Procon Caruaru alerta sobre empréstimos irregulares

Nos últimos dias o Procon Caruaru vem recebendo várias reclamações relatando que bancos estão depositando valores nas contas de clientes referentes a empréstimos que não foram solicitados. Os valores são disponibilizados sem prévio aviso, assinatura ou autorização. As pessoas que usam o valor são cobrandas com juros, na maioria dos casos as vítimas são aposentadas.

As denúncias vêm sendo registradas em maior quantidade nos últimos meses. O diretor do Procon, Adenildo Batista, orienta a população para não cair na armadilha. ”Já denunciamos esta situação à Federação Brasileira de Bancos – Frebraban, pois o número de denúncias aumentou muito e os relatos são parecidos. As pessoas não sabem que têm aquela quantia e seguem utilizando o que tem na conta. Depois recebem as cobranças das parcelas, com juros. Isso sem nenhum tipo de aviso do banco ou autorização por parte do consumidor. É um claro caso de golpe“, alerta.

Os clientes de bancos que perceberem a transação irregular devem denunciar no Procon, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Rio Branco, n° 315, Centro.

O diretor orienta ainda que é importante ficar de olho nos extratos da conta, principalmente nesses valores que aparecem. Até mesmo nos casos de empréstimos que são autorizados pelos clientes. “É bom verificar as condições do banco para emprestar o valor e os percentuais de juros. Nunca assinar nada sem entender o acordo e até na tela do caixa eletrônico, onde também é possível solicitar empréstimo, deve calcular cuidadosamente se o valor final do empréstimo é vantajoso”, acrescenta.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *