Projeto pioneiro no Brasil para jovens advogados será inaugurado em Caruaru e realizará atendimentos gratuitos para a sociedade

Será inaugurado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, em Caruaru, o Instituto Costa, Marinho e Eleotério (Instituto CME), um espaço colaborativo, sem fins lucrativos, para estudantes do 10º período de Direito e advogados com até cinco anos de formação. O formato do instituto é inédito no Brasil e vai além de ser um espaço colaborativo para advogados em ascensão.
Está sendo construindo um ecossistema completo dedicado a potencializar a carreira de jovens advogado na advocacia. A proposta do Instituto CME é facilitar a entrada dos profissionais no mercado de trabalho, já que muitos iniciantes não têm um escritório, uma estrutura física para atendimento de clientes, um espaço para produção de conteúdo ou oportunidades de fazer cursos relacionados à área de atuação. Tudo de forma gratuita. A contrapartida dos associados será realizar atendimentos “pro bono” mensalmente.

“Queremos retribuir à sociedade parte do que conquistamos nesses anos de advocacia. Por isso, decidimos fundar um instituto para ajudar gratuitamente os colegas de profissão. Além de todo espaço colaborativo, vamos promover curadorias para primeira audiência, atendimento do primeiro cliente, entre outros. O instituto é um divisor de águas para vários jovens que se dedicaram vários anos na academia e que, por não terem condições e apoio no início da carreira, poderiam desistir da atividade. Além disso, vamos ajudar a sociedade realizando atendimentos gratuitos para áreas específicas”, explica o advogado e presidente do Instituto CME, Lucas Costa.

Os interessados em participar do Instituto CME deve ser estudantes do curso de Direito (a partir do 10º período) ou advogados com até cinco anos de formação. A inscrição deve ser feita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1zWAGbU381MGZQ2oQ6bL-6DzO0aM-0-q92c6ad6CVnNA/viewform?edit_requested=true . Não haverá limite de vagas, mas os 50 primeiros inscritos receberão benefícios exclusivos.

A inauguração para convidados deverá receber grandes nomes da área jurídica, política e empresarial do agreste e da capital pernambucana.

Cursos inaugurais – Os 50 primeiros jovens advogados inscritos já participam dos cursos inaugurais no sábado (24), com a presença de três grandes nomes da área jurídica. São eles:

Ademar Rigueira Neto, ex-presidente da OAB/PE e da Comissão Nacional de Apoio e Defesa da Advocacia, atuou como Desembargador Eleitoral e Conselheiro Federal da OAB. Também é membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Brasil.

Geovane Morais, que é professor do renomado Curso Preparatório para OAB, especializado em direito penal e processo penal. Sócio fundador do JUS21 Cursos, uma instituição reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a excelência no ensino jurídico.

Schamkypou Bezerra, que é professora especialista em direito do trabalho e processo do trabalho, advogada trabalhista, mestre pela UFPE e proprietária da Schamky Cursos Jurídicos, preparatório para OAB.