Primeiro dessalinizador solar coletivo da América Latina é inaugurado

O governador Paulo Câmara (PSB) inaugurou neste sábado (11) o primeiro dessalinizador solar coletivo da América Latina, em Riacho das Almas, Agreste Central de Pernambuco. O equipamento retira o excesso de sais das águas captadas em poços tubulares profundos, tornando-as apropriadas para o consumo humano.

Instalado no distrito de Camorim, o dessalinizador atenderá 60 famílias do entorno e de localidades vizinhas. Toda a operação de tratamento (de 600 litros por hora) será realizada por meio de energia solar, obtida por placas fotovoltaicas conectadas ao equipamento.

O sistema é composto ainda por dois reservatórios de 5.000 litros, cada. Um armazena a água recém-captada e o outro estoca o produto devidamente tratado e pronto para o consumo. A água é distribuída por meio de um chafariz eletrônico. O dessalinizador não utiliza baterias e é completamente automatizado – capta energia do sol e, imediatamente, começa a funcionar. A população beneficiada recebe fichas que garantem o fornecimento de 20 litros para cada família, possibilitando assim um controle do consumo e evitando desperdícios.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *