.

José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Owen Graduate School of Management e é Professor dos MBAs da FIA. É autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”. www.paixaoporvendas.com.br