Segurança e legislação estiveram na pauta da Astur

Assuntos que dizem respeito a todo o trade turístico de Pernambuco foram discutidos pela Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE). A reunião ordinária realizada ontem(02), durante o encontro da Associação, em Cupira, foi presidida pelo secretário de turismo de Agrestina, Josenildo Santos. No mesmo dia, foi realizada uma visita técnica em Lagoa dos Gatos.

Junto à diretoria, Josenildo definiu que as reivindicações de segurança nos eventos e nos destinos turísticos e a padronização das exigências do Corpo de Bombeiros em eventos serão encaminhadas ao Conselho de Turismo de Pernambuco. Outro ponto destacado foi o Projeto de Lei 1058/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias turísticas. Neste caso, a entidade irá solicitar uma audiência com Senador Douglas Cintra, para que ele questione a legislação tendo em vista que ela será prejudicial para a maior parte fornecedores de produtos turísticos do Estado. Também será solicitada à Fundação de Cultura de Caruaru uma visita técnica ao São João da cidade para entender o funcionamento de um evento de grande porte reconhecido mundialmente.

De lá, todos partiram para uma visita técnica no município de Lagoa dos Gatos. O grupo pôde conferir um pouco da história da cidade através da arquitetura do centro e de um museu que reúne particularidades da população local. No ponto de cultura do xilogravurista Ricardo Pessoa, eles tiveram acesso ao trabalho produzido pelo Olinda se que adotou Lagoa como terra do coração. A visita continuou com uma trilha de cerca de uma hora, realizada na Reserva Particular de Patrimônio Natural Pedra D’Anta. No local, considerado um santuário de aves, os asturianos ainda puderam experimentar a bananada salgada e o doce de banana com coco. Para encerrar a visita, nada melhor do que um almoço à beira da Lagoa Maracajá.

O próximo encontro de Astur-PE será realizado na última semana de maio, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *