Parlamento jovem será debatido em audiência

No próximo sábado (09), às 14h, a Câmara Municipal de Caruaru vai realizar uma audiência pública para debater a reimplantação do projeto Parlamento Jovem no âmbito do Legislativo municipal. A audiência foi solicitada pela vereadora Rosimery da Apodec (DEM).

Na audiência serão discutidos as atribuições do Poder Legislativo, o papel do vereador jovem, o que é o projeto do Parlamento Jovem e como deverá ser seu funcionamento. O Parlamento Jovem de Caruaru – PJC foi criado por meio do Projeto de Resolução nº 635/2012 e tinha como intuito instilar nos jovens maior consciência política e lhes proporcionar participação mais ativa no processo legislativo municipal, através de 15 representantes de entidades públicas e privadas ligadas à juventude.

O projeto teve curta duração (apenas um ano) mas, segundo o assessor parlamentar Paulo Tôrres (PTN), presidente do PJC, foi uma experiência positiva: “O Parlamento Jovem foi importante porque viabilizou a participação de várias entidades da sociedade civil de Caruaru, com a representação ativa da juventude de nossa cidade, que contribuíram para o debate através de proposituras relacionadas às necessidades dos jovens em nossa cidade”

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), diz que se o projeto for retomado, deverá sofrer algumas alterações, até para garantir sua legitimidade. “O Parlamento Jovem, da forma como foi concebido, foi totalmente equivocado, não foi uma forma democrática, já que a indicação dos seus membros era política, partidária. Acredito que foi por isso que ele não prosperou”, analisa Chaves, contrapondo o projeto com o da Câmara Mirim, onde os integrantes eram alunos de escolas públicas e privadas eleitos pelos próprios colegas. “A Câmara Mirim foi concebida da melhor forma possível, democraticamente, com todos os colégios particulares e públicos participando, elegendo diretamente os seus vereadores, e foi uma coisa muito boa, que deixaram caducar, mas o projeto existe e pretendemos retornar com a Câmara Mirim porque ela é muito importante”, disse o vereador.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *