Deputado Wolney Queiroz tem agenda intensa no interior

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No Fernando Lyra, parlamentar destacou seu trabalho no Congresso Nacional (Foto: Divulgação) 

O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) teve um final de semana movimentado. Na sexta-feira (30), o parlamentar esteve na plenária do Orçamento Participativo no Fernando Lyra, em Caruaru. Em seu discurso, ele destacou o trabalho realizado pelo prefeito José Queiroz (PDT) e a importância de sua atuação no Congresso Nacional. “Eu sempre gosto de enfatizar a preocupação que temos em alinhar a nossa atuação como parlamentar, na luta por recursos em Brasília (DF), junto à presidente Dilma e ao governador Eduardo Campos (PSB)”, afirmou.

Ainda na sexta, o deputado foi a Riacho das Almas para prestigiar o Festival de Inverno do município. Wolney foi acompanhado da deputada e secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e reencontrou o amigo e prefeito da cidade, Mário Mota (PSB).

No sábado (31), o parlamentar recebeu lideranças de cidades do interior em seu escritório político. Já no domingo (1º), almoçou com lideranças rurais no povoado de Riacho Doce, na zona rural de Caruaru. “Estou presente nas comunidades para prestar contas do trabalho que tenho desenvolvido e para ouvir das pessoas as principais demandas. É uma caminhada importante, porque assim consigo me manter em contato com a população”, concluiu Wolney Queiroz.

Eduardo Campos lamenta morte de Carlos Fernando

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), divulgou uma nota nesta segunda-feira (2), por meio de sua assessoria, lamentando a morte do cantor e compositor Carlos Fernando. O artista faleceu ontem à tarde, aos 75 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de próstata.

“Pernambuco perde um grande artista, um poeta, um músico, alguém que contribuiu de forma muito expressiva para a cena cultural que temos hoje. Alguns podem até nem ter consciência da importância de Carlos Fernando para a cena cultural pernambucana. É um dia de pesar, mas também é um dia de aplaudirmos a vida, a obra e a criação desse grande pernambucano”, disse Eduardo.

O governador também lembrou a ligação de sua família com o compositor. “Ele era um grande amigo nosso. Há algum tempo, vínhamos acompanhando a luta que ele travava com a doença. Por isso, em meu nome, em nome de minha família e em nome do povo de Pernambuco, manifesto o nosso pesar e solidariedade aos familiares e amigos deste grande artista”, completou.

Servidores de Riacho das Almas passam por capacitação

Os funcionários do departamento de Gestão de Pessoal da Secretaria de Administração de Riacho das Almas participaram de mais um curso de capacitação. As atividades aconteceram na última semana, na sede do TCE (Tribunal de Contas do Estado), no Recife.

De acordo com o secretário de Administração, Paulo Roberto, a capacitação do setor de atos de pessoal dá maior agilidade aos processos burocráticos relacionados a servidores. “Essa capacitação já está trazendo resultados significativos no atendimento aos servidores. Agora, todos os procedimentos relacionados a ingresso, saída e concessão de licenças estão sendo feitos de maneira muito mais rápida”, comentou.

Gravatá sedia encontro do Pernambuco Agroecológico

Gravatá recebe, nesta quarta-feira (4), a partir das 9h, na sede do Círculo Operário, o 2º encontro do grupo gestor do projeto Pernambuco Agroecológico, que tem por objetivo promover a agricultura familiar, o consumo responsável e o turismo sustentável em comunidades rurais da Zona da Mata e Agreste do Estado.

De acordo com os organizadores, a reunião deve ser um espaço de debate e de busca conjunta de soluções para as diversas temáticas relacionadas à agricultura familiar na região.

Polícia Federal solicita informações ao prefeito José Queiroz

Agentes da Polícia Federal enviaram um ofício ao gabinete do prefeito José Queiroz (PDT) solicitando os nomes dos integrantes da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Caruaru. A informação é do Blog do VANGUARDA.

A solicitação revela a instauração de inquérito por parte da PF para apurar as denúncias de irregularidades apontadas pela CGU (Controladoria-Geral da União) na gestão municipal, especialmente no uso dos recursos da educação.

Nova data de pagamento para aposentados em Altinho

A Prefeitura de Altinho definiu uma nova data para o pagamento dos aposentados e pensionistas ligados ao Ipsal (Instituto Previdenciário dos Servidores Públicos de Altinho). Na última sexta-feira (30), o prefeito Ailson Oliveira (PSD) explicou a mudança em reunião.

Ao invés de todo o dia 1º, ficou acordado que a prefeitura tem até o dia 10 de cada mês para fazer o pagamento. “As dificuldades financeiras que encontramos na cidade, atreladas às medidas tomadas pelo governo federal com a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fizeram com que tomássemos esse posicionamento”, disse o prefeito.

Com essa medida, a prefeitura pretende reorganizar as finanças do instituto sem prejuízo aos aposentados e pensionistas. “Encontramos o Ipsal com salários atrasados e o 13º do ano passado também com atraso. Negociamos datas e conseguimos honrar todos os compromissos. Repassar essas informações para eles mostra a nossa transparência com o dinheiro público”, finalizou Oliveira.

Laura Gomes celebra aniversário no fim de semana

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Raquel, João, Jorge e Diogo Moraes foram abraçar secretária (Foto: Divulgação)

A deputada e secretária estadual Laura Gomes (PSB) comemorou, no último sábado (31), mais um aniversário ao lado de seus amigos e familiares. Também estiveram presentes na celebração o prefeito José Queiroz (PDT), acompanhado da primeira-dama Carminha Queiroz, o vice-governador João Lyra Neto (PDT), além dos deputados Raquel Lyra e Diogo Moraes (ambos do PSB).

Vice-governador inaugura escola que leva nome de Fernando Lyra

O vice-governador João Lyra Neto (PDT) esteve ontem em São Lourenço da Mata, no bairro da Manguba, para a inauguração da Escola Municipal Ministro Fernando Lyra. A viúva, Márcia Lyra, participou do evento junto com as três filhas, Patrícia, Renata e Juliana, além dos genros e netos.

“Como ministro da Justiça, ele conduziu a abertura democrática do Brasil, que perdura até hoje. Então, esse é o nosso reconhecimento a um grande pernambucano, um exemplo para as novas gerações”, afirmou o prefeito Ettore Labanca (PSB), ao falar sobre a homenagem a Fernando Lyra, falecido em fevereiro deste ano.

Construída com recursos municipais próprios, a escola tem capacidade para 240 alunos, que serão divididos nos turnos da manhã e da tarde, em turmas de 1° e 2° anos do ensino fundamental. A estrutura conta com quatro salas de aula, além de diretoria, biblioteca, sala dos professores e banheiros. À noite, funcionará o EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Bruno Martiniano participa da Feira de Turismo das Américas

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), participa nesta semana, em São Paulo, de um dos principais eventos de turismo do mundo, a Feira de Turismo das Américas. O município estará representado no estande da Empetur.

A feira é considerada o maior evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do continente e do hemisfério Sul. Espera-se, para este ano, a participação de mais de 60 países.

Martiniano será acompanhado pelos secretários de Turismo e Governo, Fernando Resende e Marcos Paiva, respectivamente. “Gravatá está entre os principais destinos turísticos dos pernambucanos e dos brasileiros de um modo geral. Participar desse evento fortalece nosso potencial e, acima de tudo, mostra ao mundo as belezas que a cidade possui”, declarou o prefeito de Gravatá.

OPINIÃO: A importância das bicicletas

Por MARCELO RODRIGUES

Na terça-feira passada, 20 de agosto, a cota de recursos naturais que a natureza poderia oferecer em 2013 se esgotou. A data, inclusive, assinalou o Dia da Sobrecarga da Terra, marco anual de quando o consumo humano ultrapassa a capacidade de renovação do planeta. O cálculo foi divulgado pela Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica), organização não governamental (ONG) parceira da rede WWF.

O levantamento compara a demanda sobre os recursos naturais empregados na produção de alimentos e o uso de matérias-primas com a capacidade da natureza de regeneração e de reciclagem dos resíduos, a chamada pegada ecológica (medida que contabiliza o impacto ambiental do homem sobre esses recursos). Em menos de oito meses, o consumo global exauriu tudo o que a natureza consegue repor em um ano e, entre setembro e dezembro, o planeta vai operar no vermelho, o que causa danos ao meio ambiente.

De acordo com a Global Footprint Network, à medida que se aumenta o consumo, cresce o débito ecológico, traduzido em redução de florestas, perda da biodiversidade, escassez de alimentos, diminuição da produtividade do solo e o acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Essa sobrecarga acelera as mudanças climáticas e tem reflexos na economia.

Segundo os cálculos dessa contabilidade ambiental, a Terra está entrando “no vermelho da conta bancária da natureza” cada vez mais cedo. No ano passado, o Dia da Sobrecarga ocorreu em 22 de agosto. Em 2011, em 27 de setembro.

A humanidade vai pagar a conta desse consumo excessivo na forma de perda de qualidade de vida, de mais pobreza e doenças, caso não mude esse quadro. Esse ritmo de consumo no longo prazo vai culminar na exaustão dos recursos naturais. Estamos colocando nossa qualidade de vida e nosso futuro em risco. Se consumirmos em excesso a natureza, em algum momento vamos ter que pagar essa conta na forma de poluição, doenças, água menos disponível para nosso desenvolvimento e nosso uso, pobreza e falta de alimentos.

A sociedade precisa repensar seu estilo de vida. Nesse contexto, dizem, a educação e a informação são instrumentos importantes para uma mudança de valores. Cidadãos e governos têm papel fundamental na redução dos impactos do consumo sobre os recursos naturais. Políticas públicas voltadas para esse fim, como a oferta de um transporte público de qualidade e menos poluente, construção de ciclovias e o estímulo ao consumo responsável são essenciais para reduzir a pegada ecológica.

Nesse diapasão, as grandes cidades enfrentam congestionamentos cada vez maiores. São cerca de 45 milhões de veículos circulando diariamente nas ruas das cidades brasileiras, entre automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas, segundo dados informados pelo Denatran. Os congestionamentos limitam um direito constitucional de todo cidadão, o direito de ir e vir. Estes problemas, além de causarem inúmeras complicações para os cidadãos comuns, ainda atrapalham os deslocamentos dos veículos de emergência, como ambulância e carro do Corpo de Bombeiros.

É dentro dessa perspectiva que percebemos a necessidade de reduzirmos os carros particulares e partirmos para um meio de transporte alternativo, ecoamigável, sustentável, saudável e barato. Vimos e assistimos a diversas pesquisas sobre como é muito melhor usar bicicleta em vez de carros ou ônibus, ou como elas ocupam muito menos espaço, sem contar nos seus outros inúmeros benefícios.

Com o intuito de estimular e possibilitar uma maior locomoção por intermédio da bicicleta, é necessário prover as cidades com características espaciais e de infraestrutura que sejam compatíveis com as reais características dos ciclistas. Isso requer uma reconfiguração dos sistemas viários atuais, os quais não facilitam em nada o uso da bicicleta no dia a dia, indicando a necessidade de redesenhar os espaç̧os urbanos e o modelo organizacional espacial.

É preciso encontrar uma forma de minimizar os malefícios causados pelo homem e buscar formas conscientes e sustentáveis de se locomover. Em meio a este cenário apocalíptico, a bicicleta surge como uma ótima alternativa para desafogar o trânsito das cidades.

Transporte ecologicamente correto foi conceituado como sendo os transportes que não colocam em perigo a saúde pública e dos ecossistemas. A ONU elegeu a bicicleta como meio de transporte ecologicamente mais sustentável para o planeta. Embora tenha recebido essa honraria, grande parte dos países não distribui a atenção necessária aos seus usuários.

Para que um modelo de mobilidade urbana sustentável seja implantado em uma cidade ou região, é necessário que todos os elementos que compõem o trânsito sejam avaliados e inseridos a viabilizar uma maior integração entre as pessoas e todas as formas de locomoção sustentável. Especialmente no caso da bicicleta, é necessário que se implante um modelo de infraestrutura cicloviário.

Vale lembrar que, além dos benefícios para a economia decorrentes da produção, comercialização e manutenção, impulsionados pelo baixo custo de aquisição, podemos listar a eficiência energética; pouca perturbação ambiental; contribuição à saúde do usuário; flexibilidade; equidade; rapidez e menor necessidade de espaço público.

A infraestrutura cicloviária é constituída por um conjunto de fatores e elementos que têm como objetivo maior garantir a segurança e o bem-estar dos usuários de bicicletas que utilizam este meio de locomoção pelas vias públicas de tráfego. Dentre eles podemos destacar as ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e espaço cicloviário (bicicletário).

A participação do poder público é de caráter fundamental para a implantação de um sistema viário eficaz e seguro em nosso país e em nossas cidades. Fazer em época de campanha eleitoral promessas eleitoreiras, e sem guardar as devidas proporções do ingresso do modal bicicleta no dia a dia da população sem os estudos prévios e devidos para sua integração como meio de transporte, mobilidade e melhoria da qualidade de vida do cidadão, é uma atitude irresponsável e sem compromisso com a saúde da população e com questões ambientais locais e planetárias.

Pela nossa lei, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada (art. 58 do Código de Trânsito). Ou seja, bicicletas e carros podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-lo e a distância mínima de 1,5 m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII).

Essa é a lei, mas a falta de planejamento, desinteresse político pelo transporte coletivo de qualidade e uma educação cidadã são fatores determinantes para termos todos os problemas que estamos enfrentando no Brasil de uma forma geral, porque, ao invés de vermos a implementação de uma política de transporte coletivo para atender a demanda crescente de um país eminentemente urbano, que já tem 84% da população vivendo nas cidades, presenciamos a priorização do governo federal pelo transporte individual com todo tipo de incentivo, redução/extinção de impostos, financiamentos com prazos alongados e juros subsidiados, exatamente o oposto das diretrizes políticas propostas, bem como do que é praticado no resto do mundo.

marcelo rodrigues
Marcelo Rodrigues foi secretário de Meio Ambiente do Recife na gestão João da Costa (PT). É advogado e professor universitário.