Prefeitura e Associação de Catadores em parceria no projeto Ecoatitude

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) a primeira reunião da segunda edição do “Ecoatitude”, projeto que visa aperfeiçoar o trabalho e agilidade do processo de coleta seletiva no município durante as festividades juninas, onde a produção de resíduos é maior.

A reunião foi presidida pelo secretário de Gestão e Serviços Públicos, Paulo Cassundé, acompanhado pelo diretor de limpeza, Maurício Silva, e o Engenheiro Ambiental, Emerson William, além da participação de representantes da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos do Município, presidida por Maria Catadora.

Durante a reunião foram debatidos temas como campanhas educativas com participantes do São João e a comunidade, para que possa ser feita a separação prévia do lixo nas barracas e quiosques, otimizando o tempo de serviço dos catadores. O município disponibiliza a limpeza geral do ambiente – Pátio de Eventos – e, após esse processo, os trabalhadores da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru (ACRC), devidamente instruídos e capacitados para a ação, realizam a coleta do material reciclável previamente separado.

“Há uma necessidade que façamos um trabalho com maior rigor para que essa consciência ambiental seja alastrada para todo o município, a associação mostrou que quer trabalhar em conjunto com a prefeitura para realizar um trabalho de qualidade para os visitantes e a população”, explicou o secretário Paulo Cassundé.

Ações de conscientização acontecerão todas as sextas-feiras, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, com a distribuição de sacolas para o deposito do lixo no primeiro horário. O projeto vai mais longe; além de um trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde e o Sesc (Serviço Social do Comércio), ação tem como objetivo ampliar a educação ambiental para alunos de 10 escolas do município, garantindo que, nesse São João, eles possam ser também agentes propagadores desta iniciativa.

Ainda esta semana, na sexta-feira (29), será entregue o fardamento para a equipe de limpeza que realizará a coleta durante o período junino. Serão distribuídas camisas, luvas e botas para identificação dos agentes no São João. O cadastro acontece até o final da manhã de quinta-feira (28). Para realizar o cadastro, basta levar RG e CPF ao Bloco C da Prefeitura, localizado na rua Rafael Cavalcanti, s/n, Pinheirópolis.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *