Segundona do Estadual começa neste fim de semana

Pedro Augusto

O Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão terá início neste fim de semana com a realização de quatro jogos. No sábado (3), a partir das 20h, o Íbis encara o Vera Cruz, no Estádio Paulo Petribu, enquanto o Timbaúba enfrenta o Afogados, no Ferreira Lima. No domingo (4), o Ferroviário do Cabo recebe o Barreiros, a partir das 15h, no Estádio Gileno de Carli, já o Centro Limoeirense pega o Flamengo de Arcoverde, a partir das 16h, no Estádio José Vareda. Inseridos no grupo A, ao todo, os nove participantes – a Cabense só fará a sua estreia na segunda rodada – irão disputar nesta primeira fase da competição oito confrontos.

De acordo com o regulamento, ao término das nove rodadas, as oito equipes que obtiverem a maior pontuação estarão automaticamente classificadas para a fase seguinte. Nela, o campeão do grupo A irá encarar em jogos de ida e volta o oitavo colocado; o segundo enfrentará o sétimo, o terceiro pegará o sexto e o quarto medirá forças com o quinto. Os vencedores de cada duelo farão as semifinais na sequência também no sistema de ida e volta. Além de fazerem a final da competição, os dois classificados garantirão a tão almejada vaga para o Estadual Série A1 2017.

Seguindo os mesmos moldes das edições anteriores, o Pernambucano da 2ª Divisão 2016 será disputado em sua maioria por jogadores com idades até 23 anos. De acordo também com o regulamento, os clubes só poderão utilizar até quatro atletas com idades acima dos 23 e até cinco jogadores não profissionais. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a intenção da fórmula de disputa é valorizar os trabalhos de base dos times locais estimulando também a revelação de novos talentos.

Por conta da crise financeira, que também vem dificultando bastante a sobrevivência dos times do Interior, algumas equipes tradicionais do Estado como o Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, o Petrolina, de município de mesmo nome, e o Sete de Setembro, de Garanhuns, acabaram desistindo de participar da competição. Outro que vai ficar de fora do certame será o Olinda que vinha sempre batendo na trave para alcançar o acesso nas edições passadas. O último campeão da 2ª Divisão é o Belo Jardim que acabou escapando do rebaixamento na Série A 1 2016.

Em relação aos elencos que irão disputar a Segundona, eles contarão com vários jogadores que disputaram o Estadual da 1ª Divisão 2016, a exemplo do meia Luquinha (ex-Serra Talhada), do lateral esquerdo Marquinhos (ex-Porto), do volante Phellyp Mel (ex-Serra Talhada) e do goleiro Geaze (ex-América). Nos bancos de reservas os reforços de vários treinadores que já possuem extensas passagens por clubes do interior do Estado. Esses são os casos de Neco, agora no Timbaúba, e de Augusto Fernandes, na Cabense.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *