Raquel Lyra comemora entrega do Cartão Reforma aos moradores de Caruaru

Os caruaruenses saíram na frente ao serem inseridos no programa de reforma habitacional do Ministério das Cidades com apoio da Prefeitura Municipal. Eles foram os primeiros beneficiários do País a receber, na tarde da segunda-feira (13), o Cartão Reforma, no Palácio do Planalto. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve na cerimônia simbólica que contou com a presença do presidente Michel Temer; dos ministros das Cidades e da Fazenda, Bruno Araújo e Henrique Meirelles – respectivamente; além das demais autoridades.

Luiz Santos da Silva, Maria do Socorro da Silva Rosado e Valéria Ana da Silva representaram os 150 moradores do bairro de São João da Escócia, em Caruaru, onde foi executada a fase piloto do programa. Cada família receberá R$ 6 mil, em média, para melhorar a sua casa. “O sonho de um pai de família é chegar em casa e ser o provedor. O outro é poder ver a casa arrumada, depois de um trabalho árduo do dia a dia, e ter um cantinho agradável pra repousar com a família e, graças a esse programa, estamos vendo isso acontecer. Com o cartão reforma, eu vou poder dar continuidade à minha obra e ver a minha casa aconchegante”, comemorou Luiz.

Raquel Lyra agradeceu a oportunidade de estar no lançamento do programa em nome do povo de Caruaru. “Temos uma cidade de 350 mil habitantes no interior do Nordeste, onde a gente tem muito empreendedorismo, muita riqueza, mas também extrema desigualdade. A gente bem sabe o quanto é difícil políticas públicas efetivamente presentes na vida das pessoas, que possam transformar suas vidas e onde elas vivem. Temos três exemplos que puderam vir, aqui, participar de uma ação que chega às suas vidas. Cada um sonha como melhorar sua casa, a cozinha, a sala. Aqui, apresenta-se um programa que pode chegar aos 5 mil municípios brasileiros, que vai mexer na nossa economia, com a compra do material de construção, e ele vai mudar para melhor a vida de muitas famílias”, ressaltou.

Na cerimônia, o ministro Bruno Araújo assinou, ainda, a portaria que permite levar o Cartão Reforma a famílias de municípios de cinco Estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas e Pernambuco – que sofreram com as chuvas e tiveram de decretar situação de calamidade pública. Segundo o Ministério, em breve, outros 1.923 municípios poderão ingressar no programa, por meio do Sistema de Gestão do Cartão Reforma – SisReforma (disponível no portal www.cartaoreforma.cidades.gov.br).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *