Prefeitura de Caruaru lança consulta pública sobre programa “Afrobetizando”

O “Afrobetizando” está cada vez mais próximo de deixar de ser um programa se tornando de forma permanente em uma política pública de educação antirracista na rede municipal de ensino de Caruaru. Desenvolvida na rede desde 2022, quando foi lançada, e com fórum já realizado no ano passado, a iniciativa agora avançou para etapa de consulta pública, onde os interessados poderão contribuir com suas sugestões, para ampliação de práticas antirracistas no âmbito escolar.

“Essa integração com a população, por meio da consulta, é muito importante para avançarmos na adoção de ações que promovam, cada vez mais, o respeito às diferenças raciais nos espaços escolares da rede local. Convidamos a todos para participarem dela!”, destacou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tiburcio.

Após esta etapa, a Prefeitura de Caruaru encaminhará projeto de Lei até a Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de instituir o programa como política permanente. A consulta pública está disponível acessando o link: https://forms.gle/xRwC8zUtABNiLvwb8

Mais sobre o Afrobetizando

Ele objetiva promover o combate ao racismo nos espaços escolares, valorizando e difundindo a cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena contribuindo para o reconhecimento desses povos e sua identidade, e o respeito às suas culturas e etnias, com formações contínuas em toda rede de educação da cidade, desde o infantil até os anos finais e EJA, utilizando um conjunto de técnicas, métodos e estratégias de ensino de maneira ativa em todo ano letivo, não somente em datas comemorativas pontuais.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.