Queiroz: “Eu e Jorge Gomes fizemos o Pacto pela Saúde”

unnamed (33)

Com um discurso enfático, durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Salgado I e II, que ocorreu nesta última segunda-feira (26), o prefeito José Queiroz fez uma retrospectiva da saúde em Caruaru e lembrou que todas as melhorias sentidas pela população, atualmente, foram decorrentes do Pacto pela Saúde. “Eu e Jorge Gomes fizemos o Pacto, em 2011, com o saudoso Eduardo Campos e o setor avançou e se modernizou. Passamos a experimentar mudanças profundas com a vinda da UPA 24, UPAE, Hospital Mestre Vitalino, as melhorias estruturais na FUSAN e HRA, além da construção do Hospital da Mulher e finalização do São Sebastião.”, destacou Queiroz.

Ele também ressaltou que a Prefeitura investiu pesado na área e ampliou o número de unidades básicas de 22 para 63 equipes de Saúde da Família. “Antes a saúde era vendida como muito especial, mas na verdade não funcionava, faltavam médicos e estrutura humanizada. Ampliamos a Atenção Básica, implantamos a UPA do Vassoural que é referência em atendimento eficaz, construímos a Clínica da Mulher e o Centro de Saúde da Boa Vista, e ainda, entregaremos, em breve, mais duas UPAs nas Rendeiras e Boa Vista.”

No decorrer da solenidade, o prefeito e o vice Jorge Gomes homenagearam o médico Bueno José Vieira de Melo colocando o nome desse profissional na nova unidade. Eles também presentearam os filhos do médico com uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços de Bueno ao longo dos seus 50 anos de carreira médica.

Para Jorge Gomes, que também é médico, Bueno é um ser humano que dignifica a categoria pelo amor que tem a sua missão de cuidar e salvar vidas. “Quando fui estudar medicina em Recife ouvia muitas pessoas elogiarem a atuação desse grande médico. Após retornar a Caruaru tive a felicidade de trabalhar com ele no São Sebastião durante os meus plantões. Aprendi com dr. Bueno não só as lições da medicina, como também lições éticas e morais ligadas a minha profissão. Ele é exemplo que dignifica a medicina e a saúde como um todo e essa é uma justa homenagem que estamos fazendo hoje nesta nova unidade do Salgado”, falou emocionado o vice-prefeito.

A nova unidade do Salgado inaugurada oficialmente já atende, desde agosto, a 13 mil pessoas e foi construída numa área de 560 metros quadrados e orçada em 400 mil reais. Ela comport duas Equipes de Saúde da Família completas, formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionistas. Ao todo são 35 profissionais envolvidos, além do suporte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que é composto por psicólogo, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeutas.

A UBS fica na esquina da Rua Martins Francisco e contempla um amplo estacionamento, quatro salas para atendimento médico, duas para atendimento odontológico, uma sala de vacinação, outra de nebulização, uma de coleta para exames, uma farmácia, uma ampla sala de espera e uma bateria de banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com necessidades especiais.

O cardápio ofertado na UBS é voltado para a promoção da saúde e prevenção de doenças. São eles: aferição de pressão e HGT; atendimento ao hipertenso e diabético; realização de coleta de exames e citologia; consulta puerperal; consultas de enfermagem; consultas médicas e odontológicas; realização de curativos; entrega de medicação; nebulização; planejamento familiar; pré-natal; puericultura e vacinação.

Participou também da solenidade de entrega da UBS, a Secretária Executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, vereadores, secretários do primeiro e segundo escalão, assessores, padre Bosco, familiares e amigos do homenageado e comunidade.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *