Pesquisa revela expectativa de compras para data

De acordo com o levantamento realizado pela Assessoria de Economia e Pesquisas do Sindloja (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru), 85% dos caruaruenses entrevistados estão dispostos a comprar presentes até este domingo (14), quando será comemorado o Dia das Mães 2017. Os setores de comércio e serviços serão os principais responsáveis pela movimentação financeira.

O presidente do Sindloja, Alberes Lopes, relembrou que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio varejista de Caruaru, perde apenas para o Natal, e que pode servir de termômetro para economia da cidade no decorrer do ano. “Os lojistas de Caruaru estão prontos para receber os consumidores nesta data. Nossa expectativa é de que o Dia das Mães reaqueça as vendas, tendo em vista que a pesquisa mostra otimismo entre caruaruenses na hora de presentear as suas mães”.

A pesquisa identificou que a compra dos presentes para o Dia das Mães deverá movimentar R$ 35 milhões na economia de Caruaru e revelou ainda que esposas, avós e sogras também serão presenteadas. Segundo os entrevistados, o valor médio gasto por presente será de R$ 100. Cada consumidor vai comprar em média dois produtos.

A coleta de dados ocorreu nos últimos dias 26 e 27, no centro de Caruaru. Foram entrevistadas 200 pessoas acima de 18 anos, sendo 75% do público feminino e 25% do masculino. Dos entrevistados, 77% afirmaram morar na Capital do Agreste. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base técnicas estatísticas.

Local

Quando perguntados sobre qual o local pretendem comprar o presente, 57% responderam preferir os produtos do comércio do centro de Caruaru, enquanto 24% afirmaram que irão comprar nos centros de compras da cidade. Outros 19% ainda não decidiram ou não sabem onde comprar. De acordo com a pesquisa, bom atendimento (55%), preços promocionais (21%) e descontos no pagamento à vista (8%) serão determinantes na hora da compra.

Escolha

A maioria dos consumidores disse que vai comprar presentes de uso pessoal, mas não há unanimidade no tipo de produto. Os preferidos pelos compradores são peças de vestuário (26%), seguidos por bolsas e sapatos (11%), perfumes e afins (11%) eletrodomésticos (11%), joias, bijuterias e flores (2%). Já 6% irão comprar artigos do lar para cama, mesa e banho e 19% dos entrevistados ainda não sabem qual presente irão comprar.

Pagamento

Pagar à vista, seja no dinheiro ou no débito, será a forma de pagamento utilizada por mais da metade dos consumidores (57%). Quatro em cada 10 pessoas responderam que irão pagar as compras com cartão de crédito, sendo 6% de forma direta e 33% de forma parcelada. Outros 86% dos entrevistados disseram não estar inadimplentes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *